Logo O POVO+
Curta-metragem sobre a quarentena
Vida & Arte

Curta-metragem sobre a quarentena

Edição Impressa
Tipo Notícia

Um dos filmes que concorrem na Mostra Cearense de Cinema é “Assolado”, de Renan de Andrade, doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse curta-metragem, o autor buscou realizar uma “narrativa das sensações durante o período de quarentena”.

Com o seu filme, Renan tenta abordar os efeitos da pandemia nas pessoas - como os sentimentos de solidão e “angústia” - a partir da disposição de elementos de suspense e de “terror” e imagéticos e sonoros, como a representação de que o “lado de fora está proibido”. Entretanto, além de trazer uma “forma de identificação” nas pessoas “através das sensações”, o doutorando em Psicologia busca trazer a ideia de esperança para dias melhores.

Renan acredita que o Festival é também uma oportunidade de conhecer novos trabalhos audiovisuais. “É uma juventude que tem uma criatividade incrível e eu estou com muita vontade de ver isso também. Saber quem são essas pessoas, esses estudantes que estão produzindo, o que é que eles que estão trazendo de novo para o audiovisual e para a cultura. Além do meu trabalho, eu quero começar a conhecer essa nova parte da comunidade que está vindo”, comenta.

O que você achou desse conteúdo?