Logo O POVO+
Na figura do papangu, cantora cearense Soledad apresenta videoclipe de "2013"
Vida & Arte

Na figura do papangu, cantora cearense Soledad apresenta videoclipe de "2013"

Música traz contexto político brasileiro de 2013. No videoclipe, disponível no YouTube e no Instagram da artista, as partilhas de um papangu - símbolos de carnavais e reisados do Nordeste
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cearense radicada em São Paulo, Soledad é cantora, poeta e pesquisadora. Artista dialoga com o personagem do papangu na obra (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Cearense radicada em São Paulo, Soledad é cantora, poeta e pesquisadora. Artista dialoga com o personagem do papangu na obra

Soledad, cantora cearense radicada em São Paulo, apresenta o videoclipe da canção "2013". Faixa integra seu segundo disco, "Revoada" (2019), lançado pela Índigo Azul (SP). Com referências às suas raízes do Nordeste do Brasil na figura do papangu, o videoclipe da música está disponível no YouTube e no Instagram da artista.

"O átrio vazio/ o parlamento/ gaiola de flores/ rosto de cimento", dizem os primeiros versos de "2013". Composta por Jonas Sá, Negro Leo e Santiago Botero Rodriguez, a canção rememora o contexto político brasileiro daquele ano. Neste período, aconteceu uma série de manifestações pelas ruas do País - que culminaram no impeachment, em 2016, de Dilma Rousseff, a primeira presidente mulher do Brasil.

Na obra, dirigida por Julia Moraes, a artista transmuta seu corpo num símbolo misterioso-encantado do Carnaval e das festas de reisados do Nordeste brasileiro: o papangu.

Mascarada e embrulhada com tecidos, a personagem caminha pelas imediações da Bacia do Mercado de Santos, no maior porto da América Latina. Partilha "corações" com sujeitos que atravessam seu caminho. Ali, há encontros do ser fantástico entre o vai e vem da cidade.

O clipe parece utilizar a figura popular para encantar sujeitos. E, como cita no início, "suspender o céu". O jeito de andar, a dança e as cores da personagem criam pontos de conexão com a capacidade de sonhar. Um ímpeto do seu eu cantora-atriz, talvez. Tal performance está no olhar que revela à câmera e na rua como palco. Falando nisso, a fortalezense já dividiu tablados com Josyara, Elke Maravilha e Céu, em outros momentos da carreira.

O videoclipe conta ainda com relatos de mulheres sobre seus diversos desejos. Nos fragmentos, diferentes pulsões de vida, que apontam: a obra fala sobre a potência de existir. Um tanto da militância feminista e política da artista, já revelada no disco de estreia que leva seu nome: "Soledad" (2017).

Acompanhe Soledad:

YouTube: canal oficial Soledad
Instagram: @soledadoceara
Mais informações: @_indigoazul

O que você achou desse conteúdo?