Logo O POVO+
Festival de Veneza confirma nova edição em setembro
Vida & Arte

Festival de Veneza confirma nova edição em setembro

Com datas confirmadas entre 2 e 12 de setembro, realização do festival de cinema italiano servirá como referência para outros eventos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Festival de Veneza acontecerá em setembro, na cidade italiana. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Festival de Veneza acontecerá em setembro, na cidade italiana.

A celebração em setembro do Festival de Veneza é um sinal "positivo" para o mundo do cinema após um ano sombrio devido ao coronavírus, marcado por salas fechadas, gravações paradas e festivais cancelados.

A situação extraordinária, inimaginável, de um vírus que paralisa o mundo com milhares de mortes, obrigou grandes produções a adiar suas filmagens e importantes festivais a cancelar suas edições para 2020, entre eles o grande rival de Veneza, Cannes, na França, que seria realizado em maio.

Apesar disso, os organizadores do festival veneziano e em particular o diretor da Mostra, o crítico de cinema italiano Alberto Barbera, confirmaram que a 77ª edição será realizada de 2 a 12 de setembro.

Barbera, que por enquanto não quer dar declarações, reiterou em várias ocasiões que descartava que o prestigioso evento ocorresse online, para um espectador virtual.

Muitos críticos estão convencidos de que o número de filmes selecionados, normalmente mais de 200, e de celebridades convidadas para desfilar pelo lendário Lido, será muito menor este ano.

"De todos os modos, não deixamos de trabalhar", comentou com a AFP Angela Prudenzi, entre os seletores do festival, que acredita que nesta edição "os olhos estarão todos focados nos filmes, algo muito bom".

A lista de filmes, que geralmente é divulgada no final de julho, permanece em segredo, embora muitos se perguntem sobre o rumo daqueles selecionados por Cannes e que estão em uma espécie de limbo após terem adiado seus lançamentos.

Em entrevista ao Hollywood Reporter, o diretor do festival francês, Thierry Frémaux, adiantou que os filmes com o "selo" de Cannes viajarão por festivais de todo o mundo: "Lutaremos para ajudar que o filme saia vitorioso", afirmou.

O Festival de Veneza vai se tornar para muitos uma espécie de laboratório, devido à necessidade de identificar novos espaços para a projeção de filmes.

"Acho muito positivo que o Festival seja realizado. O desafio agora é realizá-lo de forma inovadora. O coronavírus nos obriga buscar novas soluções. Colocar a mão na massa para fazer outro tipo de pão. No final, será positivo", declara o documentarista Piero Cannizaro que, assim como muitos cineastas, tem vários projetos parados pela epidemia.

Para muitos, chegou a hora de deixar de alarme e incerteza e voltar a encher as ruas, praças e jardins de Veneza, desta vez com cinéfilos e artistas, após a fuga de turistas pelo coronavírus, que causou mais de 33 mil mortes na Itália. (AFP)

Coringa (2019)

DRAMA. Um dos filmes mais populares do ano passado foi também reconhecido em um dos festivais de cinema mais renomados do mundo. O longa de origem do personagem Coringa, interpretado na adaptação por Joaquin Phoenix, recebeu o Leão de Ouro em 2019 no Festival de Veneza. O júri foi presidido pela cineasta argentina Lucrecia Martel. Em março, o longa foi indicado a 11 Oscar, tendo recebido os prêmios de Melhor Ator e Melhor Trilha Sonora.

 

Roma (2018)

Drama. Dirigido por Alfonso Cuarón, foi um dos filmes mais elogiados da temporada de prêmios daquele contexto. "Roma" também foi destaque no Oscar de 2019 e era considerado favorito, mas acabou vencendo os prêmios de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direção e Melhor Fotografia. A obra segue a vida de Cleo, uma empregada doméstica, interpretada pela revelação Yalitza Aparicio.

A Forma da Água (2017)

Drama. Dos três últimos vencedores do Festival de Veneza, o filme de Guillermo del Toro é o único que conseguiu garantir uma estatueta de Melhor Filme no Oscar. Na premiação de 2018, ele ainda ganhou outras três categorias na premiação. A obra conta a história de uma zeladora muda, interpretada por Sally Hawkins, e sua relação fantástica com uma criatura aquática, meio homem, meio peixe.

O que você achou desse conteúdo?