"O show tem que continuar". A frase é clichê, considerado um bordão entre artistas e pessoas de outros setores, mas demonstra a situação que os músicos estão vivendo no momento. Sem previsão para o retorno das atividades culturais, novos formatos, como os festivais virtuais, se tornaram uma ferramenta de divulgação da arte em um cenário adverso. Exemplo é a realização da quarta edição do Festival Musicalize neste domingo, 9, a partir das 13 horas.
Em 2020, a ação estava planejada para acontecer presencialmente, com mais de dez artistas no line-up. A programação teria apoio do Instituto Dragão do Mar e por isso, aconteceria no anfiteatro do Dragão. "Começamos a conversar em maio sobre a possibilidade de adaptação para o virtual, assim que vimos que não daria certo fisicamente. Foram quase três meses de elaboração para o on-line", explica o idealizador Pelizari.
Alguns nomes que já estavam confirmados saíram da grade e outros continuaram. Mas o que seria apenas uma dezena de cantores, converteu-se em 44 na versão para as redes sociais. Entre os artistas que irão participar, estão Roberta Campos, Getúlio Abelha, Luiza Nobel, Davi Cartaxo, Camila Marieta e Magi. "Escolhi os convidados baseado na temática do evento, pessoas que conversassem com o estilo. De forma despretensiosa, conseguimos pessoas que não me conheciam, não conheciam o projeto e não sabiam o que ia acontecer", explica.
Para diversificar a programação, a equipe de produção também decidiu abrir inscrições para outros artistas. Já estabelecidos, os selecionados terão a oportunidade de cantar até três músicas durante o primeiro bloco. A segunda seção ficará por conta dos convidados, que apresentarão até cinco obras. "Todos concordaram em fazer a live de forma voluntária. Dos mais conhecidos aos que estão começando na cena agora, todo mundo topou porque acreditou no projeto", afirma. No total, serão mais de 10 horas de duração.
Leia também | Confira o que entra no catálogo do Amazon Prime Video em agosto
Em parceria com a Altamaré Produções, o portal Mais Brasil e o Vida&Arte, o Festival Musicalize será o primeiro evento virtual realizado por Pelizari. "Até o momento, tudo é muito novo para quem está organizando. Nesse período, fiz apenas uma live. Agora são mais de 40 vídeos, é diferente. Mas estamos nos dedicando muito para o projeto dar certo", indica.
Apesar da restrição acerca da quantidade das canções, os artistas foram livres para escolher a maneira de conduzir suas próprias gravações. Alguns participantes, por exemplo, contam histórias sobre o momento que estão vivendo e sobre os processos de criação. "A gente nunca tinha feito um trabalho assim antes. No começo, foi um pouco complicado. A primeira data ia ser um pouco antes, então tivemos que postergar", lembra.
Idealizador do projeto, ele é também cantor e compositor. Indicado como um dos nomes que irão cantar, apresentará seu último EP, que leva o próprio nome "Pelizari". Além disso, anunciará mais informações sobre o novo single "Vai Passar", que será lançado no dia 14 de agosto. "Comecei a fazer a divulgação da nova música recentemente. Como estamos nessa pandemia, eu não gravei logo, apesar de já estar trabalhando nela há um tempo. Estou seguindo por um caminho mais MPB. Tinha me desviado desse estilo, mas pretendo seguir no formato daqui em diante", explica.
Outra atração é Luiza Nobel. Na apresentação, ela explora o novo projeto autoral "Preta Punk". Idealizado desde 2013, o trabalho constrói uma identidade musical própria. "Estou muito animada porque será um público muito vasto. Tem artistas do Brasil inteiro. Vamos trocar muitas 'figurinhas'. Vai ser bem interessante conhecer novos trabalhos junto com meu público e apresentar o meu para outros artistas", comenta.
Leia também | Artistas usam período de confinamento para criar séries exclusivas para o Instagram
A artista, confirmada para o evento presencial, decidiu participar também do on-line. De acordo com ela, a possibilidade, por exemplo, de reunir nomes de outros lugares só aconteceu por causa da conectividade. "Antes, tinha um headline repleto de artistas cearenses, agora existe a oportunidade de juntar o Brasil. No on-line, você precisa de menos recurso, não há uma superprodução. Tem artistas independentes de todo o País em um lugar só", indica Luiza Nobel.
A iniciativa será gratuita, mas os espectadores poderão doar dinheiro durante a transmissão ao vivo. Todas as doações serão destinadas à Casa de Apoio Sol Nascente. Há quase 20 anos, o local acolhe adultos, adolescentes e crianças com HIV/Aids.
Festival Musicalize
Quando: domingo, 9 de agosto, a partir das 13 horas
Onde: no canal do Youtube do Festival Musicalize, no canal do Youtube do O Povo Online e na página do Facebook do Mais Brasil
Mais informações: no Instagram @festivalmusicalize
Quem vai se apresentar
Roberta Campos
Gabriel Gonti
Clara X Sofia
Getúlio Abelha
Pelizari
Daniel Peixoto
Camila Marieta
Luiza Nobel
Magi
Rayane Fortes
Davi Cartaxo
Juan
Benti
Paolo Ravley
Lua
Clara Tannure
Murilo Bispo
Lucas Pretti
Wander
Álec
Fellipe Lustosa
Deia
Alek Martins
Jonh
Bruno Kunk
Agatha Lazuli
Lua Lima
Luh Lívia
Jaime
Adma Oliveira
Arqueland
Chris Lima
Maya Dourado
Eu Maria
Suzy Kobayashi
Clauddine Albuquerque
Edley Inc.
Alline Allmeida
Ítalo Azevedo
Natasha Aragão
Mosy
Anistocles
Vitu
SSO