Logo O POVO+
Palco Vida&Arte começa segunda-feira, 31, em versão virtual
Vida & Arte

Palco Vida&Arte começa segunda-feira, 31, em versão virtual

Palco Vida&Arte chega à 3ª edição com foco em cultura da paz e sustentabilidade. Oficinas, contação de histórias, debates e música compõem a programação
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Felipe Cazaux realiza aula virtual nesta segunda-feira, 1° de fevereiro (Foto: Natalia Kataoka / divulgação)
Foto: Natalia Kataoka / divulgação Felipe Cazaux realiza aula virtual nesta segunda-feira, 1° de fevereiro

Uma das principais marcas do Vida&Arte é promover encontros e estar no mundo. Uma das principais plataformas nesse sentido, por sua vez, é o Palco Vida&Arte, evento promovido pelo O POVO e pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) que, nas edições anteriores, levou cultura, arte, bem-estar e consciência para espaços como o Parque do Cocó e o Anfiteatro do Dragão do Mar. Reforçando o compromisso com o público e as pautas que defende, o Palco chega em 2020 à terceira edição ofertando programação especial - que se estende até o sábado, 5 de setembro - de forma totalmente on-line. A partir do dia 27, conteúdos especiais começarão a ser divulgados e, a partir do dia 31, começa a programação com oficinas para crianças, contação de histórias, conversas ao vivo e apresentação musical. Toda a programação será transmitida pelo Youtube da TV O POVO e pelas páginas do Facebook da Fundação Demócrito Rocha e do O POVO.

"Procuramos privilegiar três públicos distintos: crianças, jovens adultos e famílias, tendo como eixos temáticos a educação ambiental, o consumo consciente e a cultura de paz", explica Valéria Xavier, executiva de Projetos Especiais do O POVO e coordenadora do Palco Vida&Arte. "Priorizamos produções cearenses e agentes de fomento locais para os eixos temáticos do projeto", destaca.

Os trabalhos do Palco Vida & Arte começam com a publicação de cadernos especiais desenvolvidos a partir dos eixos temáticos da edição e publicados a partir de quinta, 27, no O POVO. A partir de 31 de agosto, é a vez da divulgação de webdocs especiais. No mesmo dia, começam as lives infantis e debates, que seguem ao longo da semana. As lives debates recebem convidados ligados às áreas temáticas do evento e, na abertura, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Arthur Bruno irá abordar a importância da educação ambiental. Temas como consumo consciente, cultura de paz e educação e produção artística em tempos de pandemia também serão discutidos com a presença de nomes como o secretário da Cultura do Estado Fabiano Piúba, a superintendente do Instituto Maria da Penha Conceição de Maria e o músico Caio Castelo.

Caio participa do debate sobre a produção artística na pandemia e avalia as experiências que vêm sendo feitas no Estado nesse sentido como "necessárias". "Tanto por nos manter em contato quanto por oferecerem novas plataformas e possibilidades por onde escoar e falar sobre nossa produção".

Os eixos temáticos norteiam também as lives infantis, que trarão contação de histórias de livros da FDR feitas pela Conta Tia Tati, além de musicalização de João Lage Pessoa. A segunda atividade, destaca Valéria, "trabalhará a utilização de instrumentos a partir de materiais recicláveis, estimulando nas crianças o consumo consciente". 

O encerramento do Palco, no sábado, 5, trará apresentações musicais de quatro artistas cearenses: Felipe Cazaux, Marilia Lima, Rayane Fortes e o projeto De Blues Em Quando, que performarão músicas autorais, clássicos cearenses e participarão de bate-papo descontraído. "É uma forma de incentivar e estimular a produção cultural do Estado. Os artistas foram escolhidos pela qualidade do seu trabalho e também de forma a contemplar diferentes estilos musicais e que se relacionam com públicos distintos", explica Valéria.

A partir da essência já estabelecida do Palco Vida&Arte, a atual edição se alinha com o cenário global e reflete questões importantes para hoje e o futuro. "Mais do que nunca, o momento é de repensar nossa relação com o planeta e com os recursos naturais. É notória a regeneração de algumas áreas naturais com o afastamento provisório de visitantes de turistas durante a pandemia. Assim sendo, é nossa responsabilidade, como grupo de comunicação, provocar a reflexão sobre a responsabilidade que temos para com a sustentabilidade e a permanência no planeta de forma mais saudável", elabora Valéria. (Colaborou Luiza Ester/ Especial para O POVO).

 

Palco Vida&Arte

Quando: de 27 de agosto a 5 de setembro

Onde: transmissão no Youtube da TV O POVO e nas páginas do Facebook da Fundação Demócrito Rocha e do O POVO

Mais informações: www.palcovidaearte.com.br

 

O que você achou desse conteúdo?