Logo O POVO+
Plataforma virtual conta histórias de artistas da música cearense
Vida & Arte

Plataforma virtual conta histórias de artistas da música cearense

| Virtual | Artistas falam de suas relações com a música em novo projeto de Pingo de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Pingo de Fortaleza em cena do documentário
Foto: Divulgação Pingo de Fortaleza em cena do documentário "Centauros e Canudos Redivivo"

Pingo de Fortaleza é cantor, compositor e poeta, e sempre admirou as vozes femininas. Ele já escreveu diversas músicas e produziu obras como o livro "Pérolas - O Feminino no Cancioneiro Cearense - 1900-2017, Relatos e Histórias de Vida" e o documentário "Mulheres na Noite - Música em Fortaleza".

Parte desse projeto, a série de quatro episódios "Depoimentos Musicais - Digital da Música Cearense" apresenta as trajetórias de Pingo, Eliahne Brasileiro, Jord Guedes e Juliana Roza. O músico e responsável pelo projeto conta que busca aprofundar a vida desses artistas reunindo novos relatos em busca de contribuir na construção da memória da música cearense. "Uma coisa é você conhecer a discografia de alguém, outra é saber de onde veio, sua relação com os pais, sua infância...", completa.

A série está disponível no site Digital da Música Cearense, coordenado pela jornalista e produtora Joanice Sampaio.

O portal é um compilado de projetos de Pingo de Fortaleza e outros artistas cearenses, tudo disponibilizado gratuitamente, dentre livros, vídeos, partituras e discografias. "Me sinto muito orgulhosa de fazer parte disso pela importância desse resgate cultural", celebra Joanice.

Na série "Depoimentos Musicais", devido a pandemia do coronavírus, cada um gravou sozinho sua participação de casa, mas isso não calou a potência das vozes convidadas. Eliahne Brasileiro é de Pentecoste, município cearense. Além de cantora, também é compositora, intérprete e preparadora vocal. Com um violão do lado e um tambor na mão, ela compartilha quem é e disserta sobre sua arte.

Já Jord Guedes vem da terra dos indígenas Cariri, no Crato. Seu imaginário é composto pelos saberes nordestinos e leva consigo os ritmos do samba, pop, maracatu e baião. Juliana Roza, além de instrumentista, intérprete e compositora, também se define como brincante popular. A fortalezense divide com a tela que a música tem um lugar afetivo e harmonioso em sua vida, e conta, na série, sua história desde o nascimento.

Para o futuro, o site que está no ar há dois anos planeja o lançamento do Prêmio Digital da Música Cearense e a busca por novos depoimentos.

Série Depoimentos Musicais

Onde: no site www.digitaldamusicacearense.com.br

O que você achou desse conteúdo?