A orientação dos últimos dias tem sido explícita: evite sair de casa. A pandemia de coronavírus recentemente chegou ao Ceará, que contou 11 casos confirmados até a noite de ontem, 18. No Brasil, até essa data, foram confirmados 291 casos ao todo - os números são constantemente atualizados no O POVO Online. Para esse momento, as medidas de prevenção são ficar em casa o máximo de tempo possível, evitando aglomerações, além de higienizar regularmente as mãos com água, sabão e álcool em gel.
A escritora inglesa Virginia Woolf, em seu texto Sobre estar doente, no livro O Sol e o Peixe, realiza um ensaio sobre como o sentir-se enfermo e permanecer em casa muitas vezes é incômodo. A dica da autora é encarar esses dias a mais em casa como uma oportunidade para fazer atividades que nunca seriam feitas caso a situação fosse oposta. Ela indica observar as estrelas, por exemplo. Que tal? Não é má ideia. O Guia Vida&Arte traz outras sugestões num roteiro de entretenimento para quem vai ficar mais tempo em casa nos próximos dias. (colaborou Natália Coelho/ Especial para O POVO)
Estabelecer uma rotina
Em primeiro lugar, quem está trabalhando ou estudando em casa neste momento deve estabelecer uma rotina, conforme orienta a bióloga da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sylvia Maria Affonso, ao Vida&Arte. "É importante ter uma rotina, anotar o que vai fazer durante o dia. Dentro de casa, é possível fazer percursos de caminhada, deixar o computador fora do quarto, transitar mais", explica. "A transmissão do coronavírus é muito rápida, sendo necessário haver uma restrição social nesse momento. O termo 'autoquarentena' pode afetar o psicológico, mas é um período que vai passar, é importante ter isso em mente. Desta semana até o final de março, pelo menos, minha sugestão é realmente fazer o esforço de ficar em casa", conclui.
Visitas virtuais a museus
A visitação virtual e gratuita a museus de todo o mundo é uma boa opção para passar esse período. Assim, fica possível ver obras de grandes artistas e conhecer suas histórias. A Pinacoteca de Brera, em Milão, estará fechada até abril em razão da pandemia de coronavírus, mas abre o seu acervo online para que internautas continuem visitando suas obras. Outros museus na Itália abrem seus acervos online, como a Galeria Uffizi e o Museu Arqueológico de Atenas. O Museu Britânico disponibiliza o acervo e uma loja virtual para compras de réplicas de obras. O Museu do Prado, em Madri; o Museu do Louvre, em Paris; o Museu Metropolitano de Nova York; A Galeria Nacional de Arte, em Washington, também disponibilizam galerias virtuais. No Brasil, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e o Museu Casa de Portinari, também em São Paulo, disponibilizam visitações virtuais. O Google Arts & Culture reúne, ainda, diversos museus e galerias ao redor do mundo e permite visitas virtuais em espaços de arte.
Plantar uma horta
É possível cultivar uma horta com plantas que, principalmente, poderão crescer já durante o período de quarentena. A prática, além de saudável, é também boa forma de passar o tempo em casa. Na falta de um quintal, casas com pouco espaço ou apartamentos também podem dispor de um cantinho para o plantio. É importante que o local receba luz solar direta.
O agrônomo Ruan Lessa destaca algumas dicas para o cultivo. Na hora de preparar o vaso, é importante que ele tenha um furo e seja coberto com uma camada de pedras (do tipo brita) no fundo. Isso facilita a saída da água, evitando encharcamento do solo. Restos de vegetais e outros alimentos são bons para adubar o solo - destaque para a casca do ovo e o pó de café -, com exceção daqueles que foram previamente cozidos e temperados (estes podem atrair animais prejudiciais ao crescimento saudável da horta). Na hora de regar, é indicado fazer isso já no início da manhã e, dependendo da temperatura do dia, repetir o processo no final da tarde. Com a ponta do dedo, verifique sempre o nível de água no solo da horta. Ele não deve estar muito encharcado ou muito seco, o ideal é um meio termo.
Há vegetais e hortaliças que crescem com mais rapidez e facilidade. O rabanete e o coentro crescem de 25 a 30 dias. Já a cebolinha e o alface demoram cerca de 30 a 35 dias.
Lançamentos musicais
Para os que estão em casa, aproveitar a "autoquarentena" para acompanhar os lançamentos recentes pode ser uma boa opção, já que shows, espetáculos e outros eventos têm sido cancelados. A cantora Letrux lançou recentemente (13 de março) seu segundo disco de carreira, o "Aos Prantos" (disponível em plataformas de streaming como Spotify). Na mesma data, o rapper Djonga lançou seu quarto álbum de carreira, "Histórias da minha área". Obra é também uma forma de denúncia do racismo e da violência enfrentadas pelas periferias do Brasil.
A cantora Ludmilla, conhecida por cantar funk, lançou na terça-feira, 17, um EP de pagode. Projeto começou como uma brincadeira, mas é aguardado com muita expectativa pelos fãs. Ainda não tem data de lançamento, mas deve vir nas próximas semanas. Duas músicas já estão disponíveis. Ontem, 18, a cantora pop Luísa Sonza lançou o single "Braba". Já Pabllo Vittar vai lançar hoje, às 21 horas, seu single "Tímida", com participação da artista mexicana Thalia. O clipe será divulgado amanhã, no Youtube.
Games
Mergulhar no mundo dos games é uma ótima forma de distração. Davi Rocha, produtor de conteúdo do canal de Youtube Bacontástico, listou algumas opções de jogos gratuitos para passar o tempo nas próximas semanas.
Fortnite: um jogo de armas e construção em terceira pessoa que pode ser jogado tanto no computador quanto em consoles e dispositivos móveis. É super bem feito, carismático e voltado para quem busca diversão descompromissada e gosta de algo mais competitivo.
Archero: um game de celular (android e iOS) em que é possível controlar só com uma mão um arqueiro que deve passar por arenas repletas de inimigos. Cada nova arena traz novos itens que vão deixando o arqueiro cada vez mais forte.
Uno!: um dos jogos mais famosos de cartas, está disponível gratuitamente em dispositivos móveis para quem quiser reviver as partidas disputadas entre amigos em um ambiente digital, por meio do seu smartphone ou tablet.
Tetris: Recentemente a empresa responsável pelo game lançou uma versão atualizada do bom e velho Tetris, totalmente gratuita, na Google Play Store e na App Store também.
Hearthstone: jogo de cartas virtual que une elementos de RPG com jogos de carta tradicionais em um cenário competitivo. É gratuito e pode ser jogado em tablets, smartphones, consoles e no computador.
Podcasts
Os podcasts estão ganhando espaço na rotina de muitas pessoas, e o O POVO oferece opções temáticas diversas (disponíveis aqui). No episódio do podcast Vida&Arte desta semana, lançado sempre às quintas-feiras, os jornalistas Cinthia Medeiros e Marcos Sampaio conduzem uma conversa sobre o filme de Marielle Franco. A falta de representatividade negra no primeiro escalão da produção do filme sobre a ex-vereadora do PSOL deu margem a inúmeros debates. Tanto a roteirista Antônia Pellegrino, quanto o diretor, José Padilha, se viram envoltos em declarações polêmicas para justificar as escolhas. Mas o que esse caso revela sobre o cinema negro do País? O podcast está disponível no Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.
Entre as opções de programas do O POVO, há também o Assim Caminha a Humanidade, que recorre à mitologia das mais diversas tradições, estabelecendo conexões entre estas e a cultura pop; o Cinema em 3 Atos, que discute cinema; o Fora da Ordem, que destaca os principais lançamentos, discute o mercado musical e entrevista artistas; o Futcast, que traz atualizações de futebol; o Mama Sapiens, voltado para mulheres e homens simpatizantes da universo da maternidade; o Vale a Pena Jogar, sobre games, e o Lua em quê?, que traz a previsão semanal para cada signo do zodíaco.
Leitura
Já para os leitores de plantão, há diversas plataformas online que disponibilizam e-books das mais variadas áreas para quem preferir ler ou até estudar durante o autoisolamento. Um dos streamings que realizam tal serviço é a Amazon Prime, por meio do Prime Reading, incluso na assinatura (R$ 9,99 por mês), e no Kindle Unlimited (R$ 19,90 por mês), uma plataforma voltada somente para leitura. Ambos oferecem um acervo de livros digitais de diversas áreas. A diferença entre os dois é que o Prime Reading conta com um acervo menor e o acervo é rotativo, ou seja, há um limite de livros e revistas baixados por vez. Outra opção é o Apple Books, disponível para aparelhos IOS. É possível fazer download e comprar livros e audiolivros direto pelo aplicativo.
Se a leitura for a atividade escolhida, que tal aproveitar para criar ou atualizar as redes sociais de livros? O Goodreads e o Skoob são duas plataformas em que é possível categorizar suas leituras, definir metas e escrever resenhas. Além disso, com elas é possível catalogar as obras físicas e aproveitar o movimento para separar os livros não mais utilizados para doação.
Dica para quem vive em Fortaleza: A Livraria Lamarca, localizada no Benfica, está realizando entrega gratuita para toda a Cidade. Para realizar a compra, basta entrar em contato com a Livraria pelo perfil no Instagram ou no Facebook. O prazo para as entregas é de até 24 horas após a compra. O frete grátis é válido até sábado, dia 21 de março.
Cursos online
Que tal estudar um idioma ou uma receita nova? As plataformas Duolingo e English Live oferecem aulas de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano com planos gratuitos. No Instagram, a chef de cozinha Rita Lobo (@ritalobo) tem publicado lives com receitas e dicas de alimentação saudável, geralmente na hora do almoço e na hora do jantar.
Outra boa dica de atividade para fazer em casa é a prática de meditação. Muitos aplicativos para smartphone disponibilizam aulas e exercícios. Vida&Arte indica os apps Zen e Meditopia, que possuem opções de uso gratuitas e pagas. Além disso, o estúdio Arte de Viver está transmitindo diariamente, ao meio-dia, lives com aulas de meditação guiada no Instagram (@artedeviverbr).