Logo O POVO+
Com Seu Jorge e homenagem a Tarsila do Amaral, confira as lives do fim de semana
Vida & Arte

Com Seu Jorge e homenagem a Tarsila do Amaral, confira as lives do fim de semana

Música, teatro, dança, literatura, cozinha e artes visuais movimentam a programação para o fim de semana do Vida&Arte
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ator, cantor, compositor e multi-instrumentista, Seu Jorge estreia projeto
Foto: Reprodução/Instagram Ator, cantor, compositor e multi-instrumentista, Seu Jorge estreia projeto "Seu Jorge convida", com a participação de Vanessa da Mata

 

Vanessa da Mata bate boca com fãs após defender Neymar de acusação de estupro.
Vanessa da Mata bate boca com fãs após defender Neymar de acusação de estupro.

Seu Jorge e Vanessa da Mata

Seu Jorge e Vanessa da Mata têm encontro marcado nesta quinta-feira, 17. A dupla apresenta live pelo canal no YouTube do Teatro Bradesco. Com a apresentação, o cantor inaugura o projeto "Seu Jorge Convida", com atrações de vozes femininas fixas para duetos, em parceria com o Teatro Bradesco, até o fim de setembro.

O que: Seu Jorge convida Vanessa da Mata

Quando: quinta-feira, 17, às 19h30min

Onde: canal no Youtube do Teatro Bradesco

 

Chico César
Chico César

Festival A Vida no Centro

Chico César, cantor, compositor, escritor e jornalista, é a atração deste sábado, 19, às 19 horas, do Festival A Vida no Centro 2020. Evento conta ainda com aulas de dança, yoga e gastronomia, espetáculos de teatro, conversas sobre as mudanças no modo de vida urbano.

O que: Festival A Vida no Centro 2020

Quando: sábado, 19, e domingo, 20, às 19 horas

Onde: Instagram @avidanocentro.sp, Facebook e canal no YouTube "A Vida no Centro"

 

Exposição virtual
Exposição virtual "Tarsila do Amaral – Mais de um Século de Arte" apresenta releituras da artista brasileira. "E aí, comeu?", obra de Totonho Laprovitera, faz referência à "Antropofagia" (1929).

Exposição virtual "Tarsila do Amaral – Mais de um Século de Arte"

Em homenagem aos 134 anos de nascimento de Tarsila do Amaral, a exposição virtual de releituras tem o intuito de reconhecer o valor artístico, cultural e revolucionário da artista brasileira. Idealizada por Jacinta Cavalcante, com curadoria de Andréa Dall'Olio e Sandra Montenegro, aproximadamente 40 artistas participam com obras de diferentes estéticas, técnicas e materiais. Totonho Laprovitera, por exemplo, apresenta "E aí, comeu?", obra em nanquim e ecoline sobre papel, em referência à "Antropofagia" (1929). Iniciada no 1º de setembro, dia do aniversário de Tarsila, a exposição segue no Instagram do projeto "Arte por artista".

O que: Tarsila do Amaral - Mais de um Século de Arte

Onde: Instagram @arteporartista

 

Cantor Silva
Cantor Silva

Silva, Paula Lima, Geraldo Vianna e Rosa Passos

Desde o início do período de isolamento social, a União Brasileira de Compositores (UBC) tem promovido a “Janela UBC”, uma série de lives na qual executivos da associação conversam com artistas e profissionais do meio musical, enquanto apoiam o fundo “Juntos Pela Música”. Nesta quinta-feira, 17, o cantor e multi-instrumentista Silva conversa com Paula Lima, cantora e executiva da UBC. Já na sexta-feira, 18, o músico e diretor da UBC Geraldo Vianna conversa com a cantora, violonista e compositora Rosa Passos. Encontros acontecem sempre às 16 horas, no Instagram da UBC, programação segue durante a semana.

O que: Janela UBC
Quando: nesta quinta, 17, e sexta, 18, sempre às 16 horas
Onde: Instagram @ubcmusica

"Desabituar" é um vídeo performance desenvolvido pelos artistas circenses Edmar Cândido e Eric Vinicius do coletivo Fuzuê - Fortaleza - CE.

Festival Arte como Respiro – Edição Cênicas

O Festival Arte como Respiro apresenta, de 16 a 20 de setembro, trabalhos de artes cênicas, com espetáculos e cenas teatrais e circenses, de dança e de performances de maneira virtual. A quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 e as questões raciais e de gênero são algumas das temáticas abordadas. Há programação destinada tanto para os adultos quanto para as crianças. Cada espetáculo fica disponível por 24 horas a partir da sua exibição. O vídeo performance do grupo cearense Fuzuê, “Desabituar”, apresentado ontem, 16, fica disponível disponível até às 20 horas desta quinta-feira, 17. Outras apresentações podem ser vistas neste fim de semana, como o espetáculo baiano “Combate ao Racismo”, no dia 19, e “Sobre o Que Não é Dito”, do Gir8 Cia. de Dança, de Goiás.

O que: Festival Arte como Respiro - Edição Cênicas
Quando: até domingo, 20
Onde: www.itaucultural.org.br

Denise Stutz analisa em live seu espetáculo
Denise Stutz analisa em live seu espetáculo "3 solos em 1 tempo"

Anatomia da Dança

A bailarina e atriz Denise Stutz analisa o espetáculo "3 solos em 1 tempo", em que manipula material biográfico impresso no corpo e transforma seus procedimentos na dança. Com mediação de Emily Daltro, pesquisadora e professora de Dança.

Quando: quinta, 17, às 15 horas

Onde: canal no YouTube e Facebook do Porto Iracema das Artes

 

Patricia de Filippi atua na área da fotografia e da preservação fotográfica e cinematográfica desde 1984
Patricia de Filippi atua na área da fotografia e da preservação fotográfica e cinematográfica desde 1984

Preservação imagética e sonora

O Museu de Imagem e do Som do Ceará (MIS) comemora 40 anos com atividades especiais. Nesta sexta, 18, Millard Schisler, professor da Johns Hopkins University e gestor de acervos do Instituto Moreira Salles, conversa com Patrícia de Filippi, pesquisadora, restauradora e coordenadora por 15 anos do Laboratório de Restauração da Cinemateca Brasileira (MinC).

O que: Conversa "Acervo Digital - Armazenamento e Preservação Digital"

Quando: sexta, 18, às 11 horas

Onde: Youtube do MisCe e Instagram @mis_ce

 

Pantico Rocha é um baterista, percussionista, violonista, compositor e produtor musical brasileiro, nascido na Paraíba, criado no Ceará e radicado no Rio de Janeiro
Pantico Rocha é um baterista, percussionista, violonista, compositor e produtor musical brasileiro, nascido na Paraíba, criado no Ceará e radicado no Rio de Janeiro

Show dos Mercados

Os shows dos mercados dos Pinhões e da Aerolândia agora acontecem nas redes sociais de músicos cearenses. Confira a programação:

Índio do Acordeon - quinta, 17, às 17h, no Facebook

Grupo Maximize - quinta, 17, às 18 horas, no Instagram e Facebook

Anderson Camelo - sexta, 18, às 17 horas, no Instagram

Giovana Bezerra - sexta, 18, às 18 horas, no YouTube

DJ Magalz - sábado, 19, às 17 horas, no Instagram

Pantico Rocha - sábado, 19, às 18 horas, no Instagram e YouTube Resenha de Bodega

 

"Carambola em flor", fotografia de Cinthia Medeiros, para se pensar na caminhada casa - comida - criação

A Cozinha do Tempo com Izabel Gurgel

Izabel Gurgel realiza o percurso casa - comida - criação, sob a premissa da invenção de uma vida com sabor para si. Ela guarda anotações para o que chama "A Cozinha do Tempo", com a compreensão da cozinha como espaço de transformação. O encontro virtual acontece sábado, 19, às 10 horas, parte das atividades formativas da Galeria de Arte Mariana Furlani.

O que: "A Cozinha do Tempo"

Quando: sábado, 19, às 10 horas

Onde: sala virtual da plataforma Zoom

Quanto: R$ 60

Inscrições: Instagram @galeriamarianafurlani

 

O cantor cearense Rodger Rogério estava internado no Hospital São José desde o dia 19 de maio, após seu quadro de saúde se agravar devido à Covid-19 (Foto: Tatiana Fortes em 11/1/2019)
O cantor cearense Rodger Rogério estava internado no Hospital São José desde o dia 19 de maio, após seu quadro de saúde se agravar devido à Covid-19 (Foto: Tatiana Fortes em 11/1/2019)

Cena São Luiz

O Cineteatro São Luiz estreia neste domingo, 20, o "Cena São Luiz", uma "revista" em formato de "Web TV". Com a temática "vida em arte", o primeiro episódio traz e entrevistas exclusivas em três blocos: "Cultura da Praça", com artistas do Centro de Fortaleza contando suas histórias; "Dentro do Som", com os músicos Rodger Rogério e Pedro Rogério; e "Curta São Luiz", com a diretora teatral Graça Freitas. Programa conta ainda com o show "Cores do Coração", de Rodger e Pedro Rogério, e o espetáculo "O Boi Estrela", do Grupo Formosura.

O que: Estreia do Cena São Luiz

Quando: domingo, 20, às 18 horas

Onde: plataforma virtual do Cineteatro São Luiz e canal no YouTube Cineteatro São Luiz Fortaleza

 

Festival #ZiriguidumEmCasa

Claudio Lins, Celso Fonseca, Mark Lambert, Brazilian Voices, Quarteto do Rio, Thiago Pach, Ricardo Bacelar e diversos outros artistas participam do 15º Festival #ZiriguidumEmCasa, neste sábado, 19, às 20 horas, no YouTube. Esta edição do evento arrecada verba para a manutenção do Beco das Garrafas, casa histórica no Rio de Janeiro e berço da música brasileira. As doações são voluntárias e podem ser realizadas por meio do código apresentado em vídeo, durante a exibição dos artistas. #ZiriguidumEmCasa, iniciativa de Claudio Lins com o jornalista Beto Feitosa, começou na primeira semana de pandemia - quando os teatros foram fechados.

O que: Festival #ZiriguidumEmCasa

Quando: neste sábado, 19, às 20 horas

Onde: canal no Youtube Ziriguidum

O que você achou desse conteúdo?