Logo O POVO+
Mostra Sesc de Culturas abre nesse domingo, 1º, com programação virtual
Vida & Arte

Mostra Sesc de Culturas abre nesse domingo, 1º, com programação virtual

Com atrações para todas as idades, Mostra Sesc de Culturas acontece de 1º a 8 de novembro, em programação digital e "100% made in Ceará"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Waldonys é atração no sow de abertura da Mostra Sesc junto com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis e Nonato Lima 
 (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Waldonys é atração no sow de abertura da Mostra Sesc junto com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis e Nonato Lima

Com o lema "Se amostra pro mundo, Ceará!", a Mostra Sesc de Culturas apresenta, de 1º a 8 de novembro, talentos, linguagens e experiências do Estado. São mais de 70 atividades para todas as idades, numa programação realizada nos canais de Youtube e Instagram da Mostra. Show de abertura acontece no dia 1º, às 17 horas, com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys.

Público também pode conferir as atividades por meio do aplicativo "Mostra Sesc de Culturas", disponível nas versões Android e iOS. No encerramento, dia 8, às 20h30min, a Mostra apresenta os shows de Edmar Gonçalves, Bruna Ene e Solange Almeida.

Realizada há mais de 20 anos no Cariri, a Mostra Sesc de Culturas, idealizada pelo Sesc Ceará, tem como objetivo reforçar a pluralidade da cultura cearense. Nesta edição, entrecruzam linguagens, espaços e ações da sociedade no mundo contemporâneo. A programação será "100% made in Ceará", segundo os organizadores. De suas casas, os espectadores terão acesso a shows, espetáculos, encontros, bate-papos, apresentações de grupos de tradição e visitas em 360º graus a museus e exposições.

Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri têm como intuito promover o legado e os saberes ancestrais da cultura cearense
Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri têm como intuito promover o legado e os saberes ancestrais da cultura cearense

Saberes e legados tradicionais

Iniciativa do Sesc, os Museus Orgânicos têm como intuito promover o legado e os saberes dos mestres da cultura. A programação contará com a visita virtual em 360º graus aos equipamentos - o público poderá conferir as histórias do Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão.

Vista da Chapada do Araripe. Especial Rotas do Semiárido - Chapada do Araripe. (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)
Vista da Chapada do Araripe. Especial Rotas do Semiárido - Chapada do Araripe. (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)

Pensar o patrimônio

No âmbito do patrimônio, a Mostra Sesc Culturas levanta questionamentos sobre o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade com os pesquisadores Conceição Lopes (Coimbra) e Patrício Melo, da Universidade Regional do Cariri (Urca). A programação também destaca a rota do Turismo Cultural na Chapada, com apresentação dos roteiros da região por Júnior dos Santos, gestor em Turismo.

Em outro encontro virtual, o pesquisador Alemberg Quindins, criador da Fundação Casa Grande e assessor de relações institucionais do Sesc Ceará, falará sobre a criação dos Museus Orgânicos na região.

Exposição
Exposição "Ao Redor" reúne trabalhos dos fotógrafos Lino Fly e Nívea Uchoa, com o objetivo de mostrar o que está inserido no cotidiano entre natureza, monumentos e cidade

Diálogos e Intersecções da arte fotográfica

A Mostra Sesc de Culturas também realizará visitas guiadas em 360º graus das exposições "Luzes de Candeias", de Jhoe Alecrim, "Babel", de Rafael Vilarouca, e "Ao Redor", de Lino Fly e Nívia Uchôa, com mediação dos próprios artistas. Eles, inclusive, participarão de um bate-papo criativo sobre diálogos e intersecções da arte fotográfica, que acontecerá dia primeiro de novembro, às 14 horas, com transmissão via Youtube do Sesc.

No espetáculo
No espetáculo "Felizes para Sempre", os intérpretes Clarissa Costa e John Morais misturam a dança de salão com a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Artes cênicas e dança

Integra a programação o espetáculo de dança e performance "A Beira de…", de Silvia Moura, no dia 5 de novembro, às 19 horas. A artista apropria-se da palavra e de objetos íntimos sobre sua mesa. Notícias e fatos cotidianos interferem na narrativa.

O Grupo Dança-Libras apresenta o espetáculo "Felizes para Sempre". Os intérpretes Clarissa Costa e John Morais misturam a dança de salão com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), na sexta-feira, 6, às 18 horas.

Vai um cafézinho literário?

Nomes como Mailson Furtado, Talles Azigon, Bruno D'Almeida, Zé Wellington, Pedro Ernesto Moraes e Fátima Teles participam de diálogos virtuais com o projeto Café Literário. Amantes da literatura poderão participar das trocas de ideias sobre histórias do cotidiano, cordel, arte, crônica, redes sociais e tradição.

Filme
Filme "Marco", de Sara Benvenuto, selecionado para o Cine Ceará

Cinema cearense

Curtas, longas e médias-metragens dirigidos por cearenses serão exibidos. Filmes de cineastas como Jaildo Oliveira, Danilo Patrício e Wolney Oliveira integram a programação da Mostra. O drama "Marco" (foto), de Sara Benvenuto, é um deles.

Moda e gastronomia

Oficinas de moda e gastronomia, realizadas em parceria com o Senac Ceará, serão abertas ao público. Edenisia Figueiredo, designer, artesã e professora, e Ariane Morais, artista visual, consultora de moda, figurinista e instrutora de moda, ministram a atividade formativa "Moda e cultura". Os chefs Felipe Lustosa e Fernanda Mendes ensinam como fazer um "baião matuto com pique de filé de sol".

Animar a criançada

Atividades de teatro, circo e contação de histórias integram a programação para o público infantil. Atrações como Dona Zefinha, Carroça de Mamulengos, K'os Coletivo, Bricoleiros e Maleta de Histórias devem animar a criançada.

Mostra Sesc de Culturas

Quando: de 1º a 8 de novembro

Onde: Instagram @mostrasescdeculturas e canal no YouTube Sesc Ceará

Mais informações: www.mostrasescdeculturas.com.br e no aplicativo "Mostra Sesc de Culturas", disponível para Android e iOS


O que você achou desse conteúdo?