Logo O POVO+
Confira as dicas de programações culturais para este fim de semana
Vida & Arte

Confira as dicas de programações culturais para este fim de semana

A programação cultural para este fim de semana apresenta eventos variados, que abordam desde temas natalinos até o Dia da Consciência Negra. Confira!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Contos Pequenos, da dupla Hugo & Inês  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Contos Pequenos, da dupla Hugo & Inês
A obra
A obra "Menino Vaqueiro" pertence a Fabiano Chaves, um dos artistas que participarão da 12ª edição da Mostra Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação.

12ª Mostra Amigos em Ação

Nesta quinta-feira, 19, acontece o lançamento da 12ª Mostra Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação, com a exposição de 95 pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de 63 artistas plásticos e fotógrafos locais e de projeção nacional. Todos os trabalhos foram doados para a campanha anual do Amigos em Ação, em que cada participante doa, no mínimo, 60 quilos de alimentos não perecíveis, beneficiando instituições como Lar Torres de Melo e Lar Amigos de Jesus.

Quando: nesta quinta-feira, 19, às 19 horas; visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 10 de dezembro
Onde: CDL de Fortaleza (R. Vinte e Cinco de Março, 882); transmissão da abertura no canal da Alessandro Belchior Imóveis no YouTube

A artista Fanta Konatê, nascida em uma aldeia no interior da Guiné-Conacri, fará show junto com a Trupe DJEMBEDON.
A artista Fanta Konatê, nascida em uma aldeia no interior da Guiné-Conacri, fará show junto com a Trupe DJEMBEDON.

Dia Da Consciência Negra no Sesc Fortaleza

A partir desta sexta-feira, 20, o Sesc Fortaleza promoverá atividades virtuais gratuitas em alusão ao Dia da Consciência Negra, com programações musicais e oficinas. Entre as ações, estão as oficinas de boneca Abayomi e de Turbante. A partir das 19 horas, os cantores Simone Sousa e Márcio Brandão fazem apresentação inspirada na obra de Geraldo Brandão e de Conceição Evaristo. Às 20 horas, é a vez do show da artista Fanta Konatê, acompanhada da Trupe Djembedon.

Quando: a partir das 11 horas desta sexta-feira, 20, em canais virtuais
11 horas - Oficina de Boneca Abayomi (@euelaynesousa)
16 horas - Oficina de Turbante (@alex_ojuara)
19 horas - Show Nascer Negro Novamente, com simone Sousa e Márcio Brandão (Sesc Ceará no YouTube)
20 horas - Show com Fanta Konatê e Trupe Djembedon (Sesc Ceará no YouTube)
Mais informações: sesc-ce.com.br

Danny Bond
Danny Bond

Festival Bem Bolado

O festival Bem Bolado realizará, a partir desta sexta-feira, 20, uma série de shows com o intuito de promover a diversidade e a liberdade. A abertura do evento será protagonizada pela alagona transexual Danny Bond, que também estreará ao vivo o single "Traz o B", lançado em parceria com a Bem Bolado. A transmissão acontecerá às 19 horas pelo canal da Showlivre no YouTube.

Quando: nesta sexta, 20, às 19 horas
Onde: canal da Showlivre no YouTube

 

O humorista Ciro Santos se apresentará no projeto Palco Solidário nesta sexta-feira, 20
O humorista Ciro Santos se apresentará no projeto Palco Solidário nesta sexta-feira, 20

Ciro Santos No Palco Solidário

O humorista Ciro Santos se apresentará no Imburanna Restaurante nesta sexta-feira, 20, a partir das 19h30min. Ele participará do projeto Palco Solidário, projeto que busca dar apoio ao retorno de artistas que trabalham na noite. O evento conta com reserva antecipada e vagas limitadas.

Quando: sexta-feira, 20, a partir das 19h30min
Onde: Imburanna Restaurante (Washington Soares, 1550 - Eng. Luciano Cavalcante)
Quanto: mesa de quatro lugares por R$ 120
Para reservas e mais informações: ligar para (85) 3278 8888 ou (85) 99622 1515

Cantora Iza participa dos Encontros Tropicais com outros grandes artistas da música brasileira
Cantora Iza participa dos Encontros Tropicais com outros grandes artistas da música brasileira

Encontros Tropicais

A segunda edição dos "Encontros Tropicais", projeto promovido pela Devassa, reunirá grandes artistas da música brasileira neste sábado, 21. Entre os convidados recebidos pela cantora Iza e pelo maestro Letieres Leite, com a Orkestra Rumpilezz, estão Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Larissa Luz, BNegão e Mateus Aleluia. O espetáculo será realizado em celebração ao Dia da Consciência Negra, com um show para enaltecer a música e a cultura negra brasileira. O evento será transmitido às 20 horas pelo canal Multishow e pelo canal da Devassa no YouTube.

Quando: no sábado, 21, a partir das 20 horas

Onde: transmissão no canal da Devassa no YouTube e no Canal Multishow 

O Shopping RioMar traz, em sua programação de fim de ano, apresentações de espetáculos teatrais com temas natalinos.
O Shopping RioMar traz, em sua programação de fim de ano, apresentações de espetáculos teatrais com temas natalinos.

Natal Nos Shoppings

O Shopping RioMar traz, em sua programação de fim de ano, apresentações de espetáculos teatrais com temas natalinos. Neste ano, existirão adaptações para atender aos protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Entre as medidas, estão a restrição de público para 100 pessoas, obrigatoriedade de uso de máscaras e cadastramento digital por meio de QR-Code localizado nas entradas dos eventos para evitar filas. No RioMar Kennedy, a programação "Contos de Natal" acontecerá aos sábados, com sessão única, a partir das 17 horas. No RioMar Fortaleza, a "Pracinha de Natal" ocorrerá aos domingos, a partir do dia 22, com cinco sessões de 25 minutos cada a partir das 15 horas. As entradas são gratuitas.

Quando: Contos de Natal - aos sábados, a partir das 17 horas, com sessão única de 30 minutos

Pracinha de Natal - aos domingos, a partir das 15 horas, com cinco sessões de 25 minutos cada

Onde: RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu, Fortaleza) e RioMar Kennedy (Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 - Pres. Kennedy, Fortaleza); ambas as programações na Praça de Eventos, Piso L3

Entradas gratuitas 

Contos Pequenos, da dupla Hugo & Inês
Contos Pequenos, da dupla Hugo & Inês

Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará

O Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) realiza, neste sábado, 21, uma live em meio à celebração de sua 10ª edição, comemorada neste ano. A transmissão, além de marcar o lançamento de adaptações audiovisuais de espetáculos teatrais que já passaram pelo Festival, promoverá programação com contação de histórias, teatro de animação, oficina de brinquedos reciclados e música. A live será veiculada a partir das 17 horas no canal da Invento Produções Culturais no YouTube.

Quando: neste sábado, 21, a partir das 17 horas

Onde: no canal da Invento Produções Culturais no YouTube

A professora de dança Amélia Conrado participará da palestra Protagonismo das mulheres e consciência negra na dança
A professora de dança Amélia Conrado participará da palestra Protagonismo das mulheres e consciência negra na dança".

Protagonismo Negro no Porto Iracema

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, o Porto Iracema das Artes promove palestras com artistas e pesquisadores para falar sobre o protagonismo negro, no passado e no presente, em diversos campos artísticos. A programação tem continuidade nesta quinta, 19, e nesta sexta, 20, com as palestras “Protagonismo das mulheres e consciência negra na dança” e “Com a Alma no Olho: notas sobre o cinema negro brasileiro contemporâneo” respectivamente. Com as participações da professora de Dança Amélia Conrado e da curadora de cinema e pesquisadora Janaína Oliveira, as palestras serão transmitidos pelo canal do YouTube e página do Facebook do Porta Iracema das Artes.

Quando: na quinta, 19, e na sexta, 20, a partir das 15 horas
Onde: transmissão pelo canal do YouTube e página do Facebook do Porto Iracema das Artes

Lançamento Infantil

Nesta quinta-feira, 19, André Abujamra faz o pré-lançamento do livro “Robô Não Solta Pum”, que marca sua estreia no mundo literário infantil. Em bate-papo ao vivo, o autor fala sobre o universo infantil e o “livre pensar”. Na obra, Abujamra traz pensamentos de “um pai sem dormir há 20 dias” e proporciona questionamentos sobre temas do cotidiano e dicotomias, como “o claro e o escuro e o céu e o mar”. O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 17 de dezembro.

Quando: nesta quinta, 19, às 19 horas
Onde: no perfil da Saíra Editorial no Instagram

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a série Teatro #EmCasaComSesc promove, nesta sexta-feira, 20, o espetáculo circense
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a série Teatro #EmCasaComSesc promove, nesta sexta-feira, 20, o espetáculo circense "PROT{AGÔ}NISTAS".

#Emcasacomsesc Com Prot{Agô}Nistas

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, a série Teatro #EmCasaComSesc promove, nesta sexta-feira, 20, o espetáculo circense "Prot{Agô}Nistas". Estreado em 2019 no Festival Internacional de Circo de São Paulo FIC-SP, a apresentação tem elenco formado por artistas negros da dança, música e do circo, propondo reflexões sobre a arte a partir da ligação entre essas linguagens. O espetáculo é dirigido por Ricardo Rodrigues.

Quando: na sexta-feira, 20, a partir das 21 horas
Onde: no Instagram @sescaovivo e no canal do YouTube do Sesc São Paulo 

O que você achou desse conteúdo?