Logo O POVO+
O teatro que se reinventa na quarentena: confira dicas de peças para assistir on line
Vida & Arte

O teatro que se reinventa na quarentena: confira dicas de peças para assistir on line

Em tempos de pandemia, o teatro remoto surge como proposta para perpetuar a dramaturgia. Agora, assim como as apresentações, os aplausos são virtuais
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Debora Lamm no espetáculo Mata Teu Pai (Foto: Elisa Mendes/Divulgação)
Foto: Elisa Mendes/Divulgação Debora Lamm no espetáculo Mata Teu Pai

Como fazer teatro sem público? O teatro remoto nada mais é do que o teatro convencional adaptado para a realidade multimídia. Mais do que isso, o teatro pensado para ser virtual. Mesmo em casa, o público pode aproveitar uma programação virtual que o teatro remoto oferece. São diversas plataformas que disponibilizam produções, assim como artistas independentes que também divulgam seus trabalhos pelas redes sociais.

O Sesc São Paulo, por exemplo, semanalmente convida atores a interpretarem suas peças. Nesta sexta-feira, 3, Debora Lamm estará no Youtube do Sesc SP com a produção "Mata Teu Pai", às 21h30min. O enredo adapta o mito grego de Medeia para os dias atuais com o objetivo de discutir o papel e a condição da mulher. O espetáculo é da companhia OmondÉ.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, explica que a curadoria segue os mesmos critérios que a instituição sempre priorizou em suas programações, destacando diversidade de estilos, pesquisas e artistas. "Nessas primeiras programações houve mescla entre propostas já recebidas, artistas que tiveram suas apresentações canceladas em nossa rede de unidades e novas pesquisas. Sempre com o intuito de contemplar a diversidade de gêneros e de públicos", comenta.

No domingo, 5, é a vez de Renata Sorrah com "Em Companhia", também no Youtube do Sesc SP, às 21h30mim. Ela propõe debater assuntos recorrentes no Brasil: isolamento social, crescente nacionalismo, preconceitos, extremismos e outros. Na fala de uma mulher vivendo a quarentena, em junho de 2020, a atriz constrói um texto a partir de fragmentos dramatúrgicos de obras autorais e de várias companhias brasileiras.

A realidade do teatro remoto tem sido sentida por muitos artistas. Desde o início da quarentena, Geórgia Cavalcante tem cedido seu perfil de instagram (@gravidadicas) para apresentações de espetáculos. Ela explica que, diante da situação, houve necessidade de reinventar. "A sensação de não ter o público para interagir presencialmente foi bem estranha no começo. Mas, depois, fomos nos acostumando e recebendo os aplausos virtuais".

Renato Abê, dramaturgo e jornalista, também comenta a necessidade de se adaptar. Em sua nova produção, "Expedição Planta Baixa", realizada pelo coletivo de teatro Projeto Casa, a necessidade de se moldar é uma realidade. "São muitas as questões e poucas as respostas. A peça vai ser puramente gravada e jogada com um link na web? As peças então vão se aproximar do audiovisual? Mas aí o que se perde de essência do próprio teatro nessa transposição?", questiona.

Sobre "Exposição Planta Baixa", ele comenta. "O processo desse experimento já nasce voltado para o ambiente virtual. Não é uma peça que estamos traduzindo para este novo momento", explica. "A ideia é investigar a casa em suas diferentes camadas. Uma redescoberta desse lar e de como ele se transforma a partir dos usos que a gente dá pra ele. Seja como um refúgio ou um palco".

"A história é um profetiza com os olhos para trás" foi criada e produzida durante a pandemia. A partir dos recursos virtuais, os integrantes do Núcleo de Estudos da Performance desenvolvem uma distopia, onde pessoas do ano de 2050 convocam outras de 2020 e 2013 para dialogar sobre um tema espinhoso: a impossibilidade de imaginar fora de uma perspectiva capitalista. As apresentações acontecem nesta quinta, 2, e sexta, 3. Os ingressos podem ser adquiridos por R$10 no Instagram (@nucleo_performance).

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) também se transformou. Em sua nova plataforma "Cultura Dendicasa" é possível assistir e encontrar o teatro em diversos formatos. Com o lançamento do "Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo", foram selecionados produções culturais para compor o projeto. Notícias e agenda de programação online da Rede de Equipamentos do Estado do Ceará também fazem parte da plataforma.

Onde posso assistir o teatro remoto?

Se você perder as transmissões ao vivo, ainda sim é possível encontrar muito conteúdo online. Na plataforma Cenarium é possível encontrar diversos espetáculos e peças que ficam disponíveis para serem assistidos em casa. Os gêneros variam de comédia, drama, dança, dentre outros tipos de expressão artística.

Também é possível assistir em casa os musicais da Broadway. “Show Must Go On” (O show deve continuar em tradução livre) é uma plataforma que disponibiliza diversos musicais. “O Fantasma da Ópera”, “Hairspray”, “Cats”, dentre outras produções famosas compõem o catálogo.

A empresa de telefonia OI também disponibiliza em sua plataforma o teatro “on demand”, com peças onlines para serem assistidas de casa. Dentre as produções, a faixa etária recomendada para cada apresentação varia, alcançando diversos tipos de público.

No cenário cearense, o Centro Cultural Belchior, Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Dragão do Mar são algumas das opções onde é possível encontrar o teatro em suas mais variadas vertentes. Nas redes sociais, os espaços disponibilizam produções, assim como também divulgam lives que acontecem ao vivo com a participação do público.

Serviço:

Quinta, 2, e sexta, 3
20 horas - "A História é uma profetisa com os olhos para trás", do Núcleo de estudos da performance
Quanto: R$10
Informações e venda: @nucleo_performance

Sexta, 3
21h30min - Debora Lamm em "Mata Teu Pai"
Programação gratuita
Onde: Youtube do Sesc SP (@sescsp)

Domingo, 5
21h30min - Renata Sorrah em "Em Companhia"
Programação gratuita
Onde: Youtube do Sesc SP

Terça, 7, e quarta, 8
20 horas - Coletivo Projeto Casa em "Expedição Planta Baixa"
Programação gratuita
Onde: Youtube (enviar email para expedicaoplantabaixa@gmail.com solicitando para participar)

O que você achou desse conteúdo?