Logo O POVO+
Biblioteca pública deve estar apta a funcionar até o fim de 2020, afirma Secult
Vida & Arte

Biblioteca pública deve estar apta a funcionar até o fim de 2020, afirma Secult

Fechada há seis anos para reforma e modernização, Biblioteca Pública deve estar apta a funcionar até o final do ano, segundo Secult
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA,CE, BRASIL, 24.09.2020: Fachada da biblioteca pública Menezes Pimentel.Fotos:(Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)
Foto: Fabio Lima FORTALEZA,CE, BRASIL, 24.09.2020: Fachada da biblioteca pública Menezes Pimentel.Fotos:(Fabio Lima/O POVO)

A placa "Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel" foi retirada — agora, a fachada do prédio localizado ao número 255 da avenida Leste Oeste, no Centro, exibe a nova denominação do equipamento: Biblioteca Estadual do Ceará (Bece). Fechada em fevereiro de 2014 para reforma estrutural e modernização, a biblioteca pública sofre um imbróglio desde então: entre previsões de reabertura em "outubro de 2016", "meados de 2017", "primeiro semestre de 2018" e "novembro de 2018", ainda em fevereiro deste ano a reinauguração foi anunciada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) para 25 de março de 2020. Com a paralisação das atividades em razão da pandemia de Covid-19, entretanto, a entrega da Bece foi adiada mais uma vez e os cearenses seguem à espera.

Publicado no último dia 12 pelo Governo do Estado, o decreto nº33.737 determina a retomada parcial de atividades em bibliotecas e arquivos no município de Fortaleza, limitado o atendimento a 35% da capacidade. Questionada pelo Vida&Arte sobre a situação da Biblioteca Estadual do Ceará e a nova previsão de reabertura, a Secult informou em nota que "em setembro, com a reabertura gradual das atividades, foi retomada pelos fornecedores a entrega, montagem e instalação final do mobiliário, equipamentos e do acervo bibliográfico. A Bece está com seu protocolo institucional de funcionamento já elaborado, com todas as ações já alinhadas com as medidas de prevenção à Covid-19, conforme as orientações da Sesa e do Comitê Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do CoronaVírus. A Secult Ceará informa ainda que até o final do ano de 2020 a Bece estará apta a funcionar e seguirá todas diretrizes e calendário relativos à retomada gradual e responsável".

O projeto da nova Biblioteca busca transformar o local em um "dínamo cultural", um espaço de fruição de outras artes e de relação com o Estado, de acordo com o Secretário de Cultura Fabiano Piúba em entrevista ao O POVO em fevereiro. O objetivo da modernização conceitual da Bece é ampliar e efetivar atividades como mediação de leitura e formação leitora; programação cultural e artística e atuação de patrimônio e memória, com o acervo de obras raras e a hemeroteca. A reforma prevê ainda a tão prometida integração do equipamento ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A aproximação entre a Bece e o Dragão do Mar resulta também num contrato de gestão híbrida: a nova Biblioteca será gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), uma Organização Social (OS) que gerencia equipamentos ligados à Secult. Criada em 1867 e transferida para o atual endereço em 1975, a Bece contará com a bibliotecária Enide Vidal na gestão administrativa e com a socióloga Glória Diógenes na Superintendência de Ação Cultural, Artística e do Conhecimento.

O Conselho Regional de Biblioteconomia - 3ª Região - Ceará e Piauí (CRB-3) acompanha a reforma e modernização da Bece — com ênfase no acervo e no trabalho dos bibliotecários. Presidente do CRB-3, Fernando Braga pontua: "Em 2015, houve uma transferência de parte do acervo da biblioteca pública para o Espaço Estação, no Centro, para que a biblioteca não ficasse fechada totalmente. Lá foi constituído o acervo de escritores cearenses, obras gerais, pesquisa, catalogação… Os funcionários que estavam na antiga Menezes Pimentel foram lotados no Espaço Estação, só quem não se deslocou foi o pessoal das obras raras, já que poderiam ser danificadas no deslocamento. Com a data de reabertura anunciada, todo o acervo do Espaço Estação foi retirado para voltar à biblioteca".

Enquanto a Bece não abre as portas, as bibliotecas municipais e comunitárias seguem atendendo o público — mas o caminho ainda é longo. "A biblioteca é fundamental na formação do ser humano: ela influi diretamente nas questões da cultura, da leitura, da educação. A gente vive uma deficiência muito grande bibliotecas. Mesmo se a Bece estivesse funcionando hoje, ela não conseguiria atender a população toda. Por falta de um bibliotecário, escolas ainda não têm o hábito de abrir as portas da biblioteca para a comunidade. O Estado tem um déficit de 720 bibliotecários e o Município, de 300. Só isso já são mais de mil oportunidades perdidas", encerra Fernando.

Linha do tempo

Janeiro de 2015

O então Secretário da Cultura do Estado Guilherme Sampaio garantiu iniciar a obra da Biblioteca nos primeiros 100 dias de gestão

Março de 2015

À época secretário-adjunto da Cultura, Fabiano Piúba afirmou que a previsão de entrega da Biblioteca reformada e integrada ao Centro Dragão do Mar era outubro de 2016

Abril de 2015

Parte do acervo da Biblioteca Pública e serviços de acesso passam a funcionar provisoriamente em um dos galpões da Estação João Felipe, no Centro, sob a alcunha "Espaço Estação"

Março de 2016

Após assumir a titularidade da Secult, Fabiano Piúba afirmou que a "perspectiva" seria "entregar a biblioteca até meados de 2017"

Agosto de 2017

Nova data de reabertura divulgada: "primeiro semestre de 2018", segundo informação de Fabiano Piúba ao O POVO.

Julho de 2018

Em matéria, Vida&Arte apurou a defasagem de prazos. A assessoria da Secult informou em nota que a Biblioteca estava prevista para "ser entregue ao povo cearense em novembro de 2018"

Agosto de 2019

Durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, Secult  apresentou o novo conceito da Biblioteca Pública e nova data de reabertura prevista: 2020 

Fevereiro de 2020

A socióloga Glória Diógenes foi anunciada como superintendente de Ação Cultural, Artística e do Conhecimento da Biblioteca Estadual do Ceará, novo nome do equipamento. Na gestão administrativa, a bibliotecária responsável é Enide Vidal. A previsão de reabertura era 25 de março, data que marcava o aniversário de fundação da Biblioteca.

Setembro de 2020

Com a reabertura gradual das atividades paralisadas por seis meses em virtude da pandemia de Covid-19, foi retomada pelos fornecedores a entrega, montagem e instalação final do mobiliário, equipamentos e do acervo bibliográfico da Biblioteca. Em nota, Secult afirmou que "até o final do ano de 2020 a Bece estará apta a funcionar".

O que você achou desse conteúdo?