Logo O POVO+
Romance reconstrói a história do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade
Vida & Arte

Romance reconstrói a história do eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade

"De Sobral à Índia", do engenheiro e escritor Fabrício Surya, mistura história e ficção e conta a vida de um garoto nordestino que presencia um eclipse solar que marcou a história da ciência
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto: Divulgação "De Sobral à Índia", de Fabrício Surya

Pouco antes das nove da manhã do dia 29 de maio de 1919, uma comitiva de astrônomos observava no céu de Sobral o eclipse total do Sol. O evento, que durou 6 minutos e 51 segundos, comprovou a Teoria da Relatividade do cientista Albert Einstein. Esse é o ponto de partida do livro "De Sobral à Índia: a odisseia cósmica de um cearense quântico", do engenheiro e escritor Fabrício Surya. O romance trata da história de José, que tem seu destino transformado pelo evento astronômico.

Leia também | Sobral comemora 100 anos do eclipse que comprovou a Teria da Relatividade com programação especial

Fabrício Surya começou a escrever a obra em 2003 e só a concluiu em 2016. "Eu estava com a ideia de escrever um livro sobre relação entre a física quântica e a espiritualidade. Enxerguei a possibilidade de escrever essa narrativa a partir do olhar de um professor de Física. Comecei a estudar um pouco sobre o tema, a ler alguns livros sobre Einstein, porque até então eu não sabia que existia uma relação entre a Teoria da Relatividade e um eclipse solar especificamente em Sobral", conta.

Protagonizado pelo garoto José, o livro aborda a sua trajetória desde que os pais dele se conheceram até a pré-adolescência do garoto. Ele presencia a chegada de William Trent Johan em Sobral, coronel inglês que chega à cidade para observar o eclipse solar histórico de Sobral. O estrangeiro traz uma missão discreta e as experiências vividas na Índia, quando foi obrigado a servir em Calcutá, algo que o transformou para sempre. Ao encontrar o pequeno José, o destino também apresenta decisões difíceis e novos rumos para a vida do coronel William e sua esposa brasileira.

Leia também | O céu que inspira grandes obras de arte

Fabrício nasceu no Rio de Janeiro, tem raízes cearenses e portuguesas, mas cresceu em Brasília. "O meu avô era cearense, e desde a minha infância até o início da adolescência, sempre levava a gente pra Ubajara, passeávamos muito por lá", conta o autor. A narrativa de "De Sobral à Índia", inclusive, tem início na serra de Jacaré, o antigo nome do município de Ubajara. "Além de Sobral, a história se passa também em Tianguá e outros locais que me marcaram, e que ainda visito e gosto muito", conta Fabrício. Formado em Engenharia Florestal e pesquisador da Ciência das Religiões, ele começou a escrever muito cedo, mas nunca em grande quantidade.

Além do fenômeno astronômico e suas consequências na trama, uma das características marcantes da obra é o narrador do texto: quem conta a história é São Paulo, diretamente do Paraíso. Ao caminhar pelo Éden, o santo encontra Félix, um rapaz que perambulava desanimado ao se deparar com o dia cinza. A ele, é contada a história de José e seu fascínio pelo Céu. Atualmente, o autor prepara uma continuação da narrativa, que deverá retratar a vida adulta do protagonista.

Leia também | Meteoro ilumina céu do Rio Grande do Sul ao explodir a quase 100 km de altitude; veja vídeo

De Sobral à Índia

de Fabrício Surya

360 pág.

Quanto: R$24,90

Onde adquirir: http://fabriciosurya.com.br/

O que você achou desse conteúdo?