Logo O POVO+
O "lado b" do influenciador digital
Vida & Arte

O "lado b" do influenciador digital

Lidar com críticas e exposição são alguns dos desafios de quem produz conteúdo na Internet. Pause bateu um papo com influencers que falam sobre os bastidores do trabalho!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 22-07-2020: Fernanda Levy, Digital Influecer e apresentatora de TV. Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo) (Foto: Aurelio Alves/ O POVOS)
Foto: Aurelio Alves/ O POVOS FORTALEZA-CE, BRASIL, 22-07-2020: Fernanda Levy, Digital Influecer e apresentatora de TV. Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)

Por trás dos universos entregues através de influenciadores digitais pelo mundo virtual existem vidas reais. Pessoas que, com seus trabalhos na Internet, lidam diariamente com críticas, falta de privacidade e tantos outros desafios. Em bate-papos leves e descontraídos, Vida & Arte mostra o "lado b" da vida do criador de conteúdo digital. Aquilo que, possivelmente, eles nunca te contaram em um IGTV, story ou post no feed!

Fernanda Levy

FORTALEZA-CE, BRASIL, 22-07-2020: Fernanda Levy, Digital Influecer e apresentatora de TV. Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)
Foto: Aurelio Alves/ O POVOS
FORTALEZA-CE, BRASIL, 22-07-2020: Fernanda Levy, Digital Influecer e apresentatora de TV. Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)

Fernanda Levy se dá bem com as câmeras desde muito nova. A arquiteta, atriz e apresentadora resolveu trazer um olhar centralizado para o Instagram desde o final de 2019, apesar de ser ativa na rede social, com mais de 40 mil pessoas, há anos, quando entendeu que a plataforma dava um retorno muito positivo para seus trabalhos e a conexão com o público estava cada vez mais crescente e, acima de tudo, transparente.

“Gerar conteúdo agora é um trabalho, eu tenho uma agenda. Antes eu tinha na cabeça que estava arrumada e aproveitava para fazer foto e gravar vídeo. Mas eu sinto que as pessoas querem mais do que nunca conteúdo de valor”, comenta. A presença diária na rede social é um desafio prazeroso e, ao mesmo tempo, exige uma postura de responsabilidade com a triagem de conteúdo passado, afinal, segundo ela, influenciar requer, acima de tudo, empatia e olhar para o outro de forma cautelosa.

Em meio às poucas críticas que recebe, ela acredita que retornar esses comentários de forma positiva é o melhor caminho. “Eu não tenho muito haters. A gente sabe distinguir quando a crítica é para afetar. Quando eu vejo algo assim eu tento mostrar um pouco de amor e sentimento pra quem quis me atingir”, comenta.

A exposição do dia a dia, que passeia pelo universo do seu lifestyle, tem limite principalmente quando o assunto é seu casamento. As postagens com o marido Omar Macedo aparecem quase sempre apenas em datas comemorativas. “Gosto de tomar esse cuidado. Ele não gosta de se expor, a família dele não gosta, e eu respeito muito”, pontua. O mesmo vale para as viagens (leia-se Maldivas, Tailândia, Rússia e muitas outras), que o casal gosta de fazer. Fernanda é cuidadosa no equilíbrio do conteúdo principalmente quando se trata do luxo. “Eu tento mesclar e deixar isso mais natural e simples para as pessoas que querem ver. Já mandei até meu roteiro para seguidora. Mando com maior prazer. Mas isso eu não divulgo de uma forma geral”, comenta. Os momentos mais íntimos, desfrutados na maioria das vezes com a família, Fernanda prefere disponibilizar na ferramenta “close friends”, para que apenas pessoas próximas tenham acesso a esse tipo de conteúdo.

O planejamento do que vai ou não ser exposto se dá por saber que o trabalho de influenciadora requer, antes de tudo, responsabilidade e respeito. Estes sentimentos ela também tenta ter consigo na hora de se cobrar para produzir conteúdo. Basta passar um dia sem postar para que os números de seguidores caiam. Na tentativa de conter essa pressão imediatista, ela reflete: “Quando não posto algum dia, por algum motivo pessoal, eu penso pelo lado positivo, de que não dá para postar qualquer coisa. Para fazer algo mal feito, eu não vou fazer. E já acordo no outro dia empolgada para fazer algo legal. E assim vou seguindo”, esclarece.

Luiz Victor Torres

FORTALEZA-CE, BRASIL, 23-07-2020:  Luiz Victor. Digital Influecer Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)
Foto: Aurelio Alves/ O POVOS
FORTALEZA-CE, BRASIL, 23-07-2020: Luiz Victor. Digital Influecer Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)

O universo da gastronomia, no geral, preenche o Instagram de Luiz Victor Torres. Mas não apenas isso. De uns tempos para cá, o influencer sentiu a necessidade de abordar temas comportamentais por perceber alguns questionamentos frequentes do seu público, como a pressão pela a estética, principalmente neste período de isolamento social, no qual muitos deixaram de se exercitar e, por consequência, acabaram ganhando quilos na balança. “Eu notei a insegurança em relação ao peso. As pessoas precisam fazer as pazes com a comida. O comportamento virou uma das vertentes do meu trabalho justamente por isso, de uns tempos para cá”, explica.

O planejamento de conteúdo diário para o Instagram acompanha a produtividade de Luiz Victor, que é a mil, e hoje conta com uma equipe criativa como suporte. Ele confessa que está sempre online nas redes e, apenas em momentos atípicos, chega a se ausentar da sua produção de conteúdo. “Se eu tenho um trabalho ele vai acontecer. Todo dia tem geração de conteúdo. Tem dias que to mais afim e outros menos. Mas eu nunca vou me ausentar ou sumir sem da uma satisfação. Eu tenho um quadro hoje que se chama confort food, comidas que me trazem memória afetiva, só que tem momentos que chega o dia de postar e eu não consegui produzir, por algum motivo específico. E está tudo bem, eu sei lidar com isso”, comenta.

O processo de exposição vem o ensinando dia após dia. Luiz Victor relembra algumas críticas que recebeu após publicar a conta de um restaurante, no intuito de trazer um conteúdo informativo, pautado no que os seguidores mais pedem, que são os preços. A troca de informação mal compreendida por algumas pessoas, também abrem portas para reflexões: “Eu sou responsável pelo o que eu digo e não pelo que você interpreta. Eu viajei de jatinho e não postei isso porque não era trabalho, não fazia parte do meu conteúdo, não tinha nexo. Então isso é entender o limite do que você deve, precisa e pode colocar.”, explica.

O amadurecimento que o trabalho na Internet entrega diariamente também ajuda a enxergar o outro. Até mesmo quando vem das críticas. Quando a isso, ele internaliza o processo de absorver somente o necessário. Este é um grande desafio. “A gente só dar o que temos dentro da gente. Essas pessoas não estão bem resolvidas e é muito de uma causa pessoal delas, que é projetada em mim e nos outros. Eu acredito na minha verdade e sei da minha história. Quando a pessoa me chama de gordo da vontade de dizer: gordo eu realmente sou, isso não é uma ofensa. Essa pessoa, com certeza, tem alguma complexidade com peso”, pontua.

A pressão do outro lado da tela do celular, de quem assiste, também vem acompanhada de cobranças, vez ou outra, pautadas em posicionamentos políticos, por exemplo. Nesses casos, Luiz Victor explica que suas atitudes expostas na Internet dizem muito sobre ele, antes que mesmo que precise ser feito qualquer discurso por meio de palavras acompanhado de um posicionamento. Seja qual for o segmento, ele garante: “Eu não faço polemica”.

Bianca Dácia

FORTALEZA-CE, BRASIL, 23-07-2020:  Bianca Dacia. Digital Influecer. Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)
Foto: Aurelio Alves/ O POVO
FORTALEZA-CE, BRASIL, 23-07-2020: Bianca Dacia. Digital Influecer. Projeto Blogueiros, que fala da do outro lado da vida de um influencer. em epoca de COVID-19. (Foto: Aurélio Alves / O Povo)

“Roubei do Pinterest” e “3in1” são alguns dos quadros mais conhecidos do Instagram de Bianca Dácia, 24. Os conteúdos dinâmicos de moda fizeram a influenciadora conquistar mais de 70 mil olhares para a rede social e, com isso, trouxeram a decisão de deixar a atuação na área de advocacia para se dedicar exclusivamente à profissão de influenciadora digital. “Hoje em dia ainda tem alguns familiares que falam: você não vai fazer aquele concurso?”, comenta a influencer relembrando os questionamentos que recebe, vez ou outra, dos parentes.

O trabalho na internet exige um planejamento semanal que inclui análise de métricas, produção de conteúdo e muita pesquisa de campo. As segundas são consideradas o “dia off” que, neste caso, foi dedicado à gravação e sessão de fotos desta reportagem. Mas Bianca garante que a vida exposta através das telas tem limites. “Eu já cheguei a expor mais, só que eu comecei a ver que certas coisas não precisam ser postadas o tempo todo. Apesar de muita gente querer o seu bem, vai ter quem queira o mal. Então nem sempre eu estou expondo meu namorado, minha família e meus amigos, por exemplo”, comenta.

Com o trabalho pautado na moda, os desejos de consumo também acabam ganhando espaço. Há poucas semanas, Bianca comprou uma bolsa de grife e precisou de duas semanas para decidir se iria publicar ou não. “Eu fiquei bem receosa”, pontua a influenciadora, explicando que no mundo virtual as críticas são constantes, principalmente quando se tratam de bens materiais. “É difícil e eu ainda estou num processo para aprender a lidar com umas críticas. As pessoas acham que ser uma pessoa pública tem que ouvir o que você tem a dizer. Eu respondo e bloqueio. Tenho que aceitar críticas quando vem de uma maneira construtiva. Eu ainda estou tentando fazer com que eu não fique chateada”, declara.

As viagens internacionais que acontecem, quase sempre, uma vez por ano, por outro lado, são pautas que deixam a influenciadoras menos receosas quanto a exposição da atmosfera de roteiros, restaurantes e looks selecionados para os dias no exterior. “Eu mostro tudo. Mostro tudo dentro da minha realidade e o pessoal ama”, pontua.

Neste período de quarentena, Bianca decidiu transformar um quarto na casa da avó decorado exclusivamente para sua criação de conteúdo. O crescimento das demandas de parcerias pautou a decisão. Quanto aos trabalhos com publicidade, ela conta que essa é uma questão pensada com bastante cautela. Se a marca não tiver sua identidade, não tem contrato. “Meus seguidores me conhecem e sabem o meu estilo”, explica.

No mundo virtual, assumir a identidade de uma vida real, com todas as falhas e dificuldades, segundo Bianca, é o grande desafio. “Quando você constrói um personagem e fala tudo o que as pessoas vão gostar, você não vai ter muito problema, mas quando você mostra sua vida real, como todo mundo, você também tem falhas. Pode ser que uma opinião minha machuque uma outra pessoa. Isso é muito difícil e eu não fico fazendo essa triagem, eu tento dosar, mas é bem complicada essa parte”, finaliza.

 

O que você achou desse conteúdo?