Logo O POVO+
Os melhores vídeos de Elis Regina
Vida & Arte

Os melhores vídeos de Elis Regina

Shows pelo mundo, especiais de TV, clipes, entrevistas, documentários... Muito de Elis Regina está registrado em vídeos que captam novos fãs e aliviam a saudade dos antigos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Nas telas do cinema foi Andreia Horta que interpretou Elis Regina. Caracterização da atriz passa por diversas fases da carreira da cantora (Foto: fotos divulgação)
Foto: fotos divulgação Nas telas do cinema foi Andreia Horta que interpretou Elis Regina. Caracterização da atriz passa por diversas fases da carreira da cantora

Além de um repertório inigualável, existe uma coisa muito boa em ser fã de Elis Regina: existe uma vasta memória dela preservada nas mais diversas mídias. Assim como acontece com os fãs de Beatles, são dezenas ou centenas de publicações impressas ou audiovisuais disponíveis pra quem quiser se iniciar ou se aprofundar em suas histórias. No caso do quarteto inglês, os pobres fãs suam para dar conta de comprar tudo que sai – oficial ou pirata – diariamente. Com a Pimentinha, o assédio não é tão grande, mas existem boas opções de livros e filmes disponíveis.

Como essa página é de audiovisual, vamos centrar neste tema e o primeiro item que vem à memória é o filme de 2016, com Andreia Horta no papel principal. Dirigido por Hugo Prata, Elis vai da saída da cantora, ainda adolescente, do Sul do Brasil em direção ao Rio de Janeiro, onde ela iniciou a carreira. Dos fracassos iniciais à consagração internacional, até o fim trágico, o filme tenta abarcar um mundo de informações apesar das pernas curtas. Ainda assim há bons momentos, uma interpretação respeitosa e muitas boas canções.

Em 2019, Elis foi transformado em série de TV pela rede Globo. Em quatro capítulos, a série promove crossovers interessantes, como a entrada de Mel Lisboa no elenco (repetindo o papel de Rita Lee que a atriz viveu no teatro) e de uma célebre entrevista que Elis Regina deu, em 1982, ao programa Hora da Verdade. A mesma rede Globo realizou em 2006 um especial Por Toda a Minha Vida dedicado à cantora. Sobrando emoção pelas bordas, o programa de mais de 100 minutos mistura preciosas imagens de arquivo, com Hermila Guedes vivendo a protagonista e depoimentos emocionados de Gilberto Gil, Milton Nascimento. João Marcelo Bôscoli e outros. Como brinde de luxo, Maria Rita, à época iniciando a própria carreira, canta pela primeira vez uma música da mãe (Essa mulher, composição de Joyce e Ana Terra).

Esse especial e muitos outros estão disponíveis na íntegra no Youtube. E, a propósito, a plataforma digital guarda um impressionante volume de imagens de Elis Regina. É o caso por exemplo do filme que narra o encontro histórico da intérprete de Águas de Março com seu autor, Tom Jobim, para gravar um disco em Los Angeles. Abrindo com uma contextualização do jornalista Rui Castro, o filme entra nos estúdios onde a dupla gravou o clássico Elis & Tom e registra momentos de intimidade nos ensaios.

São milhares de vídeos disponíveis de Youtube sobre Elis, com Elis, para Elis. Existem joias, como sua participação, em 1973, no programa MPB Especial (TV Cultura), falando sobre a carreira e apresentando o repertório do disco lançado naquele ano. E ainda a participação da cantora na inauguração do Teatro Bandeirantes, no ano seguinte, com direito a dueto com Chico Buarque em Pois é. Além de muitos shows no Brasil, México, Itália, Alemanha, duetos com Gal Costa, Thoots Thielemans, Milton Nascimento... Em qualquer época, qualquer situação, ver e ouvir Elis é um estímulo à existência. Com ela, as aparências não enganam.

Cinco sugestões do Youtube

Elis e Toots Thielemans (1969)

Gravado na Suíça em 1969, o vídeo de nove minutos edita a participação de Elis num programa de TV ao lado do jazzista belga Toots Thielemans. Cheios de intimidade musical, eles improvisam sobre "Wave", "Upa Neguinho", "Deixa" e outras. Elegante e refinada, a cantora mostra o que sabia de jazz.

Ao Vivo no México (1981)

Elis participa do programa Nuevas Noches, apresentado por Talina Fernández. Com o figurino do show "Trem Azul", o seu último, a cantora abre com "Sabiá" e encerra com "Águas de março". "Todos que a escutamos e admiramos sentimos que estamos com ela", afirma Talina sobre a cantora.

Com Adoniran (1978)

O encontro do bom humor trágico do sambista Adoniran Barbosa com a explosão impecável de Elis é um clássico da MPB. Em 1978, eles registraram isso num boteco de São Paulo, no bairro do Bixiga, claro. Eles cantam, comem, tomam cerveja e Elis se diverte com léxico particular do autor de "Saudosa Maloca".

Especial Grandes Nomes (1980)

A Globo criou nos anos 1980 uma série dedicada aos artistas da música, batizada com o nome completo dos convidados. Lançado em DVD, o de Elis traz a artista na época do show "Saudade do Brasil". No ano seguinte, ela voltaria ao programa como convidada do especial de Gal Costa. Ambos, produção do melhor quilate.

Box Biscoito Fino

Em 2007, a gravadora Biscoito Fino lembrou os 25 anos de morte de Elis com o lançamento de um box triplo contendo um apanhado rico e variado de imagens. Vídeos raros (à época), como as cenas inéditas de shows e duetos divertidos com Elis Regina, João Bosco e Tom Jobim. Se o box hoje é um item de colecionador, os vídeos estão disponíveis na Internet.

 

O que você achou desse conteúdo?