A comemoração das três décadas do filme acontece de maneira especial com o lançamento do documentário "Lua de Cristal 30 anos". A produção independente é dividida entre o carioca Gabriel Silva, o paulista Rodrigo Nicodemo e o mineiro Diego Alexandre. A ideia era que o projeto fosse lançado junto à data oficial de aniversário mas, com a pandemia, as gravações tiveram que esperar e o lançamento ocorrerá no próximo semestre.
Os três criadores fazem parte da geração que cresceu assistindo às constantes exibições do filme na Sessão da Tarde e resolveram homenageá-lo. "Estamos falando de um filme amado por toda uma geração, e isso gera uma grande expectativa no público e muita responsabilidade para nós. Hoje, o nosso sonho é ver essa homenagem chegando às telas e temos trabalhado duro para isso", pontuam os produtores.
Cerca de 80% das filmagens já foram realizadas, inclusive com Tizuka Yamasaki, diretora do filme. Também já foram entrevistados o produtor Diler Trindade, a roteirista Yoya Wursch, o compositor Michael Sullivan, as atrizes Julia Lemmertz e Marilu Bueno, o cantor Avellar Love (do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados), dentre outros. Xuxa ainda não confirmou participação no filme.
O documentário não é direcionado apenas aos fãs saudosistas. Há espaço para reflexões acerca do turbulento período em que o longa foi lançado (extinção da Embrafilme durante o governo Collor) e discussões sobre a produção audiovisual para o público infanto-juvenil na atualidade. Críticos e pesquisadores debatem o preconceito com o cinema popular e comercial feito no Brasil através das críticas que o filme recebeu na época de seu lançamento.
"Produzir de forma independente, sem patrocínio e encontrar equilíbrio entre os pontos de vista, já que somos três produtores, são alguns dos desafios. Mas, certamente, a nossa maior dificuldade tem sido conseguir atenção de alguns convidados. Embora alguns sejam bastante acessíveis, outros não tiveram interesse em dar depoimento. Existem também os que simplesmente não nos respondem, o que é uma pena, já que todos são nomes importantes na história do filme e queríamos muito tê-los no documentário", explicam.
Os produtores também pontuam que "Lua de Cristal", o filme, foi produzido numa época em que registros de making of ainda não eram comuns no Brasil, o que torna a realização do documentário ainda mais importante. Através dele será resgatado um pedaço marcante da história do cinema brasileiro pelas palavras de quem fez e quem viu.
Mesmo com o adiamento do lançamento, a data do aniversário não vai passar em branco. Gabriel, Rodrigo e Diego vão realizar uma live pelo Instagram oficial do projeto (@luadecristaldoc) com a diretora do filme Tizuka Yamasak, às 18 horas. Fica o convite!
CURIOSIDADES
O filme deveria se chamar "Xuxa e sua Turma Invencível", mas a produção decidiu mudar o título poucos meses antes do lançamento, quando Xuxa apresentou a canção "Lua de Cristal", composição de Michael Sullivan e Paulo Massadas, no dia do seu aniversário.
"Lua de Cristal" voltou a ser exibido em 2007 nas telonas, quando entrou para a programação do Festival Internacional de Cinema Infantil.
Cerca de 1500 crianças da extinta Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem) foram convidadas para a pré-estreia do filme no Cine Maraba, em São Paulo.
*As informações são da produção do documentário "Lua de Cristal 30 anos"