Instrumental Sesc Brasil
Baião, xote, arrasta-pé, choro e gafieira dão o tom da apresentação do Olivinho Quarteto, hoje, às 19 horas, no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo. Ao lado de Manoel Pacífico (triângulo e pandeiro), Dido Trajano (zabumba) e Lau Trajano (baixo), Olivinho apresentará repertório com clássicos desses rirmos. O sanfoneiro é natural de Garanhuns (PE), e já tocou com nomes como Elba Ramalho, Dominguinhos e Maria Alcina, e, atualmente, acompanha o multiartista Antônio Nóbrega.
Teatro infantil
A 10ª edição do TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, promove nos próximos dias o Seminário virtual Cultura, Arte e Educação, com especialistas da área. As transmissões começam sempre às 14 horas, pelo canal da Invento Produções Culturais no YouTube. É necessário se inscrever no site www.festivaltic.com.br. Hoje, 17, a convidada é a pesquisadora Lydia Hortélio (foto), que vai ministrar o webinar "Criança, natureza, cultura infantil". Lydia é uma das maiores referências no País na área de música e infância e em 2009 recebeu prêmio de Honra ao Mérito Cultural, do Ministério da Cultura.
A programação do TIC segue até o dia 6 de dezembro e, no dia 21, trará atividades como espetáculos, contação de histórias, oficina de brinquedos reciclados e música.
Humor cearense nas telas
O canal Multishow apresenta hoje, às 22 horas, o primeiro episódio do humorístico "Faz teu Nome", estrelado por Tom Cavalcante e Tirullipa. A atração - diária - terá 10 episódios e receberá artistas cearenses, que se apresentarão e também receberão dicas de como projetar seus trabalhos no cenário nacional.
Na lista de convidados estão Roberto Rizzo, Titela, Tatu, Dion Queiroz, Patricia Nassi, Denis Lacerda, Dinah Moraes, Fabinho Sofrência, Mateus Cidrão e Polegar.
O programa contará com uma plateia formada por bonecos de pano com figurinos que representam o Nordeste.
Debate: arte e sociedade
A pesquisadora Tatiana Valente realiza hoje roda virtual, ao vivo, sobre arte e sociedade, com as artistas e produtoras culturais Rafaela Lima e Débora Ingrid. O bate-papo começa às 19 horas, no canal do Dragão do Mar no YouTube. Entre os assuntos debatidos estão mobilização social, artivismo, mulheridas e relação interior-capital.
Semana da Consciência Negra
O Porto Iracema das Artes inicia hoje programação de palestras com artistas e pesquisadores sobre o protagonismo negro em diversas linguagens artísticas. Hoje o convidado é Rômulo Silva (foto), com a palestra "Réquiem para não-artistes: quem respira a arte?". As atividades seguem até sexta 20, com Jorge Vasconcellos (UFF), Amélia Conrado (UFBA) e Janaína Oliveira. Sempre às 15 horas, no Canal do YouTube e Facebook do Porto Iracema das Artes.
Nova temporada
Estreia nesta terça-feira, 17, às 22h, no E! Entertainment, a 19ª e também penúltima temporada de "Keeping Up With The Kardashians". No reality, os fãs acompanham a vida do clã Kardashian-Jenner, principalmente a vida intensa das irmãs Kim, Kourtney e Khloé Kardashian.
Essa temporada será uma preparação para o encerramento da série que conquistou uma legião de fãs, que amam ver as histórias da família, com seus dramas, muito estilo e forte emoções.
Por causa da pandemia, a temporada anterior foi realizada com gravações feitas com celulares dos participantes. Agora, os integrantes estão passando por um momento de ebulição, com disputas familiares, que levou a uma briga entre Kim e Kourtney, além, é claro, dos rumores de separação de Kim e Kanye West.
Programe-se!
Duas estreias do cinema nacional estão marcadas para o próximo dia 26 de novembro.
A primeira é "Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou" (foto), de Bárbara Paz, com produção do norte-americano Willem Dafoe. O documentário traça um paralelo entre a arte e a doença do cineasta Hector Babenco (1946-2016), revelando memórias e reflexões.
O filme já foi selecionado para mais de 20 festivais internacionais e estreou mundialmente no Festival de Veneza de 2019, recebendo o prêmio de Melhor Documentário na Mostra Venice Classics, além do prêmio da crítica independente.
O outro longa-metragem que chega às salas de cinema no dia 26 é "Boni Bonita", com Caco Ciocler e Ailín Salas. O filme, de Daniel Barosa, tem participação de Ney Matogrosso e Otto. A partir de 10 de dezembro a produção chega às plataformas digitais.
O longa conta a história de Beatriz, uma garota de 17 anos de idade que, após a morte da mãe, é obrigada a se mudar da Argentina para o Brasil e morar com um pai ausente. Em busca de uma figura paterna, ela conhece um músico rico mais velho, com quem inicia uma relação incomum.