Logo O POVO+
Curta cearense aborda consequências da depressão nos relacionamentos
Vida & Arte

Curta cearense aborda consequências da depressão nos relacionamentos

Dirigido por Dado Fernandes, "Clausura" estreou no Youtube da Tamassa Filmes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
'Clausura', dirigido por Dado Fernandes, tem Haroldo Guimarães e Cristhal Machado no elenco (Foto: Alex Meira)
Foto: Alex Meira 'Clausura', dirigido por Dado Fernandes, tem Haroldo Guimarães e Cristhal Machado no elenco

O isolamento social obrigou pessoas de vários lugares do mundo a permanecer em casa. Sem previsão para terminar, a pandemia acarreta incertezas na população e gerou inúmeras consequências no cotidiano. A imposição de uma convivência familiar entre quatro paredes, por exemplo, criou uma sobrecarga emocional que culminou no aumento de casais que buscam o divórcio. O futuro ainda impreciso intensificou os casos de pessoas com sintomas de ansiedade e depressão. A partir de reflexões sobre esses cenários, o diretor Dado Fernandes lançou no Youtube o curta-metragem "Clausura" no último sábado, 30.

No enredo, Waldir (Haroldo Guimarães) e Alice (Cristhal Machado) estão casados há aproximadamente 15 anos. Por motivos diferentes, os dois abandonaram seus sonhos de juventude. Ela - uma mulher branca - desejava ter uma vida tranquila e seguir carreira como dançarina. Ele - um homem negro - precisou abandonar o futebol depois de problemas no joelho, tornando-se alcoólatra e depressivo.

Leia também | "Turma da Mônica - Lições" revela Isabelle Drummond no papel de Tina

Com essas frustrações que carregam em si, enfrentam desgastes no relacionamento. Entre discussões e divergências, atravessam temas como racismo estrutural, diferenças de classe social, depressão, alcoolismo e feminismo. "Gosto de fazer coisas que tem a ver com a sociedade. Quando roteirizo, pesquiso sobre o que está acontecendo com o mundo para servir como uma voz de reflexão", explica o diretor Dado Fernandes. E a pandemia trouxe muitas questões que poderiam ser abordadas: "vi que poderia falar de vários assuntos simultâneos em um só. O tema principal é a depressão e, a partir dela, as outras coisas são mudadas".

Filmada em dois dias, a obra contou com tempos recordes, de acordo com o profissional. "Soube da Lei Aldir Blanc e comecei a fazer o que antes eu tinha somente argumentos escritos. O tempo foi ficando curto. O processo de escrita do roteiro, contratação da equipe, filmagem, etc., durou cerca de um mês e meio", afirma.

Leia também | Veja o que chega ao catálogo do Disney+ em fevereiro

Mas o período de produção do curta-metragem não foi o único desafio. Outras situações foram impostas, principalmente, por causa da pandemia. "Eu conheci o lugar de filmagem só por foto. Vi o imóvel um dia antes de começar a gravar. Outra questão é que a equipe não podia se reunir. Então as conversas com os atores, por exemplo, aconteciam on-line", recorda.

Apesar disso, ainda deu continuidade à sua proposta de sempre desafiar o elenco. Com "Clausura", Haroldo Guimarães, conhecido por suas atuações em "Cine Holliúdy" e "Shaolin do Sertão", estreia em seu primeiro trabalho no gênero de drama. Já a atriz Cristhal Machado, que tem carreira consolidada no teatro, realiza sua primeira produção na sétima arte. "Gosto de tirar os atores da zona de conforto, de trabalhar com o que eles não estão acostumados", opina Dado Fernandes.

Leia também | Série brasileira "Cidade Invisível", da Netflix, estreia na sexta, 5, com folclore em nova roupagem

A trilha sonora tem música "A dor de uma lágrima", da cantora Mel Mattos. Produzida durante o isolamento social rígido, a canção relata a trajetória de um casal que, durante a quarentena, está à beira de um divórcio. Esta composição surgiu de um processo de trabalho entre a artista e o diretor, que são casados.

O filme, realizado pela Tamassa Filmes, foi contemplado na lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Também conta com roteiro de Dado Fernandes, além de co-roteirização de Camilo Vidal.

O que você achou desse conteúdo?