Logo O POVO+
Na tapioca ou no bolo de grude, a goma é indispensável no São João
Vida & Arte

Na tapioca ou no bolo de grude, a goma é indispensável no São João

Dentre as farturas que enchem as mesas no período junino, receitas feitas com gomas, nas suas diversas versões, sempre ganham destaque
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Bolo de grude completa cardápio junino da padaria Costa Mendes e é feito sob encomenda e Tapioca com queijo coalho é uma das especialidades do Empório da Tapioca (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Bolo de grude completa cardápio junino da padaria Costa Mendes e é feito sob encomenda e Tapioca com queijo coalho é uma das especialidades do Empório da Tapioca

Chega o final de junho e começam as despedidas do período junino que, neste ano, foi preciso ser readaptado para festas e quadrilhas em casa. Nas mesas fartas, um ingrediente quase que indispensável nos festejos de São João e na mesa do nordestino: a goma.

Grande parte das gomas tem a presença da mandioca, que serve como base para preparação de polvilho, maisena e tapioca, por exemplo. Pode-se dizer que esta última é a mais tradicional no Nordeste e que carrega uma identidade completamente brasileira. Por isso, nos festivos juninos, sua presença é sempre forte e base de grande parte das receitas.

O culinarista Ricardo Façanha conta que, diferente de outros pratos, que sofreram influências de outros povos, a goma de tapioca tem uma raiz de origem nacional, vinda dos povos tupiniquim. "A sua extração ocorre da mandioca e teve seu consumo inicial na forma de beiju, com uma textura mais crocante, que servia de alimento para os índios, sendo consumida no período da manhã ou até mesmo ao longo do dia e possuía o mel como seu acompanhamento mais comum. Pouco tempo depois a tapioca começou a ser introduzida na dieta dos indígenas e disseminada para outros povos", comenta Ricardo.

Da goma de tapioca também surgiu as primeiras referências do cuscuz no Brasil, outro prato típico junino. "Os africanos, que foram trazidos no período da escravidão, passaram a utilizar essa goma para fazer cuscuz, que era adicionado de leite quente e coco", pontua o culinarista.

Dela também saem o bolo de grude e os dadinhos de tapioca, dois pratos de destaque na mesa dos cearenses nestes festejos. O chef Marcus Albuquerque, que comanda o Dadin Regional Food, conta que os dadinhos são o carro-chefe do menu e que, neste período, o sucesso é absoluto. "Por isso diversificamos os sabores. Eles combinam com tudo, café, cerveja e vinho. Acompanhados com geleia de pimenta ficam ainda mais saborosos. São práticos de fazer e leves, já que só levam três ingredientes em sua base, farinha de tapioca, leite e queijo", explica Marcus.

O polvilho é outra goma responsável por deixar as mesas juninas fartas. É dela que surgem as roscas, outra iguaria desta época. Além disso, o polvilho é a base do pão de queijo, um prato que parece se aproximar, cada vez mais, da culinária cearense, embora ligado à culinária mineira.

A chef Larissa Bezerra comenta que o pão de queijo já é bastante encontrado recheado de carne do sol e outras referências regionais e, por isso, tem se tornado ainda mais presente em épocas juninas. "Desde o ano passado noto que as pessoas buscam incluir recheios no pão de queijo e ele foi ficando a cara do São João. Muita gente até acha que é um prato típico da região", pontua.

Ficou inspirado? Ainda dá tempo armar uma mesa junina e curtir com a família. Para ajudar, indicamos uma receita de dadinho de tapioca, prática e rápida, no quadro ao lado. Boa festa!

Dadinhos de tapioca
Dadinhos de tapioca

Receita de Dadinho de tapioca

INGREDIENTES:
- 500 g de farinha de tapioca granulada
- 1 litro de leite líquido integral
- 500 g de queijo coalho ralado
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca a gosto
- 1 pote de geleia agridoce de pimenta para acompanhar

MODO DE PREPARO
Aqueça o leite em uma panela. Quando o leite estiver bem quente, desligue o fogo, adicione o queijo coalho ralado e continue mexendo. Logo em seguida, adicione a farinha de tapioca granulada e continue mexendo. Adicione o sal e pimenta a gosto. Pare de mexer quando todos os ingredientes estiverem bem misturados. Despeje em uma forma coberta com papel filme (PVC), cubra em cima também e leve para a geladeira por duas horas. Depois retire da geladeira, corte em quadradinhos (dadinhos) e frite aos poucos em óleo quente ou coloque no forno até dourar. Sirva em seguida acompanhado da geleia de pimenta agridoce.

Fonte: Tudo Gostoso

Onde comer

Empório da Tapioca
Onde: Av. Monsenhor Tabosa, 1273
Quando: todos os dias com horário reduzido, das 9h às 16 horas, durante pandemia
Instagram: @emporiodatapioca

Dadin Regional Food
Instagram: @dadinregionalfood
Mais informações: 98680 2930
Serviços de entrega por delivery

Costa Mendes
Onde: Av. Barão de Studart - 777, Aldeota
Instagram: @padariacostamendes

O que você achou desse conteúdo?