Logo O POVO+
Dia Mundial do Rock e o cenário no Ceará
Vida & Arte

Dia Mundial do Rock e o cenário no Ceará

| Música | No Mundial Dia do Rock, vamos entender um pouco desse gênero e conhecer as bandas cearenses que, mesmo na pandemia, continuam atuantes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Elvis Presley em sua fase selvagem, que gerou críticas e admiradores (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Elvis Presley em sua fase selvagem, que gerou críticas e admiradores

Nos anos 1950, Sister Rosetta Tharpe, uma americana negra, filha de pastor do interior do Arkansas, misturou blues com gospel em sua guitarra elétrica, novidade na época. Sua música inspirou artistas como Little Richard e Elvis Presley, que popularizaram esse novo estilo musical depois conhecido como rock.

Dizem que o gênero morreu quando os músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e J.P. Richardson, expoentes da era de ouro, vieram a falecer num acidente de avião em 1959, quando viajavam juntos em turnê. Mas não é difícil contestar essa afirmação. O rock se reinventou diversas vezes.

Foi nos anos 1980 que aconteceu o festival Live Aid, com shows simultâneos na Filadélfia, EUA e Reino Unido a fim de arrecadar doações para famílias carentes da Etiópia. Apresentaram-se na ocasião Queen, David Bowie, Elton John, Paul McCartney, Led Zeppelin, Mick Jagger, Phil Collins, dentre outros. Este último, inclusive, foi quem decretou a data do evento, dia 13 de julho de 1985, como o Dia Mundial do Rock. Embora não tenha feito muito sucesso no Exterior, a data passou a ser comemorada no Brasil, quando algumas rádios brasileiras investiram em promoções.

Hoje contamos com uma infinidade de estilos e subgêneros no rock, que vão de riffs mais pesados, pedais duplos e guturais, a músicas que se confundem com o eletrônico tocado nas boates. Da era de ouro, que ajudou a quebrar as barreiras da segregação racial nos EUA, até os dias atuais, o rock ganhou a cabeça de jovens do mundo inteiro.

Do antigo festival "Não, Fortaleza!", na Praça da Gentilândia, ao já tradicional Rock Cordel, os roqueiros não só seguiram as tendências internacionais, em diversos estilos ao longo das décadas, como também criaram uma identidade própria, como forma de afirmação cultural. George Frizzo, que está finalizando o livro "Fortaleza Sônica", com relatos da história do rock por aqui, nos conta como eram os primeiros dias: "era de praxe bandas de rock tocarem nos lugares só pela 'divulgação' e, muito raramente, pela bebida grátis".

O produtor cultural destaca a importância de espaços que fomentam atividades culturais, como os Cucas, o Centro Cultural Patativa do Assaré (Conjunto Ceará) e o Centro Cultural do Bom Jardim.

Frizzo também percebe um movimento cíclico na produção do rock local, com o surgimento de novas bandas: "sempre tem uma ou outra banda que quebra essa 'fronteira' de estilo e acaba interagindo com bandas de outros grupos", relata. "E isso traz um frescor, uma novidade pra produção local do rock".

Anderson Frota, baixista e fundador da banda Asmodeus destaca a evolução do cenário musical de Fortaleza nas últimas décadas. "Hoje, além da oferta mais frequente de shows, somos beneficiados por melhores equipamentos e pela diversidade. Tem bandas excelentes, dos mais variados gêneros e sub estilos", diz.

Vinícius Oliveira, vocalista da banda Lixorgânico e dono do selo Vertigem Discos, concorda com Anderson e coloca o cenário cearense entre um dos melhores do Brasil. "Temos bandas de qualidade incrível, produzindo constantemente. Tanto as novas como as que tem mais de 30 anos de estrada. Até bandas de outros estados visam o Ceará como rota certa de turnês".

Leia maisDia do Rock: as bandas no Estado

 

Glossário do rock

Blues - gênero criado a partir de cantos de lamento entoados pelos negros escravizados. Para conhecer: Eric Clapton, Robert Johnson e B.B. King.

Folk rock - mistura elementos do rock com outros típicos da cultura de cada país. Conheça ouvindo Bob Dylan,Blackmore's Night e Joni Mitchell.

Rock Progressivo - tem como característica principal a mistura com gêneros como o erudito, jazz e o R&B. Pink Floyd e Dream Theater são bons exemplos.

Punk Rock - Surgido em 1970, o punk trazia em suas letras o rompimento com padrões estabelecidos. Ouça Ramones, Sex Pistols e Green Day.

Hardcore - considerada a "segunda onda punk", tem uma batida mais acelerada que o gênero original. Falam sobre problemas sociais. Vide Raimundos, CPM 22 e Ratos de Porão.

Rock Psicodélico - surgiu nos anos 1960 e foi muito popular dentro do movimento hippie. O objetivo era trazer para o rock a experiência de psicodelia dos alucinógenos e a filosofia pacifista da Era de Aquário. Indicações: Beatles, Doors e Mutantes.

Gótico - O gênero engloba temas como o romantismo exagerado, o niilismo e a melancolia. Para conhecer: Joy Division, Lacuna Coil e a cearense Plastique Noir.

Indie Rock - surgiu nos anos 1980, inspirado no lema do punk rock "faça você mesmo". Como exemplos, as bandas Arctic Monkeys, Strokes e Selvagens à Procura de Lei.

Rock eletrônico - o gênero surgiu nos anos 1970 na Alemanha misturando rock e música eletrônica. Como exemplo, Linkin Park, Muse e Daft Punk.

Heavy metal - subgênero originado do rock, com batidas mais pesadas e guitarras distorcidas. Você pode começar pelos mais conhecidos: Led Zeppelin, Iron Maiden e Black Sabbath.

Rock cristão - remonta os primórdios do rock e mistura música cristã com o instrumental mais pesado. Para conhecer: Skillet e as brasileiros Rosa de Saron e Oficina G3.

Death Metal - vertente do heavy metal que une guitarras pouco afinadas a guturais. Para conhecer: Sepultura, Arch Enemy e a brasileira Krisiun.

Thrash Metal - o "filho indisciplinado" do heavy metal e do punk rock traz letras que fazem protesto ao controle do Estado. Escute Megadeth, Metallica e a brasileira Nervosa.

O que você achou desse conteúdo?