Logo O POVO+
Eventos virtuais disponibilizam filmes de cearenses
Vida & Arte

Eventos virtuais disponibilizam filmes de cearenses

| MOSTRAS ON-LINE | Ao longo do mês de outubro, produções do cinema feito no Ceará ou por cearenses estarão virtualmente disponíveis em três eventos distintos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Dirigido por Pedro Diógenes, Pajeú mistura documentário e ficção a partir do desaparecimento do riacho-título
 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Dirigido por Pedro Diógenes, Pajeú mistura documentário e ficção a partir do desaparecimento do riacho-título

Desde que a pandemia chegou de maneira forte ao Brasil e as atividades tiveram que ser encerradas, a disponibilização de filmes virtualmente - de forma gratuita ou a preços acessíveis, dentro de programações de mostras e festivais ou por iniciativas próprias de produtoras e cineastas - se mostrou uma maneira exitosa de distribuição. A chegada do segundo semestre ficou marcada especialmente pelas edições virtuais de eventos já com história - como o Curta Kinoforum, a Mostra de Cinema de Ouro Preto, o É Tudo Verdade e o Festival Ecrã - que disponibilizaram filmes que dificilmente alcançariam circuito maior. Com o início de outubro, desvela-se um mês repleto de novas opções de eventos. Neles, o público do Ceará poderá assistir a curtas e longas do Estado ainda inéditos no circuito. Serão sete filmes cearenses disponibilizados nas programações da Mostra Tiradentes SP, do Festival Olhar de Cinema e do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - se levarmos em conta um longa dirigido por um baiano de uma produtora cearense e uma produção estrangeira dirigida por um cearense, chegamos a nove opções. Confira detalhes dos filmes e eventos!

 

Mostra de Tiradentes SP

A já tradicional Mostra de Tiradentes - cuja edição de 2020 foi realizada em janeiro - promove, há alguns anos, uma edição menor na cidade de São Paulo. Com a necessidade de mudança de formato, a mostra começou a disponibilizar virtualmente de forma gratuita para todo o País alguns dos filmes da seleção mais recente a partir do dia 1º. Será possível, por exemplo, assistir a filmes selecionados para a competitiva principal da edição mais recente do evento mineiro, incluindo o cearense "Canto dos Ossos" - produção coletiva com direção de Petrus de Bairros e Jorge Polo e grande vencedora da mostra.

Quando: até 7 de outubro

Onde: www.mostratiradentessp.com.br

Olhar de Cinema

Evento tradicional realizado em Curitiba, o Olhar de Cinema exibirá um total de seis produções com envolvimento cearense. O destaque vai para o longa "Pajeú", de Pedro Diógenes. O filme estreou mundialmente no festival francês FIDMarseille em julho e a disponibilização no Olhar é a primeira oportunidade de assistir à obra no Brasil. O curta "Noite de Seresta", de Sávio Fernandes e Muniz Filho, também compõe a seleção. Além deles, o público terá novas chances de assistir a "Canto dos Ossos" e "Cabeça de Nêgo" no evento, bem como o elogiado longa produzido pela cearense Cariri Filmes "Sertânia", com direção do baiano Geraldo Sarno, que conquistou o público depois da disponibilização em agosto. Completando a lista, está o documentário "Nardjes A.", produção franco-alemã dirigida pelo cearense Karim Aïnouz.

Quando: de 7 a 15 de outubro

Onde: www.olhardecinema.com.br

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

Realizado pelo Centro AfroCarioca de Cinema, o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas terá edição on-line em 2020. Estão previstos na programação mais de 100 filmes nacionais e internacionais, mais de 30 sessões de longas, médias e curtas e, ainda, presenças virtuais de cineastas de todo o mundo, além da oferta de cursos. Na lista de filmes selecionados já divulgada pelo evento, constam quatro filmes cearenses: o longa "Cabeça de Nêgo" - em nova oportunidade de acesso - e os curtas "Adventícios", de Abdiel Anselmo; "Hafsa", de Letícia Aguiar; e "Preces precipitadas de um lugar sagrado que não existe mais", de Mike Dutra e Rafael Luan.

Quando: de 21 a 30 de outubro

Onde: www.afrocariocadecinema.org.br/encontro2020

O que você achou desse conteúdo?