Logo O POVO+
Documentário sobre o espetáculo "Somos Todos Nós Assim" estreia nesta quinta-feira, 21
Vida & Arte

Documentário sobre o espetáculo "Somos Todos Nós Assim" estreia nesta quinta-feira, 21

Show, que teve estreia no Cineteatro São Luiz em 2019, passando depois por cidades do interior e festivais, vira documentário com estreia hoje no youtube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Documentário
Foto: Divulgação Documentário "Somos Todos Nós Assim - Encontros e Canções" apresenta relatos dos músicos Isaac Cândido, Davi Duarte e Pedro Frota sobre o processo de produção do espetáculo que estreou em 2019.

O processo de concepção do espetáculo "Somos Todos Nós Assim", protagonizado pelos cantores e compositores cearenses Davi Duarte, Isaac Cândido e Pedro Frota, será apresentado em formato de documentário nesta quinta-feira, 21, a partir das 20 horas. Na obra audiovisual, os artistas, acompanhados de depoimentos dos jornalistas Marcos Sampaio e Dalwton Moura, cantam suas músicas e comentam sobre como se deram os encontros semanais que serviram de preparação para o show. A transmissão ocorrerá no canal de Isaac Cândido no YouTube.

O espetáculo estreou no Cineteatro São Luiz em 2019 e passou por cidades do interior cearense e festivais também. A ideia para ele foi concebida por Isaac Cândido, que teve o desejo de retornar aos palcos e promover um show também com alguém de "uma nova geração" para "trazer novas energias" à apresentação. Após conversar com Davi Duarte e conhecer o trabalho de Pedro Frota, decidiu reunir os músicos e então passaram a se encontrar semanalmente para viabilizar a produção do show.

Com duração de seis meses, as reuniões serviram para que os músicos compreendessem seus pontos em comum e pudessem costurar um repertório para o "Somos Todos Nós Assim". Nas conversas, foi presente também a troca de experiências e conhecimento entre eles, resultando em momentos que, segundo Pedro Frota, foram "muito enriquecedores". "Foram trocas musicais muito poéticas e intensas para mim", comenta.

Diante disso, surgiu a ideia de dividir com outras pessoas essas situações vindas dos encontros, resultando no documentário "Somos Todos Nós Assim - Encontros e Canções". Não por acaso, seu título faz referência ao processo de concepção do show. A obra conta com depoimentos dos músicos e também dos jornalistas Marcos Sampaio e Dalwton Moura, que fizeram parte do processo de produção do espetáculo.

Leia também | Fagner estreia na Biscoito Fino com álbum dedicado às serestas

Marcos Sampaio ressalta a característica desse trabalho como um "encontro de gerações" entre os músicos e afirma que o processo de concepção do show também se traduziu em momentos de reflexão sobre como o projeto poderia ser trabalhado de forma a valorizar a música autoral e poesia cearenses. Dessa maneira, é possível visualizar o "Somos Todos Nós Assim" como "um trabalho lítero-musical" e também a preocupação de entregar um espetáculo de alta qualidade. "Existiu toda essa preocupação de fazer um trabalho bonito, valorizando a música dessas pessoas", destacou Marcos Sampaio.

O crítico musical também comenta sobre o estilo dos três protagonistas do espetáculo, que apresentam músicas com "pegadas de samba" e que fazem alusão a serestas. Nesse contexto, surge o depoimento de que as composições dos artistas são trabalhadas de maneira que o público "absorva e penetre" em seus conteúdos, em uma espécie de contemplação. Para Marcos, o repertório do "Somos Todos Nós Assim" também traz essa característica: "Nós queríamos deixar uma mensagem de que o show não terminasse quando as luzes fossem desligadas, uma mensagem em que o público levasse um pouco do espetáculo na cabeça quando fosse embora. Essa preocupação é uma marca na música dos três".

Leia também | Na figura do papangu, cantora cearense Soledad apresenta videoclipe de "2013"

Em relação ao documentário, Pedro Frota espera que ele consiga transmitir a "energia" que ocorreu nos encontros e que o público se depare com "momentos mágicos de descontração e intimidade". A obra também apresentará curiosidades sobre os bastidores da produção do espetáculo. "Para quem gosta do show, é uma oportunidade de saber mais a fundo de onde veio essa ideia e de como foi concebido tudo isso. Para quem ainda não conhece o show, é uma ótima oportunidade de se instrumentalizar para quando for assistir ao espetáculo pela primeira vez estar por dentro e mergulhar fundo nessa história", conclui.

Somos Todos Nós Assim - Encontros e Canções

Quando: nesta quinta-feira, 21, a partir das 20 horas
Onde: no canal de Isaac Cândido no YouTube

O que você achou desse conteúdo?