Logo O POVO+
Os verdadeiros fabricantes de varinhas mágicas
Vida & Arte

Os verdadeiros fabricantes de varinhas mágicas

O último filme da saga Harry Potter foi lançado há quase uma década, mas o mundo fantástico continua forte entre os fãs. Negócios para esse nicho também seguem em alta
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Hyago Viana em seu ateliê de varinhas do universo bruxo (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO) (Foto: Beatriz Boblitz)
Foto: Beatriz Boblitz Hyago Viana em seu ateliê de varinhas do universo bruxo (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO)

Artesãos de varinhas não existem apenas no Olivaras, no Beco Diagonal. Os objetos que canalizam os poderes dos bruxos são vendidos também em Fortaleza. Seus fabricantes, comumente fãs da saga Harry Potter, entraram no mercado geek e comercializam para todo o Brasil por meio das vendas online.

Essa é a realidade do casal Hyago Viana e Luana Lopes. Juntos, fundaram a Hocus Pocus, uma loja especialista em varinhas personalizadas. "Comecei a fazer porque não tinha esse produto em Fortaleza, era difícil até de importar. A gente fazia para amigos, era uma coisa de dez por ano. E assim foi", lembra. Com a volta desse mundo em 2016, depois do lançamento de Animais Fantásticos e Onde Habitam, o empreendimento cresceu. Antes com produção manual, agora já utiliza máquinas.

Eles não fabricam, porém, as réplicas dos personagens. A criatividade é a magia da cultura brasileira. "Tentamos nos desvincular cada vez mais, apesar de ainda ter muitos aspectos que lembram a história. Nós pegamos magia de vários cantos do mundo. Nossa cultura é tão rica, com tanta madeira legal, com tantos usos interessantes", diz. Por isso, valorizam referências à misticidade do País.

Algumas características do universo que a escritora J.K Rowling criou são preservadas. Um exemplo é que o cliente passa por uma simulação da experiência do personagem principal no primeiro livro/filme, "A Pedra Filosofal". No momento do pedido, o comprador não pode escolher como será a varinha. Ele faz um questionário e, a partir disso, recebe o produto surpresa, baseado nos resultados identificados por Hyago e Luana. "A varinha escolhe o seu bruxo, Sr. Potter. Isto sempre esteve claro para todos os estudiosos de varinhas", explicou Olivaras quando o jovem Harry chegou em seu estabelecimento.

Essas perguntas também são feitas pela Loja Expelliarmus. O artesão, Francisco Elton Nascimento, realiza questões para avaliar a personalidade e as preferências. "O núcleo de pelo de unicórnio são para pessoas mais bondosas. O núcleo de dragão é para aquelas que têm o punho muito forte. Cada modelo tem um pouco do cliente", conta.

Criado em 2018, o empreendimento começou quase da mesma forma que o da Hocus Pocus. A partir de uma produção particular, mais pessoas foram se interessando. Depois de um tempo, Elton deixou de vender bolos de pote para se dedicar exclusivamente a esse mundo mágico. "No mês de janeiro fiquei tão lotado que até agora estou fazendo algumas demandas", afirma.

É comum que os artesãos comecem neste mercado por causa de um amor à saga Harry Potter. Junior Alves, porém, não seguiu pelo mesmo caminho. Amante das artes plásticas e estudioso da religião wicca, tinha uma ligação com a magia antes do surgimento da história que conquistou milhões de fãs. Assim, desde 2000, já fazia alguns pedidos, sempre personalizados.

Por causa de seus conhecimentos anteriores, se diferencia com o Varinhas J.A por escrever pequenas mitologias acerca de cada produção. Os enredos que cria são sempre únicos, baseados na aparência final e na personalidade de seu dono. "A união da videira com o pelo de unicórnio produziu uma varinha tão fiel à sua dona que podemos dizer que, em mãos estranhas, todo seu encanto será perdido e passará a ser um simples pedaço de madeira comum", relata em um de seus contos.

"Neste meio, trabalhamos muito com a arte do possível. Às vezes, o cliente chega com uma ideia muito mirabolante, então o artesão tem que saber o que dá para realizar ou não", conta. Também utilizando o método de questionário, faz perguntas pessoais e também sobre aspectos físicos do objeto. "Nada é imutável. Chego a um consenso entre as minhas ideias e as do cliente, para que, no final, seja algo que represente o que ela quer", diz.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 11-03-2020: Hyago Viana e Luana Lopes. Produtores de varinhas do universo bruxo.  (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 11-03-2020: Hyago Viana e Luana Lopes. Produtores de varinhas do universo bruxo. (Foto: Beatriz Boblitz/ O POVO)

Magia que vira realidade

O mundo que Hyago Viana e Luana Lopes criaram para si é uma pequena amostra do real que pode se tornar extraordinário. O universo mágico transcende tanto os filmes e os livros que, se não fosse por isso, não teriam se conhecido. "Há quatro anos, quando eu estava em um evento, apareceu a Luana com marcadores de página de Harry Potter. A partir de então, a gente começou a conversar", lembra Hyago.

Em caminhos diferentes, os dois se cruzaram por dividirem a mesma paixão pela história do menino órfão que descobriu que era bruxo. Hoje, continuam com o amor igual. A casa é toda decorada com referências à saga. A filha foi nomeada em homenagem a uma das personagens. No casamento, a maioria dos convidados eram fãs.

Essa relação de afeto é compartilhada também por Francisco Elton Nascimento. Sua irmã, que sempre gostou de ver filmes, um dia alugou o DVD da Pedra Filosofal. "Comecei a assistir, não entendia muito bem do que se tratava porque era só um filme de um mocinho contra as forças do mal", recorda. Depois, o sentimento apenas cresceu. "A minha paixão, assim como todos os potterheads (fãs da saga), só foi aumentando com os outros filmes", conta.

Por meio da criação de um lugar fantástico, J.K Rowling criou uma nova realidade, em que pessoas se conhecem e convivem por compartilharem os mesmos sentimentos. Como já disse Dumbledore em "Relíquias da Morte": "palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remediá-los".

Torne-se um bruxo de verdade

Hopo Loja
Instagram: @hopoloja
Mais informações: www.hopoloja.com.br

Varinhas J.A
Instagram: @varinhas_j.a
Mais informações: (85) 99969 1770

Loja Expelliarmus
Instagram: @loja_expelliarmus
Mais informações: (85) 98863 7840 (Whatsapp)

O que você achou desse conteúdo?