As faixas de "Chromatica", sexto álbum de estúdio da cantora e compositora Lady Gaga, nomeiam a maior parte de uma série de oito pinturas inéditas da artista visual cearense Bia Leite reunidas na exposição virtual "Christine". Com curadoria da multiartista pernambucana Paulete LindaCelva, a mostra ficará aberta ao público até dezembro. Nesta quinta-feira, 17, artista e curadora inauguram a exibição em uma conversa sobre a experiência deste trabalho às 19 horas, no Instagram @panoderodarte.
"Christine", título da exposição, é referência ao romance do escritor Stephen King adaptado para o cinema na década de 1980. A transformação de elementos da cultura pop em linguagem subjetiva marcam a trajetória artística de Bia: "Eu tenho um processo de colecionismo. Quando percebo algo que me toca muito, eu a coleto, anoto passagem de livro, salvo a imagem, pinto... E esse material vai fazendo parte do meu trabalho, misturando essas imagens coletadas e vendo como elas se misturam com minha própria vivência", pontua a cearense.
Leia também | Confira programação de filmes para conferir no fim de semana, em casa ou no cinema
Produzidas em técnica mista de acrílica e óleo sobre tela e acrílica e óleo sobre poster, as obras demarcam primeira exposição integralmente virtual de Bia Leite. "Eu sempre gostei de compartilhar meus trabalhos na Internet, é uma plataforma muito potente para as artes visuais. Muito da minha formação em pintura mesmo foi estudando pela Internet, então acho que é até parte do trabalho desde o começo, talvez. A expo ia acontecer na galeria Sem Título, mas com a pandemia acabou sendo virtual. Foi um processo de montagem à distância e de conversas com a curadora para que chegássemos ao formato final", encerra. A mostra integra o Projeto Rotatórias, uma realização do Pano de Roda - Território e Movimento, e foi contemplada no Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. (Bruna Forte)
Exposição virtual "Christine", de Bia Leite
Quando: de setembro a dezembro de 2020.
Disponível clicando aqui