Encontro de baião com jazz e de música clássica com funk? Tem sim. Show internacional? Também. Grandes nomes da música brasileira? Não faltam. Na programação do Rio Montreux Jazz Festival 2020, mais de 20 apresentações serão transmitidas gratuitamente pela Internet a partir de amanhã, 23, seguindo até domingo, 25. A segunda edição do evento - que foi reduzida por conta da pandemia, mas aumentou o alcance ao migrar para a virtualidade - terá palcos espalhados pelo Brasil e pelo mundo, com performances em Los Angeles, Nova York, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Curador e porta-voz do evento, Marcos Mazolla ressalta o caráter diverso do Rio Montreux. "A filosofia que busco é ter encontros exclusivos que o público só vai assistir no Rio Montreux Jazz. O Festival é para todo tipo de gerações, para o jazz, funk, R&B, samba, pop, é uma diversidade de gerações de músicos que se encontram para trazer a sua sensibilidade e tocar o coração do público", afirma. Confira alguns destaques do evento, de show em homenagem a Luiz Gonzaga com Michael Pipoquinha, Mestrinho e Suzano à apresentação especial de Milton Nascimento.
Sexta, 23
Quando: a partir de 17h40min
Os encontros especiais promovidos pelo festival e os grandes shows nacionais e internacionais começam já na abertura. O grupo A Cor do Som, por exemplo, irá reviver grandes sucessos em versões instrumentais em apresentação que marca os 42 anos do show da banda no Montreux Jazz Festival, na Suíça. Na sexta, João Donato apresenta o show "Bossa, Jazz e Salsa", enquanto Roberto Menescal e Marcos Valle fazem performance exclusiva em dupla. O show "Viva Gonzagão!" apresenta homenagem ao rei do baião com o baixista cearense Michael Pipoquinha, o acordeonista sergipano Mestrinho e o percussionista Marcos Suzano. Encerrando a noite, o Rio Montreux Jazz Festival recebe show da diva da soul music e vencedora do Grammy Macy Gray, que se apresenta direto de Los Angeles.
Sábado, 24
Quando: a partir de 17h10min
A Camerata Jovem do Rio de Janeiro, formada por jovens de diversas comunidades cariocas, abre o segundo dia de festival. Depois, acontece um dos mais esperados encontros do evento, entre o bandolinista Hamilton de Holanda e a revelação do piano Amaro de Freitas. As pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco se unem à percussionista Lan Lahn na apresentação "Luas". A transmissão encerra com o jovem trompetista nascido em New Orleans Christian Scott aTunde Adjuah, destaque de cena musical recente.
Domingo, 25
Quando: a partir de 16h10min
O pianista Jonathan Ferr, que liga funk e hip-hop a referências clássicas, se apresenta no último dia, assim como a Sérgio Dias Jazz Mania, no qual o fundador d'Os Mutantes apresenta projeto instrumental com jazz, rock progressivo e música brasileira. Primeiro encontro musical nos palcos de Toquinho e Yamandu Costa e o show especial "Os Sonhos Não Envelhecem", com o mineiro Milton Nascimento acompanhado de Maria Gadú, Samuel Rosa e o coral Sing Harlem, compõem a programação. O grande encerramento do Rio Montreux Jazz Festival 2020 será com a Funk Orquestra, grupo com DJs, músicos e dançarinos que apresenta funks com instrumentos clássicos.
Rio Montreux Jazz Festival
Quando: de 23 a 25 de outubro
Onde: www.riomontreuxjazzfestival.com.br/