De acordo com um estudo realizado em 2012 pela Universidade de Toronto (Canadá), os diários, quando escritos pela manhã, podem trazer bons pensamentos para o restante do dia, pelas pessoas possivelmente estarem mais otimistas quando acordam.
A tentativa de trazer os diários para a rotina pensando na saúde mental, segundo a psicóloga Eloá Rodrigues, é real, variando da adaptação de cada pessoa em particular. Confira a listagem de benefícios sugeridas pela profissional:
A escrita permite uma outra forma de colocar para fora sentimentos e emoções;
O contato mais organizado com os nossos pensamentos facilita a compreensão ou até mesmo a solução de problemas por meio da melhor visualização de como resolvê-los;
Escrever experiências possibilita que as pessoas relembrem momentos felizes e ressignifiquem vivências tristes ou traumatizantes
Quando se torna um hábito prazeroso, estimula a criatividade e ajuda nas funções cognitivas, como a memória, a atenção, a linguagem e a percepção.
Para colocar em prática, Eloá aconselha descobrir a forma mais agradável de escrever (diário físico, diário online, blog, etc), separar um tempo e deixá-lo fixo todos os dias (transformar em parte da rotina) e sempre focar no ganho que pode ser obtido com todo esse processo (recompensas).