Logo O POVO+
Morre a fotógrafa Vania Toledo responsável por grandes capas de discos da MPB
Vida & Arte

Morre a fotógrafa Vania Toledo responsável por grandes capas de discos da MPB

Atuante na noite paulistana e com trabalhos publicados em diversos veículos de imprensa, Vania deixou legado importante em capas de discos e livros de grandes artistas do País
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vânia Toledo morreu aos 75 anos (Foto: reprodução facebook)
Foto: reprodução facebook Vânia Toledo morreu aos 75 anos

A fotógrafa Vania Toledo morreu nesta quinta-feira, 16, em São Paulo, aos75 anos. Ela estava internada na Santa Casa e teve complicações provenientes de infecção urinária, que levou a septicemia e arritmia cardíaca.

Muitas das imagens da área cultural ao longo do tempo foram captadas pelas lentes da mineira Vania Toledo. Nascida em Paracatu, em 1945, chegou a São Paulo em 1961, e foi estudar Ciências Sociais na USP. Autodidata, começou na área da fotografia ainda de forma amadora, e é reconhecida como pioneira em registrar a noite paulistana.

Trabalhou para diversos órgãos de imprensa do Brasil e do exterior, como Vogue, Interview, Claudia, Veja, IstoÉ, Folha, Estadão, Time, Life. Em 1981, abriu seu estúdio. Sempre ligada às artes, foi responsável pela produção de capas de livros, discos, além de calendários. Logo no início de sua trajetória, em 1980, revelou-se uma profissional ousada, fazendo as imagens para o livros com nus masculinos e, em 1992, vieram os nus femininos, com atrizes revelando suas fantasias, com a qual foi premiada e ganhou exposição.

Ela registrou com sua câmera desde a passagem do autor espanhol Fernando Arrabal pela cidade na época da montagem de "Cemitério de Automóveis" (1968) até mais recente (a última foi o musical "Tom e Vinicius", em 2008), passando por importantes encenações como "O Balcão" (1969), "Macunaíma" (1978), "Hair" (1968), "Fala Baixo Senão Eu Grito" (1969), entre tantas outras.

A cantora Zizi Possi compartilhou no Instagram as capas dos discos "Asa morena", "Zizi Possi" e "Um minuto além", e comentou: "Essas três capas são cliques da Vania Toledo. Era minha amiga. Hoje ela nos deixou. Segue em paz teu caminho, colore com tua risada gostosa, e seja muito feliz". Na mesma plataforma, Ney Matogrosso compartilhou uma imagem com a fotógrafa. "Vânia Toledo, grande fotógrafa e grande amiga, foi embora...", escreveu.

Rita Lee também lamentou compartilhando a capa do disco de 1991, em que é focada abraçada ao violão. "Vania Toledo fotografou a família Lee Carvalho várias vezes. Nossa homenagem a essa super fotógrafa é essa foto linda que virou capa do disco 'Bossa'N'Roll'". Outros trabalhos reconhecidos de Vania, estão nas capas do segundo disco de Claudia Telles (1978) e a estreia solo de Zezé Motta (1978), além de "Sujeito Estranho" (1980) e "Pecado" (1977), ambos de Ney Matogrosso. (Com Agências)

 

O que você achou desse conteúdo?