Logo O POVO+
Confeitarias apostam em receitas para quem tem restrições alimentares
Vida & Arte

Confeitarias apostam em receitas para quem tem restrições alimentares

Propostas em Fortaleza possibilitam a apreciação de doces e salgados sem glúten, lactose e açúcar refinado, com opções veganas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cheesecake com combinação de limão siciliano e blueberry da Anna Paula Doceria Contemporânea (Foto: Anna Paula Rezende/Divulgação)
Foto: Anna Paula Rezende/Divulgação Cheesecake com combinação de limão siciliano e blueberry da Anna Paula Doceria Contemporânea

Para intolerantes, alérgicos, veganos ou mesmo para quem busca uma relação mais saudável, consciente e sustentável com o alimento, pode ser um desafio encontrar doces e salgados diversos. É o caso da biomédica Adriele Caetano - intolerante a lactose, seu organismo tem baixa produção da enzima lactase, que digere o açúcar dos lacticínios. Ela relata dificuldades ao sair com família e amigos para encontros, aniversários e afins.

"Eu já sofri muito com a lactose e as enzimas (cápsulas com lactase) não funcionam comigo. Quando vou sair, primeiro como em casa, por muitas vezes não ter opções de locais com pratos zero lactose. Já tive até a experiência de ir em um local - que dizia ter pratos zero lactose e zero glúten -, mas os sabores eram muito restritos. Às vezes, até prefiro andar com lanches, para evitar constrangimentos para quem está comigo e, também, não passar vontade", conta Adriele.

A chef Bárbara Saunders, idealizadora da Cacao Confeitaria Saudável, acredita numa alimentação com experiências saborosas e inclusivas. Para ela, essa é uma realidade cada vez mais presente no mundo contemporâneo e não deve ser subestimada. "Não há nada mais gratificante do que ser incluído em momentos de refeições, tanto em confeitarias, restaurantes, quanto em eventos sociais. Melhor ainda se esses alimentos inclusivos forem cheios de carinho e sabor", afirma.

A perspectiva da confeitaria saudável e inclusiva surgiu na vida de Bárbara a partir da busca por essa relação mais sadia com o alimento e da sua descoberta com a doença celíaca - reação imunológica do corpo à ingestão ao glúten (proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio). Apaixonada pela cozinha, a chef sempre foi "uma formiguinha" por doces. Com o amor pela confeitaria, começou a experimentar receitas para consumo próprio e para a família. Aos poucos, esse prazer se tornou, também, sua profissão.

"A Cacao Confeitaria Saudável tem o objetivo de transformar a vida saudável em uma experiência única e saborosa, de forma inclusiva para intolerantes, alérgicos, veganos e todos que desejam doces e salgados deliciosos e do bem", afirma Bárbara. As receitas da chef são idealizadas a partir de ingredientes sem glúten, lactose, açúcar refinado e conservantes. Além disso, ela gosta de utilizar farinhas funcionais e adoçantes naturais.

A chef Anna Paula Rezende adora inventar, descobrir novos preparos e gerar uma sensação de aconchego com suas sobremesas. Para ela, independentemente de se ter - ou não - certos ingredientes nos doces, seja por escolha ou restrição, a experiência deve ser a mesma.

Em meados de agosto de 2018, quando participou de um curso de confeitaria contemporânea vegana, Anna Paula percebeu "um mundo a ser explorado" numa perspectiva para além dos ingredientes sem origem animal. "Minha cabeça não parou. Não apenas por se tratar de receitas veganas, mas também por poder tornar a confeitaria inclusiva. No sentido de fazer inúmeras transformações com aquilo que aprendi", conta.

A chef começou a realizar substituições nas suas próprias receitas. Primeiro pelo açúcar, depois pelo leite. Por fim, foi a vez do glúten. "Passei a ministrar cursos, ensinando as pessoas a irem além. Só no Brasil são mais de 30 milhões de pessoas com alguma intolerância. Pensando nisso, comecei a me aprofundar na área, podendo trazer o prazer de comer um doce para essa população tão carente de coisas boas e gostosas", diz Anna Paula.

Em meio à pandemia da covid-19, a chef estabeleceu a feitura mais comercial dos seus produtos e, desde então, não tem parado um dia de produzi-los. "Uma grata surpresa", ela comemora. Na Anna Paula Doceria Contemporânea, desenvolve doces sem lactose, sem trigo e sem açúcar, com opções veganas.

Conceitos importantes

Intolerância à lactose: quando o organismo tem total incapacidade de produzir ou tem baixa produção da enzima que digere o açúcar dos laticínios, a lactase.

Doença celíaca: reação imunológica do organismo à ingestão de glúten, proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.

Veganismo: estilo de vida que busca excluir as formas de exploração e crueldade animal, em qualquer âmbito da existência - incluindo a alimentação.

Onde encontrar

Cacao Confeitaria Saudável

Doces sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado, com opções veganas

Onde: rua José Vilar, 1520a - Meireles (sede)

Funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 19 horas; aos sábados e domingos, das 12h às 17 horas

Contato: (85) 99779 5202

Instagram: @cacaosaudavel

*funcionando com encomendas via Whatsapp ou iFood

Anna Paula Doceria Contemporânea

Doces sem lactose, sem trigo e sem açúcar, com opções veganas

Contato: (85) 99434 7478

Instagram: @annapaula_doceria

Encomendas e loja on-line: linktr.ee/annapauladoceria

*funcionando com encomendas via Whatsapp

Let's Fit

Alimentação saudável, sem glúten, com opções sem lactose

Onde: rua Edgar Damasceno, 56 - Meireles

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas; aos sábados, das 10h às 14 horas

Contato: (85) 98899 5986

Instagram: @sejaletsfit

* funcionando com encomendas via Whatsapp ou iFood

Mercado Vida Saudável

Mercado e café voltados para públicos vegano, vegetariano, com restrição alimentar e em busca de uma alimentação saudável

Onde: av. Padre Antônio Tomás, 292 - Aldeota

Funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 19 horas

Contato: (85) 98160 0292

Instagram: @mercadovidasaudavel

O que você achou desse conteúdo?