Logo O POVO+
Com As Travestidas e Daniel Peixoto, confira programações para o Dia do Orgulho LGBTQIA+
Vida & Arte

Com As Travestidas e Daniel Peixoto, confira programações para o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA, o Vida&Arte indica uma série de lives com debates, bate-papos e apresentações artísticas voltadas para a data
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Festival das Travestidas celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+ (Foto: MARIO SABINO/Divulgação)
Foto: MARIO SABINO/Divulgação Festival das Travestidas celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Este domingo, 28, é dia de exaltar e olhar de forma mais atenta para as bandeiras e almas coloridas. A data marca não só a celebração do Dia do Orgulho LGBTQIA, mas a reafirmação das lutas e conquistas da comunidade. Dia criado após a chamada "Rebelião de Stonewall", em que membros LGBTQIA se revoltaram contra a violência da polícia de Nova York, a data mistura sentimentos de orgulho com o intuito de conquistar mais direitos, principalmente.

Leia também | 50 anos da Batalha de Stonewall, a origem do orgulho LGBT

Daniel Peixoto, cantor e compositor que integra a programação do Porto Iracema, explica que, apesar da comunidade ter direitos e conquistas para orgulhar-se, a data vai além. "Acho que a primeira reivindicação é ter orgulho de quem você é. E outra é entender que os direitos LGBTQIA são direitos humanos. Continuamos lutando. Muito já foi conquistado, mas o caminho ainda é longo", explica o cantor fortalezense, que, além de carreira solo, integra a banda Montage junto ao artista Leco Jucá.

Com celebrações e bate papos, confira a seguir uma seleção de lives que fazem alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA .

 

Festival das Travestidas celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+
Festival das Travestidas celebra o Dia do Orgulho LGBTQIA+

Festival das Travestidas

O coletivo As Travestidas vem mediando durante toda a semana uma série de programações voltada a dar voz aos membros da comunidade. Além de debates sobre assuntos ligados à poesia e música queer, dramaturgia LGBTQIA e outros, sempre relacionando temas como política, ativismo, arte, sexualidade, educação, religiosidade, o coletivo promove apresentações musicais no domingo, 28, recebendo nomes como Mulher Barbada, Yasmim Shirran, Verónica Valenttino, Patrícia Dawsom e DJ Karolaynne. Durante as lives, será disponibilizado um link de um "chapéu virtual", para que as pessoas possam contribuir financeiramente com o coletivo.

Quinta-feira, 25

20 horas - "Divas com D de Divine": Fabinho Vieira recebe Condessa Mireille Blanche e Rayanna Rayovack

Sexta-feira, 26

17 horas - "Dramaturgia e poesia LGBTQIA : Mulher Barbada recebe Ave Terrena

20 horas - "Trans, pretas & maravilhosas": Patrícia Dawsom recebe Jup do Bairro

Sábado, 27

19 horas - "A música queer brasileira": Mulher Barbada recebe Mumu e Carmen Camaleonte

20 horas - "Música e poesia trans": Verónica Valenttino recebe Malka

Domingo, 28

17 horas - "De frente com Deydi", com Silvero Pereira

17h30min - Show e performances de Mulher Barbada, Yasmim Shirran, Verónica Valenttino e Patrícia Dawsom

18h30min - "Transvirada", com DJ Karolaynne

Onde: no Instagram @astravestidas

Bate papo no Junho da Diversidade

Com diversos bate papos sobre a temática LGBTQIA , além de lives musicais, a programação da Prefeitura tem ocorrido durante todo o mês de junho. Nesta quinta, 25, a jornalista Mara Beatriz, integrante do coletivo Mães pela Diversidade, ONG que busca conscientizar pais e mães sobre a LGBTfobia, fala sobre seu trabalho. Já na sexta, 26, o advogado Igor Rodrigues assume o espaço para debater sobre as violações legais dos direitos dos LGBTs.

Quando: quinta, 25, e sexta, 26, sempre às 16 horas

Onde: Instagram @juventudefortaleza

Dediane Souza é a nova coordenadora de diversidade de Fortaleza
Dediane Souza é a nova coordenadora de diversidade de Fortaleza

Diálogos Sesc

A sexta edição do Diálogos Sesc sobre Diversidade Sexual e Cidadania tem como foco assuntos relacionados ao Dia do Orgulho LGBTQIA . A programação segue até 9 de julho. Nesta sexta, 26, o Sesc promove dois bate papos pelo Instagram. O primeiro, 16 horas, recebe o consultor do Sesc, Paulo Leitão, e o estudante de Ciências Sociais, Lucas Lins. Às 17 horas, o debate tem como foco transexuais e travestis, recebendo Gleiton Silas, coordenador do Sesc, e Dediane Souza, coordenadora Especial Diversidade Sexual de Fortaleza.

Quando: sexta, 26, às 16h e às 17 horas

Onde: às 16 horas, @paulohenrileitao e @lucaslins50. Às 17 horas, @gsilas e @dedianesouza

Daniel Peixoto conversa com a cantora Mona Gadelha neste domingo, 28
Daniel Peixoto conversa com a cantora Mona Gadelha neste domingo, 28

Daniel Peixoto e Mona Gadelha

Domingo, 28, tem o lançamento do "Entre Telas - Música", ação da Escola Porto Iracema das Artes que recebe o cantor e compositor Daniel Peixoto. O artista tem um histórico de militância pela causa LGBTQIA , tendo participado de paradas e trazendo a questão para performances e letras. O debate será mediado pela cantora e compositora cearense Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema, que também participa da conversa e das apresentações musicais.

Quando: domingo, 28, às 18 horas

Onde assistir: Instagram @portoiracemadasartes

Pabllo Vittar é a atração principal do Festival do Orgulho
Pabllo Vittar é a atração principal do Festival do Orgulho

Pride With Pabllo & Friends

A data será celebrada com clima de festa pela Pabllo Vittar. A cantora anunciou uma live no domingo, 28, às 17 horas, em seu canal do Youtube. Militante na causa LGBTQIA , a artista irá receber participações de nomes nacionais internacionais, que devem revezar as performances com mensagens sobre a data. As participações confirmadas são: ALMA, Aluna George, Betty Who, Diplo, Madame Gandhi, Pussy Riot, Sofi Tukker, Thalía, Tito Rey, Urias, Yaeji, entre outros.

Quando: domingo, 28, às 17 horas

Onde: no Youtube de Pabllo Vittar

O que você achou desse conteúdo?