Era 19 de agosto de 2003. Ainda estarrecido diante do cenário de guerra permanente e dos atentados às Torres Gêmeas em Nova York, os brasileiros assistiram a partida do homem que era promessa de placitude para um Iraque dizimado pela invasão norte-americana. Sergio Vieira de Mello, carioca, filho de uma professora e de um diplomata, ocupava o cargo de alto comissário das Nações Unidas. Até então, nenhum brasileiro havia chegado a um posto tão elevado dentro do organismo internacional. A carreira e as (muitas) incongruências de Sergio foram retratados em longa-metragem que estreia amanhã, 17, na Netflix.
O primeiro acerto da produção é ter o ator Wagner Moura como protagonista. Habituado ao papel de líder, o baiano constrói um personagem cheio de pequenos defeitos, vontades de ouvir o outro e um olhar de tristeza que é amplamente conhecido pelo público. Como diplomata, Sergio Vieira de Mello era fluente em vários idiomas. E Wagner Moura aplica seus conhecimentos em inglês, espanhol e francês - arrancando sorrisos em diálogos permeados por múltiplas línguas. Quem assistiu a Narcos - série também da Netflix estrelada pelo brasileiro em 2015 e 2016 - vai lembrar de uma risível e ridícula polêmica sobre a qualidade do espanhol de Wagner Moura. Em Sergio, o ator de 43 anos reafirma o quanto é capaz de interpretar, encantar e convencer em qualquer idioma que seja colocado diante dele.
O desfecho da trajetória do diplomata brasileiro já é conhecido. Ele morre após um ataque terrorista à sede da Organização das Nações Unidas em Bagdá. No filme, vemos o protagonista atormentado por múltiplas pressões. De um lado, a pretensa soberania dos Estados Unidos com seu poder bélico e o desejo de vingança. No outro, um Iraque dizimado pelo tempo de guerra, onde pessoas com ensino superior amargavam a fila do desemprego. Diante de tantas equações, Sergio escolheu o caminho mais árduo - quando pensamos em aspectos políticos. O atentado terrorista - executado por um carro bomba da Al Qaeda - matou mais de vinte pessoas e fez alguns outros sofrerem embaixo dos escombros. A organização extremista, inclusive, declarou que Sergio era o principal alvo do ataque.
O longa-metragem é um passeio pelas diferentes missões do diplomata - que executou encargos da ONU em lugares como Camboja, Líbano e Timor-Leste. Destaque para o último país - onde Sergio Vieira de Mello fez aquilo que parecia impossível para devolver a segurança alimentar, a seguridade social e a independência plena aos habitantes do pequeno país asiático. Interpretando o diplomata, entretanto, Wagner Moura parece estar sempre desafiando o perigo - seja quando se arrisca na elaboração de um relatório comprometedor, quando passeia em meio a uma chuva torrencial ou quando ludibria seus seguranças particulares.
Com direção do norte-americano Greg Barker e presença brilhante da atriz cubana Ana de Armas, o filme é uma pintura tão densa e suave quanto luxuriosa da trajetória de um dos mais célebres diplomatas brasileiros.
Isabel Costa é jornalista e autora do blog Leituras da Bel
NARCOS (2015)
AÇÃO. Uma das principais séries internacionais da Netflix, Narcos reconta nas primeiras temporadas a trajetória do traficante colombiano Pablo Escobar, interpretado por Wagner Moura. Pelo papel, ele foi indicado ao Globo de Ouro de melhor ator em série de drama em 2016. A série está disponível completa na Netflix
ELYSIUM (2013)
Ficção científica. O ano é 2154 e os ricos vivem em uma estação no espaço, enquanto o resto da população precisa sobreviver numa Terra arrasada. Na ficção científica dirigida por Neil Blomkamp, Wagner Moura dá vida ao personagem Spider e contracena com nomes como Matt Damon, Jodie Foster e Alice Braga. O filme está disponível para aluguel ou compra no Google Play, no iTunes ou no Looke.
Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014)
policial. Dirigido pelo britânico Stephen Daldry, o filme se passa no Rio de Janeiro e segue a história de três meninos que encontram uma carteira cheia de dinheiro num lixão e precisam lidar com o fato. Wagner Moura, José Dumont, Selton Mello e Stepan Nercessian estão no elenco brasileiro. De astros internacionais, o filme conta com Rooney Mara e Martin Sheen. O filme está disponível para aluguel ou compra no Google Play, no iTunes ou no Looke.