Artistas, influenciadores, músicos, autores e diretores do Ceará e do Brasil reúnem-se em um festival virtual para arrecadar doações aos profissionais da cultura do Estado. Lançado na segunda-feira, 13, o Festival Gente é pra Brilhar conta com a participação de grandes nomes das áreas da cultura e da arte nacional em prol de contribuir com o sustento dos trabalhadores que sofreram com a crise do Coronavírus. Em uma programação diversificada com lives, música, teatro, humor e dança, o Festival “Gente é pra Brilhar” inicia neste domingo, 19, e vai até o próximo domingo, 26 de julho.
Visando contribuir rede de apoio Unidos Venceremos - projeto que conecta artistas do Ceará e do Brasil para levantar fundos para combater a crise no setor cultural e de seus profissionais - o “Gente é pra Brilhar” também arrecada contribuições por meio de transferência bancária e de doações de alimentos e produtos de limpeza e higiene. O Festival é realizado pela produtora cearense My Music, em conjunto com os projetos Futuro e Memória, Jazz em Cena e Cenapop (Centro Popular de Cultura e Eco-cidadania), Arte Vista Nova, Argos Patologia e do Coletivo Rebento.
Sócio da My Music, o produtor e diretor musical Cláudio Mendes esteve à frente da curadoria do “Gente é pra Brilhar”. “Um festival on-line já era algo que estava em nossos planos. Quando recebemos o convite da rede Unidos Venceremos para integrar o "Gente É Pra Brilhar", achamos a oportunidade perfeita para recrutar os artistas que a gente vem trabalhando e dialogando nesses últimos três anos.”, explica o produtor. Na live de encerramento, prevista para ocorrer no domingo, 26, a curadoria teve contribuição do S.A.L (Sessão de Arte Livre), da produtora cultural Mulher-Peixe e da My Music.
Leia também | Coletivo sobralense Toca da Matraca promove festival on-line
Reunindo artistas locais e nacionais de diversas áreas culturais, todas as contribuições arrecadadas pelo evento serão direcionadas aos profissionais que trabalham na cultura do Ceará. “Acreditamos que, focando mais na nossa área de atuação, conseguimos ser mais eficientes no mapeamento e na distribuição desses recursos”, defende Cláudio, que também faz parte da idealização e coordenação executiva do Festival Gente é pra Brilhar.
Misturando lives com vídeos pré-gravados, um dos destaques do evento são as participações de músicos cearenses. No domingo, 19, às 19 horas, Marcos Lessa e Roberto Menescal transmitem ao vivo uma apresentação musical com canções autorais e de grandes artistas brasileiros. Na próxima semana, a segunda-feira, 20, traz o músico Adelson Viana em uma live onde irá cantar Dominguinhos a partir de 19 horas. Na quinta-feira, 23, o músico cearense Rodger Rogério participa do Festival com a live que tem início às 20 horas.
Para além das lives musicais, o evento tem espaço reservado para o audiovisual. O diretor cearense Karim Aïnouz bate-papo com o jornalista Émerson Maranhão na terça-feira, 21, a partir de 13 horas. Em seguida, serão exibidos os filmes “A Vida Invisível”, de Aïnouz, e “Aqueles Dois”, de Maranhão. Na programação, os artistas Marta Aurélia, Pascoal da Conceição, Silvero Pereira e Jesuíta Barbosa também participam do Festival em transmissões online que serão exibidas durante a semana. No objetivo de contribuir com arrecadação de doações para o projeto Unidos Venceremos, de segunda-feira, 20, até sábado, 25, ao meio-dia, atrizes cearenses lêem trechos de livros para promover a rifa solidária "Marmita cultural".
“Acreditamos que sejam ações que despertariam o interesse do público mesmo se não houvesse o cenário de quarentena. Estamos felizes também de poder entregar todas as transmissões sem promover aglomeração, todo mundo de suas casas. Essa prática de arrecadar doações para os mais necessitados deve ser algo a ser mantido, mesmo com o fim da pandemia. Então, realizar outro festival nesses moldes faz todo o sentido. Com certeza pensaremos em algo presencial para celebrar o retorno aos grandes encontros”, conclui Cláudio Mendes.
A diversão do público infantil também está garantida. O grupo teatral Blitz Intervenções e a Cia. Prisma integram a agenda do festival com apresentações teatrais e contação de histórias no sábado, 25, e no domingo, 26, respectivamente.
Confira programação completa
DOMINGO, 19
17 horas: live de apresentação com Jeff Pereira e Maria Vitória
Rifa virtual de livro autografado da escritora Sara Síntique
19 horas: live musical com Marcos Lessa e Roberto Menescal
20 horas: live com Silvero Pereira
SEGUNDA-FEIRA, 20
12 horas: rifa solidária "Marmita Cultural" com Ariza Torquato
17 horas: live conversa com Lira Neto e Eleuda de Carvalho
18 horas: live com Marta Aurélia
19 horas: live musical Adelson Viana canta Dominguinhos
20 horas: Suricate Seboso
21 horas: Edmilson Filho
TERÇA-FEIRA, 21
12 horas: rifa solidária "Marmita cultural" com Brena Canto, do Coletivo Inflamável
13 horas: live conversa com Karim Ainouz e Émerson Maranhão e exibição do filme "A Vida Invisível"
17 horas: exibição do filme "Aqueles Dois", de Emerson Maranhão
19 horas: live com Fernando Catatau
QUARTA-FEIRA, 22
12 horas: rifa solidária "Marmita cultural" com Conceição Soares, do Teatro na Porta de Casa
17 horas: exibição do filme "Inferninho", com Grupo Bagaceira, Marrevolto Filmes e Tardo Filmes
18 horas: Jesuíta Barbosa
19 horas: live com As Travestidas
QUINTA-FEIRA, 23
12 horas: rifa solidária "Marmita cultural" com Juliana Carvalho, do Terceiro Corpo
17 horas: Tércia Montenegro
18 horas: live "Oficina de Dança Contemporânea" com Fauller, da Cia. Dita
19 horas: live com Alda Pessoa e Rian Fontenele
20 horas: live com Rodger Rogério
21 horas: live com Pascoal da Conceição
SEXTA-FEIRA, 24
12 horas: rifa solidária "Marmita cultural" com Marina Brito, do Expressões Humanas
17 horas: live com Maria Gomide, do "Carroça de Mamulengo"
18 horas: Silvia Moura
19 horas: Sérgio Mamberti
20 horas: live com Sérgio Groove
21 horas: live com Dona Zefinha
SÁBADO, 25
10 horas: live infantil com Blitz Intervenções
12 horas: rifa solidária "Marmita cultural" com Paula Yemanjá
17 horas: live com Augusto Bonequeiro, Boneco Fuleragem, e Izabel Vasconcelos, da Cia. Epidemia
18 horas: live com Rossicléa
19 horas: live com Waldonys
20 horas: Pascoal da Conceição
DOMINGO, 26
10 horas: live infantil contação de histórias com Cia. Prisma
15 às 18 horas: "Festival dentro do Festival" com Adna Oliveira, Alice David, Arquelano, Assun, Carol Rebouças, Camaleoa, Camila Marieta, Clau Aniz, Di Ferreira, Ilya, Jael Lia, Lorena Lyse, Lorena Nunes, Luiza Nobel, Manas de Sobral, Mateus Fazeno Rock, Mulher Barbada, Mumu, Nayra Costa, Nazirê, Nigroover, Outragalera, Rayane Fortes, Roberta Kaya
Para doar
Unidos Venceremos/Cia. Prisma de Artes
Banco do Brasil
Agência: 3468-1
Cc: 127.439-2
CNPJ: 03387780/0001-62.
Entregas de alimentos e produtos de higiene podem ser realizadas nos endereços:
rua Bárbara de Alencar, 1250 - Centro. Informações: (85) 99965 1755;
rua Maria Saraiva, 41 - Dias Macedo. Informações: (85) 98852 6360;
rua 01, casa 96 - Conjunto Veneza Tropical/Parque Dois Irmãos. Informações: (85) 999651755
Doações maiores podem ser recolhidas pela equipe do Festival mediante agendamento prévio pelo número: (85) 99965 1755
Festival Gente é pra Brilhar
Quando: de domingo, 19, até 26 de julho
Onde: no Instagram @festivalgenteeprabrilhar e Facebook Festival Gente É Pra Brilhar