Logo O POVO+
De origem antiga e sempre se renovando, a bruschetta caiu no gosto brasileiro
Vida & Arte

De origem antiga e sempre se renovando, a bruschetta caiu no gosto brasileiro

De origem italiana, mas bastante popular no Brasil, as bruschettas são boas opções de entradas e se destacam pela simplicidade e sabor marcante das receitas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Chef Edi Costa, Chef de cozinha e professor de gastronomia, fez uma receita de bruschettas em casa, em época de covid-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo) (Foto: Aurelio Alves/ O POVO)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO Chef Edi Costa, Chef de cozinha e professor de gastronomia, fez uma receita de bruschettas em casa, em época de covid-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)

Se você pesquisar sobre pratos clássicos da gastronomia mundial certamente vai se deparar com as bruschettas. A praticidade, sem falar no sabor, é uma das grandes características que faz a iguaria ser tão apreciada. E apesar de por onde passar ganhar novas características, as bruschettas têm origem italiana, sendo marcadas como um dos principais pratos da culinária daquele país, de acordo com o professor de Gastronomia Edil Costa: "Tem uma origem muito antiga, de antes de Cristo. Foi um prato criado por necessidades dos camponeses na intenção de reaproveitar restos de alimentos como tomate e pão dormido. Eles juntavam tudo, incluindo bastante azeite, porque naquela época era em abundância e formavam este antepasto", explica.

Apesar de uma origem simples, as bruschettas ganharam toque de requinte com o passar do tempo. Vários lugares do mundo apostam nessa opção como entrada para seus cardápios mais elaborados. Isso porque a base italiana, geralmente feita com tomate, manjericão e algum tipo de queijo em um pão italiano de casca dura, conforme explica Edil, ganha adaptações por onde passa. "Quando sai da Itália e perde a característica nativa, ganha muitas variações e perde as regras. Hoje é feito de todas as formas e um prato que é extremamente simples ganha esse glamour todo", pontua.

No Brasil, as adaptações mais conhecidas são acompanhadas de frutos do mar, forte característica da gastronomia nacional - e local, principalmente. "Mas até sabores com doce dá para encontrar aqui no Brasil, porque esse é o nosso paladar tradicional", declara. Edil comenta que nesse período de quarentena, os amantes da cozinha arriscaram receitas novas e a bruschetta entra como uma das opções preferidas, pela simplicidade em ser feita. Com isso, ele vem percebendo um dos principais erros: incluir o forno no modo de preparo. "A bruschetta de verdade precisa ser tostada. Essa é uma das poucas regras que existem para a boa elaboração e sabor", pontua.

Apesar de a gastronomia contemporânea ter aberto portas para muitas formas de se fazer bruschetta, o uso do pão italiano ainda é uma característica importante de ser preservada. A chef Luanda Nery defende a regra. "Às vezes escolhemos opções mais fáceis como a utilização de qualquer pão e não sai a mesma coisa. Pois a grande característica de uma bruschetta é o pão italiano", comenta.

Como dica de recheio, Luanda indica como opções os sabores da clássica bruschetta italiana, com tomate, queijo parmesão e manjericão; salmão defumado com cream cheese; queijo brie com presunto de parma; abacate com ovo poché; cogumelos com ricota e queijo brie com geleia de damasco."Mas a de tomate confitado, queijo parmesão e manjericão e a com queijo brie com presunto de parma são as minhas opções favorita", completa.

Seguindo a tradição italiana, o prato também é servido como opção de entrada no Brasil. A dica de Luanda é utilizar o tomate confitado como opções de entradas para jantares e o queijo brie com presunto de parma como opção de almoço. Para acompanhar, a chef indica vinhos das uvas Barbera e Zinfandel. É importante evitar vinhos muito tânicos, pelo resultado dessa combinação será excessivamente metálico. Se for optar por vinho branco, pensando na refrescância e acidez, a dica é um Sauvignon Blanc.

Segredos do preparo!

- Tanto Edil Costa quanto Luanda Nery indicam esfregar o dente de alho partido ao meio no pão antes de incluir o recheio, para aguçar o sabor

- Os chefs também indicam escolher opções frescas para recheio, explicando que essa característica faz todo o diferencial

- Uma dica de Edil é que uma das maneiras de trazer o tomate para a bruschetta é extrair sua polpa com um ralador grosso e, em seguida, adicionar na base do pão

O que você achou desse conteúdo?