Logo O POVO+
"Cúpula Negra": Negrosoousa idealiza espaço virtual para disseminação das artes
Vida & Arte

"Cúpula Negra": Negrosoousa idealiza espaço virtual para disseminação das artes

Nascido em Granja, interior do Ceará, Negrosoousa é o idealizador do espaço virtual de disseminação de imagens "Cúpula Negra"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Visão interna da
Foto: Divulgação Visão interna da "Cúpula Negra"

Solve et coagula. A frase em latim, que surgiu das práticas de Alquimia da antiguidade, pode ser traduzida para "dissolver e coagular". Após desmontar, é preciso unir. Depois de destruir, cria-se. É uma expressão simples, mas que revela a realidade de um mundo em pandemia. O que acontece quando uma situação - tão adversa, quanto inesperada - atravessa a vida de bilhões de pessoas? Como ressurgir mais potente de um período ainda sem previsão de término? Entre as milhares de soluções possíveis, alguns artistas convergiram para uma: voltar o olhar para a própria criação talvez seja a única resposta. Nos últimos seis meses, profissionais da cultura encontraram formas de se reinventar, pois é o que sabem fazer. Foi neste mesmo caminho que Negrosoousa, 25, idealizou o espaço virtual de difusão da imagem "Cúpula Negra", que propõe uma imersão digital nas artes. A instalação, que dialoga entre o urbano e a natureza, é uma maneira de pensar em novas perspectivas para o contexto atual.

Esse trabalho foi pensado após a criação da exposição virtual "Anjos Caídos". "Quando nós terminamos a exposição, o conteúdo em si, pensamos: por que a gente não constrói um espaço virtual para colocarmos isso?", explica Negrosoousa. O conceito havia sido criado, mas existia outro problema. Com moradia estabelecida entre Granja e Sobral, ele não conhecia pessoas que pudessem executar a parte tecnológica do projeto. Foi quando entrou em cena a arquiteta e urbanista Julia Saldanha, responsável pela elaboração do ambiente digital.

A partir de uma interação on-line na plataforma, é possível percorrer as imagens, como se o espectador estivesse em uma galeria. "Quando a pandemia começou, em março, precisávamos continuar promovendo nossas ações, principalmente, nós, que somos jovens. Entre as situações local e global, questionei: como nós lidamos com as transformações?", reflete. Inspirou-se nas inevitáveis mudanças sociais, políticas, culturais e pessoais que todos vivem hoje para criar. E a concepção começou com a frase que leva em seu dia a dia: solve et coagula.

A iniciativa está disponível para download no site oficial. É recomendado fazer a imersão por meio dos computadores. Os planos são de melhorar a acessibilidade ao produto durante os processos futuros. Por isso, pessoas também podem apoiar a manutenção de novas ações pelo Catarse. A meta é atingir R$ 5 mil para possibilitar a monetização e o desenvolvimento do trabalho. "Tivemos sugestões para possibilitar o acolhimento de outros artistas, para dar visibilidade. Queremos encontrar um programador que entenda sobre essas construções, aliadas aos eventos virtuais e à arquitetura. Pretendemos ajudar na construção do cenário artístico de nossa região", diz Negrosoousa.

O objetivo de projetar a arte entre Granja e Sobral pela Cúpula Negra é o mesmo que permeia sua trajetória. Com o início da carreira há uma década, aventurou-se na fotografia, na moda, na maquiagem e em vários outros âmbitos que envolvem as artes visuais. Com colaborações, exposições e lançamentos de e-books, ele busca estabelecer seu espaço sem procurar os pólos culturais do Estado. "Aqui é uma região que não tem tanta imersão no espaço virtual. Além disso, há baixo estímulo acerca do educar artístico. Precisamos reverter o quadro de uma cultura de não apreciação da nossa criação e, assim, apresentar um novo contexto", afirma.

Ainda jovem, saiu de sua cidade-natal em 2012 para estudar em terras sobralenses. Nesta ligação entre dois lugares, permanece, principalmente, por causa do afeto. "Quando voltamos o olhar para nossa cidade, lidamos com a realidade pela qual a arte se cria: a partir do afeto. Você precisa ter o ponto do amor, da criação, para construir os demais laços que vão estruturar sua obra", indica. O segundo motivo para estabelecer suas raízes no interior é a possibilidade da ação. "Quando você começa a criar, você passa a construir um novo contexto. Eu acredito muito que a gente deve continuar em nossos espaços para desenvolver a arte localmente e expandi-la", finaliza.

Cúpula Negra

Onde: no site oficial www.cupulanegra.carrd.com

Mais informações: no perfil do Instagram @negrosoousa

O que você achou desse conteúdo?