Logo O POVO+
Caio Castelo comenta terceira parte do projeto Pontes de Vidro
Vida & Arte

Caio Castelo comenta terceira parte do projeto Pontes de Vidro

Com o terceiro EP Pontes de Vidro, Caio Castelo encerra três anos de produção nesta sexta, 1º, dialogando com o íntimo e o crescimento
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Terceira parte de disco "Pontes de Vidro" foi lançada durante a quarentena (Foto: Tais Monteiro/Divulgação)
Foto: Tais Monteiro/Divulgação Terceira parte de disco "Pontes de Vidro" foi lançada durante a quarentena

"Saiba que os mundos dão voltas, e as respostas não sei", são alguns dos versos que compõem a canção Pequeno. Dialogando com ideias de autoconhecimento e aceitação, a faixa integra o EP Pontes de Vidro 3, do cantor e compositor Caio Castelo. A gravação, terceira parte do álbum Pontes de Vidro, será lançada na próxima sexta-feira, 1º de maio, e reúne quatro canções inéditas do artista cearense.

Esta terceira parte contém as canções Partir também é chegar, Tanto, Reflexo, Vertigem, Encontro, a já citada Pequeno e uma regravação acústica de Ponto Cego, faixa que abriu o primeiro EP do projeto. O novo disco de Caio teve suas outras duas partes lançadas anualmente desde 2018. O cantor assina outros dois álbuns: Silêncio em Movimento (2013) e Dois Olhos (2016).

Tão calmo e sereno quanto a própria composição, Caio utiliza de uma poética própria para refletir sobre seu processo de crescimento, suas dúvidas e sua relação com o outro. Partindo de momentos pessoais, o cantor ressalta que a obra constrói a ideia de projetos realizáveis, mas ainda não executados, representados pelas "pontes de vidro"

"Cada EP tem uma temática central, pensadas a partir de experiências possíveis, como caminhar numa ponte de vidro, sólida, porém transparente. O primeiro foi (sobre) 'reflexo'. O segundo, 'vertigem'. Esse terceiro é 'encontro'. A constante poética entre os três é essa busca pelas diversas formas de se enxergar e enxergar o outro, de se enxergar no outro, o outro em si e todas as combinações possíveis desse labirinto", explica o artista que apresenta as canções da parte final de Pontes de Vidro e comenta sua nova produção em uma transmissão ao vivo hoje, às 16 horas, no Instagram (@caiocastelooo).

Segundo o artista, por ter sido um trabalho realizado em diversos momentos solitários - feito por Caio sozinho em sua casa -, há possibilidade de diálogo com o isolamento que o País e o mundo vêm vivendo ultimamente. "Pontes de Vidro, parte 3, tem esse lado de ter tido bastante coisa feita sozinho e em casa, mas também tem a influência de muita gente. Quando digo que esse terceiro EP é sobre encontro e ao mesmo tempo é uma viagem interior, solitude e solidão, quero dizer sobre se permitir deliberadamente ao fluxo de ter experiências fora e trazer pra dentro e vice-versa".

Sobre essa proposta, esses momentos de contemplação podem ser, segundo Caio, boas oportunidades para analisar a realidade e ressignificá-la, em quarentena ou não. "Quando fico só, ainda reverberam em mim tantos encontros, experiências, impressões que outras pessoas deixaram em mim que o momento de estar só acaba servindo como maneira de processar e ressignificar todas essas coisas. E (re)vivê-las também. As músicas desse EP vêm principalmente de processos assim".

Se a ideia é visualizar as ideias de Caio, o artista lançou na última sexta, 24, o clipe da canção Tanto, composta durante a quarentena, e que reúne performances de seus amigos, de suas próprias casas. Como já refletiu o escritor americano Neil Gaiman, "as coisas dão errado, na vida e no amor e nos negócios e nas amizades e na saúde e em todos os outros modos que a vida pode dar errado. E quando as coisas ficam difíceis, isso é o que vocês devem fazer. Façam boa arte".

Capa do álbum Pontes de Vidro, do cantor cearense Caio Castelo
Capa do álbum Pontes de Vidro, do cantor cearense Caio Castelo

Terceira parte de álbum Pontes de Vidro

Quando: a partir desta sexta, 1º

Onde: disponível Spotify, Deezer, iTunes, Apple Música, YouTube, Soundcloud e pelo site www.caiocastelo.com

O que você achou desse conteúdo?