Logo O POVO+
Cena musical cearense disputa 14 categorias do Prêmio Dynamite
Vida & Arte

Cena musical cearense disputa 14 categorias do Prêmio Dynamite

Cena musical cearense disputa 14 das 19 categorias do Prêmio Dynamite, uma das mais tradicionais honrarias da música autoral do País. Competição on-line segue até 30 de setembro e será decidida a partir dos votos do público
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Daniel Groove
 (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Daniel Groove

“Existe uma infinidade de cenas musicais que não são vistas e ouvidas”, manifesta o artista Getúlio Abelha. Na intenção de mapear e catalisar esse cenário brasileiro, o Prêmio Dynamite de Música Independente retorna após um hiato de três anos. Bandas e artistas, além de eventos, instituições e mídias culturais concorrem à uma das mais tradicionais honrarias da música autoral do País. Dentre as 19 categorias da edição de 2020, 14 levam nomes do Ceará. Para aplaudir a cena local, o público poderá votar na competição on-line até 30 de setembro.

De acordo com os organizadores, são quase 400 indicados dos 26 estados do Brasil e Distrito Federal. A curadoria observou trabalhos, projetos e lançamentos dos anos de 2018 e 2019. Do Ceará, vários nomes foram lembrados nas mais distintas categorias. Destaque para o álbum “Paraíso Portátil”, da banda cearense Selvagens à Procura de Lei, indicado na categoria “Melhor Lançamento de Rock” - dentre tantos discos, disputa com “Matriz”, da baiana Pitty. “Levante”, álbum de Daniel Groove, disputa “Melhor Lançamento de MPB” com “Planeta Fome”, de Elza Soares, e “Goela Abaixo”, de Liniker e os Caramelows. Em “Revelação”, estão indicados o cearense Mateus Fazeno Rock e Getúlio Abelha, piauiense radicado no Ceará. Maloca Dragão e Salão das Ilusões concorrem, respectivamente, por “Melhor Evento” e “Melhor casa de shows alternativos”.

“A gente vive um momento muito criativo, tanto na música quanto nas outras artes, e vale a pena festejar”, diz Daniel Groove. O artista já foi agraciado na categoria “Melhor Lançamento de MPB” do Prêmio Dynamite em 2014 com o disco “Giramundo” - produzido sem gravadora ou assessoria de imprensa. Em 2016, foi indicado novamente com “Romance pra Depois”, competindo com “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares. Com “Levante”, seu terceiro álbum solo, viajou pelos mais diversos estados do País até o isolamento social devido à pandemia. “Para mim, o disco encerra um ciclo criativo de tudo que eu vivi e vi do mundo. Depois que o processo da feitura acaba, chega uma hora muito interessante. Se abre um novo ciclo, de como tudo que a gente pensou se comunica com os outros”, conta.

Leia também | Conheça Mateus Fazeno Rock, músico cearense que lança o álbum "Rolê nas Ruínas"

Groove acompanhava um grupo de amigos do Acre quando esteve pela primeira vez no Prêmio Dynamite, antes mesmo de ter sido indicado a qualquer categoria. Naquele dia, “o Montagem, do Daniel Peixoto, foi premiado. Quase caí da cadeira pulando. Era um cearense num meio de um mar de gente de outros lugares”. Na edição de 2020, Daniel Peixoto, agora em carreira solo, disputa a categoria “Melhor Lançamento de Música Electrónica” com seu álbum de estreia “Mastigando Humanos Remixes”. Essa efervescência da música local é vista por Groove com muita alegria: “eu dediquei a minha vida inteira a militar pela cena independente do Ceará. É isso que eu faço, é assim que eu me enxergo. Esse é meu partido e essa é minha religião. Eu fico realmente muito realizado quando eu vejo que, das 19 categorias, 14 tem indicados do Estado. É a busca de uma vida inteira.”

Para Getúlio Abelha, o reconhecimento pode render visibilidade e, assim, levar adiante suas músicas e performances pelo País. “Fico feliz de receber uma indicação, espero que traga retornos positivos e financeiros para eu continuar produzindo”. Nascido no Piauí e radicado no Ceará, seu trabalho também tem forte relação com Maranhão e Pará, com sonoridade influenciada pelo forró e pelo brega. “O Nordeste é a raiz do meu trabalho, foi aqui que comecei, é aqui que produzo. Tem coisas que vem de fora. No caso, elas que se misturam”, conta. Em maio de 2020, o artista lançou sua quinta canção inédita, “Sinal Fechado”, em parceria com a compositora cearense Heloise Sá. A faixa integra o álbum de estreia “Marmota”, com cronograma de lançamento interrompido devido à pandemia. “Em breve meu álbum sai, parcerias com artistas nacionais estão encaminhadas em projetos diversos, o resto é esperar pra ver, pois desisti de planos muito controlados. O fluxo vai me levar pra algum lugar, que eu consigo ter alguma ideia de onde seja, mas não quero definir”, adianta.

Leia também | Audições para Laboratório de Música do Porto Iracema ganham formato virtual

Mateus Fazeno Rock lançou em abril seu primeiro disco, “Rolê nas Ruínas”. De lá pra cá, luta vem descobrindo como a música pode ser seu meio de sobrevivência. O artista chama de “rock de favela” o seu som, por todas as possibilidades de ritmos misturados, pelas narrativas marcadas nas composições, mas também pela força motriz daquilo que acontece antes das músicas se tornarem o que são. “Fico feliz pelo trabalho ter sido escutado por tantas pessoas diferentes. Foi bem louco lançar logo nas primeiras semanas da pandemia, mas foi isso que a vida reservou. Depois de um trabalho de mais de um ano de produção, cada pequeno passo eu comemoro muito. Tenho muita sede das conexões que podem surgir a partir de uma circulação maior desse trabalho”.

Realizado pela Associação Cultural Educacional e Social Dynamite (ACESD), o Prêmio Dynamite teve sua primeira edição em 2002. Neste ano, além das categorias, a produção oferecerá Prêmios Especiais para três personalidades da cena independente do País. A cerimônia de premiação acontece no dia 14 de outubro de 2020, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Evento terá transmissão ao vivo e interatividade com vencedores por meio da plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, sob gestão da Amigos da Arte.

Conheça os indicados

Selvagens à Procura de Lei - banda de rock formada por Gabriel Aragão, Rafael Martins, Caio Evangelista e NIcholas Magalhães concorre como Melhor Lançamento de Rock pelo álbum “Paraíso Portátil”.

Old Books Room - banda de rock alternativo formada até 2020 por Reinaldo Ferreira, Ricardo Ferreira, Diego Fidelis, Felipe Portela e Davy Nascimento compete como Melhor Lançamento Lançamento de Indie Rock pelo álbum “Songs About Days”.

Facada - grupo de grindcore conhecido pelo estilo simples, rápido e pesado disputa Melhor Lançamento de Punk / Hardcore com o álbum “Quebrante”.

Damn Youth - com o disco de estreia “Breathing Insanity”, a banda formada por Elton Luiz, Italo Rodrigo, Jardel Reis e Camilo Neto, de Caucaia (CE), concorre ao prêmio de Melhor Lançamento de Heavy Metal.

Nego Gallo - artista da cultura Hip-Hop, natural do Rio de Janeiro e radicado em Fortaleza, disputa com o álbum “Veterano” o prêmio de Melhor Lançamento de rap / hip hop / black music.

Daniel Peixoto - cantor cearense, comparado com David Bowie pelo jornal inglês The Guardian, concorre ao prêmio de Melhor Lançamento de Música Eletrônica com o álbum de estreia “Mastigando Humanos Remixes”.

Daniel Groove - cantor e compositor cearense concorre ao prêmio de Melhor Lançamento de MPB com seu terceiro disco, “Levante”.

Outragalera - banda cearense com sonoridade influenciada pela cultura jamaicana, feita com beats, dub, reggae e flow rap, disputa Melhor Lançamento de Reggae com o álbum “Dub da Tapioca”.

Lilt - banda cearense de Fusion Rock Instrumental formada por Jones Sampaio, Leo Mamede e Paulo Tomé concorre ao prêmio de Melhor Lançamento de Música Instrumental pelo álbum de estreia “Solis”.

Getúlio Abelha - piauiense radicado no Ceará, conhecido por sua versatilidade musical muito influenciada pelo forró e pelo brega, disputa o prêmio “Revelação”.

Mateus Fazeno Rock - cearense lançou seu primeiro disco, “Rolê nas Ruínas”, em abril de 2020 e concorre ao prêmio “Revelação”. Autointitulada “rock de favela”, sua música mescla ritmos e traz histórias das suas cruzadas por Fortaleza.

Salão das Ilusões - sediado no Dona Bela, primeiro edifício residencial da década de 50, o espaço cultural e ateliê criativo de artes visuais, moda e música concorre na categoria Melhor Casa de Shows Alternativos.

Maloca Dragão - intitulado “lugar de encontro de todas as tribos”, o festival de artes disputa o prêmio de Melhor Evento. A cada edição, o projeto apresenta gratuitamente shows, espetáculos, exposições, feiras de gastronomia, design e moda, lançamentos de literatura e cinema, debates e rodas de conversa na capital cearense.

Brasil Novos Sons - apresentado por Caio Mota, o programa da Rádio Universitária FM da Universidade Federal do Ceará (UFC) concorre ao prêmio de Melhor Programa de Rádio ou Emissora.

Casa de Vovó Dedé - situada na Barra do Ceará, a Escola de Artes Casa de Vovó Dedé, entidade civil sem fins lucrativos de estímulo à revelão de talentos musicais, concorre ao prêmio de Melhor Produtora, Coletivo ou Entidade.

Prêmio Dynamite de Música Independente 2020

Votação on-line até 30 de setembro
Onde: no site dynamite.com.br/premio

O que você achou desse conteúdo?