Logo O POVO+
Fotógrafo Celso Oliveira lança a exposição "Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza"
Vida & Arte

Fotógrafo Celso Oliveira lança a exposição "Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza"

Carioca radicado em Fortaleza, Celso Oliveira se inspira nas expedições de Mário de Andrade para redescobrir a cidade em que mora há quatro décadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Imagens do cotidiano da cidade são registradas em 'Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza' (Foto: Celso Oliveira)
Foto: Celso Oliveira Imagens do cotidiano da cidade são registradas em 'Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza'

"Fortaleza em frente. Descemos às dez. Automóvel de cá pra lá no ar de limpeza. Mercado, onde compro esteira de carnaúba e goiabada deliciosa. Igrejas sem interesse e o bonito parque da Liberdade. Almoço na Rotisserie com vatapá com leite de coco, maravilha!". No final da década de 1920, o poeta modernista Mário de Andrade (1893 - 1945) viajou pelas cidades do Brasil e de outros países sul-americanos para redescobrir lugares que eram fisicamente próximos. Com um caderno em mãos, registrou aspectos culturais e sociais de locais distintos. Aprendeu a conhecer novas realidades a partir de seus textos em formato de diário e do contato pessoal. Era, como ele mesmo denominou, "O Turista Aprendiz". Inspirado na obra e nas memórias do escritor, o fotógrafo carioca, Celso Oliveira, lança a exposição virtual "Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza" nesta segunda-feira, 11, em seu canal do Youtube.

O profissional chegou na capital cearense há quatro décadas e teve que assimilar um universo distinto, assim como o pioneiro da poesia moderna. "O turista tem que aprender tudo. Existe uma relação de aprendizado sobre a cidade. E, quando vim do Sudeste para Fortaleza, eu não tinha muita informação. Naquela época, não tinha tantas informações disponíveis, não existia internet. Então tive essa mesma sensação que o Mário de Andrade teve em sua viagem para o Nordeste", indica. O escritor, em meados de 1928, comentou sobre os sentimentos que teve ao estar nas terras alencarinas: "Estrada de Maranguape, leite de coco no Balneário, praia de Iracema. Cometo a sem-vergonhice incrível de colher conchinhas da praia de Iracema, me sinto vil como a virgindade".

Nestes anos de experiência, Celso Oliveira já não é mais ingênuo em relação aos hábitos dos moradores. Mas conservava há bastante tempo a vontade de homenagear a região. "Neste período em que estou aqui, fui registrando o que achava interessante, os lugares que frequento e que passo por eles permanentemente", explica sobre o processo de produção. Havia, segundo o fotógrafo, mais de 40 mil fotografias. Desse universo, somente 35 foram selecionadas para a mostra on-line. "Fui recolhendo fotos para fazer a exposição e para a futura publicação de um livro. O que iremos ver agora é apenas uma parte do todo. É um apanhado", explica. Em um momento próximo, ele pretende expor presencialmente, quando a situação atual da pandemia for atenuada.

A relação do carioca com a Capital começou a ser construída a partir das vivências. "O turista tem o privilégio de ver as coisas mais bonitas. Ele é apresentado a isso. Para quem mora aqui, já 'dá de cara' com a realidade. E é a realidade de uma cidade que cresceu muito, que está completamente diferente de quando cheguei. É até cruel", comenta. Entretanto, um espaço não perdeu seu encanto: o Theatro José de Alencar. "Eu acho que tem uma beleza escultural. O teatro, o jardim e até mesmo a localização chocam a gente. Mas, quando cheguei aqui, a Praça José de Alencar tinha grande movimentação. De repente, uma vez, eu desci lá e tomei um susto com o vazio", recorda.

Esta será a primeira exposição virtual do profissional. Para ele, existem várias diferenças para o formato presencial. "Na internet, você não tem o feedback do público. No caderno de assinaturas, sempre tem dicas. E você não escuta o comentário ao vivo. As pessoas, principalmente as mais velhas, ainda não estão habituadas a tecnologia", opina. Apesar das dificuldades, acredita que as exibições no on-line continuarão mesmo após o término das medidas de distanciamento social.

"Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza" contará com apresentações em texto da jornalista e fotógrafa, Iana Soares. O conteúdo, que também estará disponível em Libras, aborda vários aspectos da Cidade. Os dois profissionais se juntam na quarta-feira, 13, para uma conversa ao vivo sobre o processo de criação. A live acontece às 20 horas, no perfil do Instagram @celsoliiveira.

Turista Aprendiz: olhar sobre Fortaleza

Quando: segunda-feira, 11 de janeiro, às 20 horas

Onde: no canal do Youtube de Celso Oliveira

Mais informações: no perfil do Instagram @celsoliiveira

O que você achou desse conteúdo?