Logo O POVO+
"Uma expressão do ser humano"
Vida & Arte

"Uma expressão do ser humano"

Edição Impressa
Tipo Notícia
Tom Cavalcante (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Tom Cavalcante

Aos 58 anos, Tom Cavalcante é um dos humoristas em atividade mais consolidados do País. Nascido em Fortaleza, o também ator, apresentador, radialista e dublador iniciou a ascendente carreira ainda aos 14 anos, imitando artistas em bares da Capital. Hoje, Tom é um bem-sucedido exemplo de atualização do humor em seus mais diversos temas e suportes.

O POVO: Tom, o que caracteriza o humor cearense construído da década de 1990? Quais personagens você identifica nessa linha do tempo?

Tom Cavalcante: O humor cearense sempre existente nas mesas dos bares, nas conversas de calçada nos anos 1990 subiu aos palcos dos barzinhos, das barracas de praia com seus humoristas, palhaços maravilhosos ganhando o aplauso e apoio do público local.

OP: A mudança para o eixo Rio-São Paulo afetou a produção do seu conteúdo? Como? As piadas mudaram, por exemplo?

Tom: No período em que saí de Fortaleza, lembro de várias adaptações que tive de fazer nos meus textos retirando nossos regionalismos para um entendimento nacional. Com o advento da Internet, hoje vemos uma troca de palavras — frases que passaram a ser de domínio nacional independente de que estado seja, por exemplo.

OP: Qual é o papel do humor como expressão comunicacional e cultural?

Tom: O humor é e sempre será uma expressão do ser humano que atua na forma de denunciar e ajudar a ganhar consciência.

OP: Tom, hoje seu trabalho possui um forte caráter político. Qual é a importância do humor nesse âmbito de vida pública?

Tom: No instante em que a vida do País passou a respirar política em grande escala e com muitos episódios polêmicos e controversos, coube a nós, comediantes, retratá-la dando a nossa visão cômica dos fatos.

OP: Por fim, o que o público pode aguardar de Tom Cavalcante em 2021?

Tom: Agora inicio com Tirulipa no Multishow o "Faz Teu Nome", programa que foi buscar aí em Fortaleza 10 humoristas locais para participarem e brilharem com seus talentos nacionalmente. Estamos escrevendo também "Parças 3", em breve nos cinemas.

O que você achou desse conteúdo?