Logo O POVO+
Relembre filmes que já foram destaque em Cannes
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Relembre filmes que já foram destaque em Cannes

No dia que marcaria o início da edição de 2020 do Festival de Cannes, cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus, Vida&Arte lista canais e streamings que disponibilizam filmes que passaram pelo prestigiado evento em anos anteriores
Tipo Notícia
"As Maravilhas" ganhou o Grande Prêmio do Júri na edição de 2014 do festival

Belas Artes à La Carte

A plataforma digital oferece dezenas de obras que não apenas participaram da seleção oficial de Cannes em anos anteriores, mas saíram premiados. São, no total, 16 filmes que abarcam um período temporal que vai dos anos 1950 até os anos 2010. São seis os longas disponíveis que foram consagrados com o principal prêmio do festival, a Palma de Ouro. Entre eles, A Fita Branca, do austríaco Michael Haneke, e Pelle - O Conquistador, de Bille August. Há ainda grandes nomes do cinema mundial que saíram vencedores em outras categorias: As Maravilhas (2014, foto acima), de Alice Rohrwacher; A Aventura (1960), de Michelangelo Antonioni; Em Chamas (2018), de Lee Chang-Dong; Possessão (1981), de Andrzej Zulawski; e Os Esquecidos (2016), de Luís Buñuel. Para estimular, ainda, debates sobre o festival, o Belas Artes à La Carte promove hoje, às 19 horas, live no Instagram (@belasartesalacarte) com o jornalista Thiago Stivalleti.

Onde acessar: www.belasartesalacarte.com.br

Quanto: assinatura mensal de R$ 9,90

 

A vida invisível
A vida invisível

Canal Brasil

O Canal Brasil promove nas sextas, sábados e domingos de maio exibições especiais de filmes brasileiros e estrangeiros que passaram pelo Festival de Cannes. Alguns deles, inclusive, fazem estreia na programação de TVs brasileiras. Como grande destaque inédito, está A Vida Invisível (foto, exibição em 24/5), do cearense Karim Aïnouz. Estreiam, ainda, o francês Dois Dias, Uma Noite (exibição em 15/5), protagonizado por Marion Cotillard, e o alemão Em Pedaços (exibição em 22/5), de Fatih Akin. Entre representantes nacionais, estão Eu, Tu,Eles (exibição em 23/5) e Carandiru (exibição em 17/5).

Consulte disponibilidade do canal na sua operadora

"Meu Rei" disputou a Palma de Ouro e garantiu prêmio de Melhor Atriz para Emmanuelle Bercot

Varilux em Casa

O Festival Varilux de Cinema Francês disponibilizou, em abril, 50 filmes que já passaram por edições anteriores. Na seleção ampla oferecida pelo evento, há obras que passaram por diferentes seções do Festival de Cannes. São elas: Inocência Roubada, que disputou a mostra Un Certain Regard; A Vaidade, que participou da programação paralela da Associação de Distribuição de Cinema Independente; Meu Rei (foto), vencedor do prêmio de Melhor Atriz para Emmanuelle Bercot; O Ignorante, exibido em Sessão Especial; Os Cowboys, selecionado para a Quinzena dos Realizadores; Políssia, ganhador do Prêmio do Júri; Tour de France, que participou da Quinzena dos Realizadores; e Um Instante de Amor, que disputou a Palma de Ouro.

Onde acessar: www.festivalvariluxemcasa.com.br

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?