Logo O POVO+
Hoje é o Dia da Terra. Preparamos uma lista de filmes e séries relacionados ao planeta
Vida & Arte

Hoje é o Dia da Terra. Preparamos uma lista de filmes e séries relacionados ao planeta

Comemorado neste 22 de abril, o Dia da Terra foi criado para incentivar ações de consciência ambiental. Que tal aproveitar a data para ver filmes e séries que mostram como nosso planeta merece cuidados?
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cena do filme Wall-E (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Cena do filme Wall-E

Criado em 1970 no Estados Unidos e formalizado em 2009 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia da Terra tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da biodiversidade e outros problemas ambientais.

Canais de televisão como National Geographic, Nat Geo Kids, Disney Channel, Disney Junior e Disney XD terão programação especial em alusão ao Dia da Terra.

O National Geographic lança projeto que mostra os biomas brasileiros em formato de animação. O Nat Geo Ilustra será exibido como uma série de reportagens sobre os biomas e também será publicado no site oficial da National Geographic.

Já o Nat Geo Kids, Disney Channel, Disney Junior e Disney XD homenagearão a mãe natureza com conteúdo especial para toda a família, que também ficará disponível no Youtube. O objetivo é de conscientizar as crianças sobre a importância de proteger o planeta, a partir de alguns de seus personagens mais emblemáticos. Os canais transmitirão maratonas de séries e os principais filmes relacionados à natureza.

Aproveitando a data, o Vida&Arte também selecionou alguns filmes e séries que abordam o tema em seus enredos. Confira nossas sugestões.

 

Cena do filme Wall-E
Cena do filme Wall-E

Wall-E (2008)

Após entulhar a terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade teve que deixar o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, enquantos robôs que foram deixados para limpar o planeta terminassem o serviço. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. O longa promove a conscientização sobre a quantidade de lixo que os humanos produzem na terra e o impacto que eles causam.

Direção: Andrew Stanton

Gênero: Animação/família

Duração: 1h e 43 min

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

 

Cena do filme Mission blue
Cena do filme Mission blue

Mission Blue (2014)

Este documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. O longa reflete como os problemas ambientais estão impactando no ecossistema aquático e como isso interfere diretamente na vida terrestre.

Direção: Robert Nixon e Fisher Stevens

Gênero: documentário/drama

Duração: 1h e 36 min

Classificação indicativa: 10 anos

 

Em busca dos corais (2017)

O filme acompanha uma equipe de mergulhadores, cientistas e fotógrafos que documentam o desaparecimento de recifes de corais ao redor do mundo. O documentário mostras as causas desse desaparecimento e os impactos que ele causa no planeta.

Direção: Jeff Orlowski

Gênero: documentário/drama

Duração: 1h e 33 min

Classificação indicativa: 10 anos

 

Cena do filme Lorax
Cena do filme Lorax

Lorax (2012)

O menino Ted descobriu que o sonho de sua paixão, a bela Audrey, é ver uma árvore de verdade, algo em extinção, pois ele vive em um lugar onde as árvores são feitas de plástico e tudo é artificial. Disposto a realizar este desejo, ele embarca numa aventura por uma terra desconhecida, cheia de cor, natureza e árvores. É lá que conhece também o simpático e ao mesmo tempo rabugento Lorax, uma criatura curiosa preocupada com o futuro de seu próprio mundo. O filme conscientiza sobre a conservação da natureza e seu impacto na sociedade.

Direção: Chris Renaud e Kyle Balda
Gênero: animação/família
Duração: 1h e 27 min
Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Cena do filme Nosso planeta
Cena do filme Nosso planeta

Nosso Planeta (2019)

Com imagens nunca vistas, o documentário - disponível em oito episódios na Netflix - traz a beleza natural do planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas. Gravado em dezenas de países e diferentes ecossistemas, a série tem narrações de David Attenborough, Salma Hayek e Penélope Cruz.

Direção: Alastair Fothergill e Keith Scholey

Gênero: documentário

Classificação indicativa: 10 anos

 

Cena do filme Trashed
Cena do filme Trashed

Trashed - Para Onde Vai Nosso Lixo (2012)

Em uma praia em Sidon, no Líbano, existe uma montanha de escombros. Lá está reunido lixo hospitalar, restos de comida e animais mortos e todo lixo resultado de 30 anos de consumo de apenas uma cidade. A partir daí, o documentário mostra as bilhões de toneladas de lixo que são produzidas todos os dias em todo planeta. O filme conscientiza sobre os resíduos que produzimos e nos faz pensar para onde ele vai após jogarmos na lata de lixo.

Direção: Candida Brady

Gênero: Documentário

Duração: 1h e 38 min

Classificação indicativa: livre

 

Cena do filme Perseguindo o gelo
Cena do filme Perseguindo o gelo

Perseguindo o Gelo (2012)

O fotógrafo ambiental James Balog usa câmeras com efeito time-lapse para capturar o derretimento das geleiras do mundo com o passar dos anos. O documentário conscientiza sobre como o aquecimento global e as ações constantes do ser humano no planeta estão comprometendo as calotas polares.

Direção: Jeff Orlowski

Gênero: documentário

Duração: 1 h e 16 min

Classificação indicativa: 10 anos

 

Cena do filme Rio
Cena do filme Rio

Rio (2011)

Blu é uma arara azul que nasceu no Rio de Janeiro mas foi contrabandeada para os Estados Unidos. Sua volta ao Rio para acasalar com a única fêmea viva da espécie se transforma em uma grande aventura, que tem como mensagem o cuidado com espécies em extinção.

Direção: Carlos Saldanha

Gênero: animação/família

Duração: 1h e 35 min

Classificação indicativa: livre

 

O que você achou desse conteúdo?