Logo O POVO+
Novo filme de Christopher Nolan, Tenet deve estrear nos cinemas brasileiros em 24 de setembro
Vida & Arte

Novo filme de Christopher Nolan, Tenet deve estrear nos cinemas brasileiros em 24 de setembro

"Tenet", novo filme de Christopher Nolan, será o termômetro para a volta das grandes estreias às salas de cinema no mundo. No Brasil, lançamento está previsto para 24 de setembro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Jack Cutmore-Scott, John David Washington e Robert Pattinson em Tenet, novo longa de Christopher Nolan 
 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Jack Cutmore-Scott, John David Washington e Robert Pattinson em Tenet, novo longa de Christopher Nolan

Sem dúvidas será a estreia do momento: o filme "Tenet", com temática de espionagem e ficção científica, do diretor de sucessos Christopher Nolan, é esperada como o messias pelas salas de cinema, fortemente castigadas pela crise do novo coronavírus.

Essa superprodução, com um colossal orçamento de US$ 200 milhões, é a única que se atreve a ser lançada - após uma série de adiamentos - em um período conturbado como esse. A Disney, por exemplo, lançará "Mulan", sua grande aposta, direto em sua plataforma de streaming.

Porém, a Warner Bros decidiu confiar em Nolan, cujos filmes - como a elogiada trilogia de Batman - renderam mais de US$ 4 bilhões. "Tenet" estreará em mais de 70 países amanhã, 26 de agosto, antes da exibição nos Estados Unidos, em 3 de setembro. No Brasil, a expectativa é de que o filme chegue no dia 24 de setembro, nas cidades onde as salas já estiverem liberadas.

Esse filme salvará o cinema em 2020? A BBC respondeu de forma afirmativa em uma análise recente, descrevendo Nolan como "padroeiro" das salas de cinema. "Essas últimas semanas nos lembraram, como se fosse necessário, de que há coisas mais importantes do que ir ao cinema. Mas quando refletimos sobre tudo que o cinema nos oferece, pode ser que não seja tão inútil", escreveu o influente diretor de "Inception" e "Interstellar", em um artigo recente publicado no Washington Post.

O filme conta com os principais ingredientes para qualquer receita de sucesso, e seu apelo argumentativo pode ser visto no título, um palíndromo, ou seja, uma palavra que pode ser lida nos dois sentidos, como o movimento do tempo que permite que os personagens possam avançar ou voltar.

Leia também | Animação "Meninas Superpoderosas" ganha live-action com personagens na fase adulta

O cineasta anglo-americano se diverte com cenas fantásticas, protagonizadas por um agente secreto (John David Washington, filho do ator Denzel Washington), que enfrenta uma cruel figura (Kenneth Branagh) que ameaça a humanidade.

Quanto à trama de espionagem, em entrevista coletiva virtual com a mídia internacional, Nolan confessou que ficou marcado ao ver "007: O Espião Que Me Amava", um James Bond da época de Roger Moore. "É o primeiro que vi, aos sete anos. Tive a impressão de que podia pular na tela e ir a todos os cantos do planeta. Queria redescobrir esse sentimento", explicou o diretor.

No entanto, seu longa com duração de 2h30min e rodado em sete países difere da saga de Bond por ter um herói negro, algo que até agora não aconteceu com o famoso agente secreto. O elenco de "Tenet" inclui Robert Pattinson, que se encaixa perfeitamente em seu ambíguo personagem, que "gosta do caos e de viver no meio de um pesadelo", segundo o próprio ator, e também Elizabeth Debicki, que volta a interpretar um mulher indignada que recupera a liberdade, como em "As Viúvas", de Steve McQueen.

Leia também | Confira as produções que chegam ao catálogo da Netflix em setembro

O diretor, que apresentou o roteiro a vários cientistas para adaptá-lo às teorias sobre a passagem do tempo, não é o primeiro a refletir sobre as consequências da manipulação do passado no presente. "O Exterminador do Futuro", por exemplo, antecipou o tema. Mas, dessa vez, as passagens temporais são mais permeáveis e numerosas. (AFP)

O que você achou desse conteúdo?