Logo O POVO+
Do jazz à cultura popular, confira as lives deste fim de semana
Vida & Arte

Do jazz à cultura popular, confira as lives deste fim de semana

A agenda de transmissões ao vivo para o fim de semana, de quinta-feira, 20, a domingo, 23, conta com uma diversidade de formatos e linguagens. Confira!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
A Mostra Ceará Folclore acontece entre sábado, 22, e domingo, 23 (Foto: Marina Cavalcante)
Foto: Marina Cavalcante A Mostra Ceará Folclore acontece entre sábado, 22, e domingo, 23
Mulher Maravilha 1984 estreia dia 4 de junho
Mulher Maravilha 1984 estreia dia 4 de junho

DC Fandome

Os amantes dos super-heróis e das revistas em quadrinhos da DC Comics podem comemorar! Neste sábado, 22, a Warner Bros promove um evento gratuito que busca discutir filmes, séries e videogames do universo heróico. A programação é dividida em seis partes: Hall of Heroes, WatchVerse, KidsVerse, YouVerse, FunVerse e InsiderVerse. Cada área tem um objetivo específico, como assistir a filmagens inéditas de produções diversas, homenagear os fãs, realizar um espaço imersivo e até conhecer os bastidores dos estúdios em que os longa-metragens foram gravados. Entre os destaques da programação, está o painel da Mulher-Maravilha 1984, que acontece às 14 horas e conta com uma conversa entre os atores Gal Gadot (na foto), Chris Pine, Kristen Wiig e Pedro Pascal.

Quando: sábado, 22, a partir das 14 horas

Onde: no site www.dcfandome.com

A Orquestra Ouro Preto se apresenta em live para comemorar os 20 anos de formação
A Orquestra Ouro Preto se apresenta em live para comemorar os 20 anos de formação

Orquestra Ouro Preto

Neste ano, a Orquestra Ouro Preto completa duas décadas de atividades ininterruptas. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo conta com a gravação de 11 CDs e 7 DVDs em sua trajetória. A formação realiza apresentações em todo o país - quando era possível ter essa atividade antes das medidas de isolamento social nos estados brasileiros. Para celebrar a própria história, a orquestra terá um concerto especial nesta sexta-feira, 21, às 20h30min, no canal do Youtube. Em live, traz o repertório que marca a trajetória: as composições de Alceu Valença, o rock britânico da banda The Beatles, além da musicalidade mineira de Milton Nascimento e Fernando Brant, são alguns dos ritmos que o grupo promete tocar no dia. Durante a transmissão, será possível contribuir com o Mesa Brasil Sesc. O programa distribui recursos para combater a fome e o desperdício de alimentos.

Quando: sexta-feira, 21, às 20h30min

Onde: no canal do Youtube da Orquestra Ouro Preto 

Documentário sobre Haroldo Serra será transmitido pelo Cineteatro São Luiz
Documentário sobre Haroldo Serra será transmitido pelo Cineteatro São Luiz

Um Homem Chamado Teatro

Considerado um dos mais importantes nomes do teatro cearense, Haroldo Serra dedicou quase 70 anos de sua vida às artes cênicas. Fundador do grupo Comédia Cearense e ex-diretor do Theatro José de Alencar, ele era natural da cidade de Tamboril, no interior do Ceará. Em 2019, faleceu em decorrência de uma parada cardíaca. O documentário “Um Homem Chamado Teatro”, dirigido por Ângela Gurgel, perpassa a história de Haroldo Serra, com suas paixões, seus desafios e suas inovações. A produção tem entrevistas com vários nomes do cenário artístico, como Aderbal Freire Filho, Emiliano Queiroz, Claudio Jaborandy e Larissa Goés. O filhos, Hiroldo Serra e Haroldo Junior, e a esposa, Hiramisa Serra, também participam. O filme integra a programação on-line “Semana do Audiovisual Cearense”, promovida pelo Cineteatro São Luiz.

Quando: quinta-feira, 20, às 20 horas
Onde: no site e no canal do Youtube do Cineteatro São Luiz

Dois dançarinos da São Paulo Companhia de Dança participam do Dança #EmCasaComSesc
Dois dançarinos da São Paulo Companhia de Dança participam do Dança #EmCasaComSesc

Dança #EmCasaComSesc

Os sentimentos causados pela pandemia do coronavírus são os motivos para diversas produções artísticas atuais. Esse é o caso da apresentação de dança "Cartas para um Outro Tempo", com Letícia Forattini e Otávio Portela, da São Paulo Companhia de Dança. Com dramaturgia de Bastian Thurner, o duo reflete sobre a provável realidade em um futuro próximo. "Como iremos olhar para o passado?" é um dos questionamentos que a obra se propõe a fazer. A partir da conexão à distância, mostra as inquietações pessoaIs e coletivas, as relações afetivas e a esperança para um momento melhor. Entre a conexão do passado, do presente e do futuro, a dupla traz uma perspectiva de um período que continuará a marcar nossas vidas.

Quando: quinta-feira, 20, às 21h30min

Onde: no canal do Youtube do Sesc São Paulo e no Instagram @sescaovivo 

 

Mestre Júlio Santos apresenta suas novas formas de criar em programação do Porto Iracema das Artes
Mestre Júlio Santos apresenta suas novas formas de criar em programação do Porto Iracema das Artes

Sete Mares do Porto

O Porto Iracema das Artes está promovendo a programação “Sete Mares do Porto” em comemoração aos sete anos da escola. Nesta quinta-feira, 20, às 15 horas, a coreógrafa Lia Rodrigues conversa sobre seu espetáculo “Fúria”, que aborda o protagonismo de diversos grupos sociais em um mundo marcado por desigualdades. No mesmo dia, às 17 horas, o mestre Júlio dos Santos (na foto) mostra as novas técnicas desenvolvidas pelo artista para produção de fotopintura. Na sexta-feira, 21, às 15 horas, ex-alunos debatem sobre a importância da instituição para suas carreiras. Para finalizar a programação da semana, às 17 horas, o diretor e roteirista Esmir Filho discute sobre sua nova série, “Boca a Boca”, que está disponível na Netflix.

Quando: quinta-feira, 20, às 15 horas, com “Anatomia da Dança - espetáculo ‘Fúria’”, e às 17 horas, com “Entre Telas Fotopoéticas – Formas de transformar o cavalete e a vida”; sexta-feira, 21, às 15 horas, com “Entre Telas – Navegadores em trajetória”, e às 17 horas, com “Anatomia do Filme – Série Boca a Boca”
Onde: no canal do Youtube e no Instagram @portoiracemadasartes

Marcel Powell é um dos artistas presentes na VI Mostra Jazz Campinas
Marcel Powell é um dos artistas presentes na VI Mostra Jazz Campinas

VI Mostra Jazz Campinas

A 6ª edição da Mostra Jazz Campinas acontece, pela primeira vez, de maneira on-line. O evento, que ocupava bares, casas de shows e espaços públicos, acontecerá entre quinta-feira, 20, e segunda-feira, 24, no canal do Youtube e na página oficial do Facebook. Com 30 transmissões ao vivo, duas mesas de discussão sobre o cenário cultural e uma aula-show, a mostra traz programação que reflete a diversidade musical da cidade de Campinas. Entre os nomes confirmados, estão Marcell Powell (foto), Clayber de Souza, Robertinho Silva, Ieda Cruz, Marcelo Modesto, Rodrigo Duarte, Eliza Basile e Regina Dias. O evento também conta com workshops pagos sobre assuntos como ritmos brasileiros e masterclass de canto. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Quando: de quinta-feira, 20, a segunda-feira, 24

Onde: no canal do Youtube e na página do Facebook da Mostra Jazz Campinas

In-Grafika Convida

Desde junho de 2020, o coletivo In-Grafika promove conversas virtuais com diversos artistas que atuam no cenário da gravura no Brasil. O grupo, composto por Andréa Dall'Olio, Gerson Ipirajá, Sandra Montenegro, Silvano Tomaz e Zakira, realiza atividades on-line durante o período de isolamento social. Nesta quinta-feira, 20, às 19h30min, Bárbara Sotério e Zé Tarcísio falam, respectivamente, sobre "gravura é resistência" e "um percurso gráfico". A mediação fica por conta de Sandra Montenegro.

Quando: quinta-feira, 20, às 19h30min

Onde: no Instagram @coletivoingrafika 

A Mostra Cearense de Folclore acontece entre sábado, 22, e domingo, 23
A Mostra Cearense de Folclore acontece entre sábado, 22, e domingo, 23

Mostra Ceará Folclore

O Dia do Folclore Brasileiro, celebrado anualmente em 22 de agosto, acontecerá de forma virtual neste ano. A Mostra Ceará Folclore, realizada entre sábado, 22, e domingo, 23, conta com a participação de diversos grupos de tradição, poetas, cantadores, repentistas e músicos. Entre os confirmados, estão o grupo Oré Anacã (foto), o Balé Folclórico Arte Popular de Fortaleza, o Grupo Maria Bonita, o cordelista Klévisson Viana e a vaqueira Mestra Dina. Além das apresentações em vídeo já gravadas, o evento integra diversas linguagens, como audiovisual, fotografia e literatura. Os bate-papos ao vivo que iniciam a programação do dia também serão um destaque. No sábado, por exemplo, Lourdes Macena, coordenadora do Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFC), e Fabiano Piúba, secretário estadual da Cultura, conversam sobre "17 anos da Lei dos Mestres da Cultura do Ceará: memórias e sentidos do Patrimônio Cultural do Ceará". O horário de cada atração está disponível no Instagram @festivaldefolcloredoceara

Quando: no sábado, 22, e no domingo, 23, às 16h30min

Onde: no canal do Youtube do Festival de Folclore do Ceará

O espetáculo
O espetáculo "O Boi Estrela", do grupo Formosura, estreia a faixa de programação "Curta Mais Teatro", do Cineteatro São Luiz

O Boi Estrela

Pela primeira vez desde o início do isolamento social no Ceará, o Cineteatro São Luiz adaptará a faixa de programação “Curta Mais Teatro” para as plataformas digitais. Neste sábado, 22, às 17 horas, o espetáculo “O Boi Estrela”, do Grupo Formosura, vai inaugurar o projeto on-line. A apresentação conta a história de Mateus, capataz do poderoso Capitão Melancia, que deve cuidar do boi Estrela enquanto o patrão está fora. A mulher do chefe, Quitéria, porém, tem certeza de que o funcionário não merece a confiança do marido. Por isso, coloca Mateus em um grande problema. O enredo é um fábula nordestina que surgiu após estudos do grupo de teatro sobre o boi no Ceará. A produção conta com uma estética de montagem que mistura atores e bonecos. A transmissão acontece por meio do canal do Youtube e do equipamento cultural.

Quando: sábado, 22, às 17 horas
Onde: no canal do Youtube e no site do Cineteatro São Luiz

Michael Pipoquinha e Pedro Martins apresentam seu novo álbum
Michael Pipoquinha e Pedro Martins apresentam seu novo álbum

Cumplicidade

Há três anos, os músicos Michael Pipoquinha e Pedro Martins se conheceram no Festival Choro Jazz, onde realizaram um show juntos. Desde então, os dois firmam parcerias em diversas apresentações. Um dos resultados dessa colaboração constante é o lançamento do álbum “Cumplicidade”, que marca o encontro melódico dos artistas. Com uma série de transmissões ao vivo, o disco está sendo divulgado aos poucos. Nesta quinta-feira, 20, às 17 horas, a dupla apresenta a faixa “Bolero de Satã”, que conta com participação especial de Mônica Salmaso. O evento terá mediação do compositor e produtor cultural, Dalwton Moura, e será transmitido pelo canal do Youtube de Pedro Martins e Michael Pipoquinha.

Quando: quinta-feira, 20, às 17 horas
Onde: no canal do Youtube de Michael Pipoquinha e de Pedro Martins

O que você achou desse conteúdo?