Logo O POVO+
Confira a programação cultural para o fim de semana
Vida & Arte

Confira a programação cultural para o fim de semana

Com cinema, maratona de séries, teatro e show de humor, confira a programação cultural para o fim de semana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) foi idealizado por Carri Costa (Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO)
Foto: DEÍSA GARCÊZ/Especial para O POVO Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) foi idealizado por Carri Costa

Após 20 edições e quatro anos sem eventos, o Festival de Esquetes de Fortaleza (Fesfort) retorna em formato virtual. Idealizada e dirigida pelo ator Carri Costa, a iniciativa finaliza a semana com a exibição de quatro espetáculos em seu canal do YouTube. Nesta quinta-feira, 4, por exemplo, haverá "Caio" e "Nó - um corpo que reza e dança". A programação termina na sexta-feira, 5, com "Narciso" e "Guarde Para o Final de Tudo". Para homenagear os principais destaques da edição, terá a entrega do Prêmio Gasparina Germano. As produções serão avaliadas por vários quesitos como direção, ator, atriz, texto original, figurino e maquiagem.

Quando: "Caio" e "Nó - um corpo que reza e dança" na quinta-feira, 4, às 21 horas; e "Narciso" e "Guarde Para o Final de Tudo" na sexta-feira, 5, às 21 horas

Onde: no canal do Youtube do Teatro da Praia

'Flash Gordon no Planeta Mongo' é um dos filmes que ganha exibição no Cineteatro São Luiz
'Flash Gordon no Planeta Mongo' é um dos filmes que ganha exibição no Cineteatro São Luiz

Maratona de filmes antigos

Nomes do cinema que marcam várias gerações ganham espaço nas salas do Cineteatro São Luiz entre os 4 e 13 de fevereiro. São astros e estrelas que, mesmo após décadas, continuam com forte influência na indústria musical. Entre os profissionais que recebem homenagem durante a semana, estão Bruce Lee, Johnny Weissmuller, Maureen O'Sullivan, Buster Crabbe e Jean Rogers. Com isso, entra em cartaz: "Durango Kid - Alma de Aventureiro" (1946), de Derwin Abrahams; "O Besouro Verde" (1966), de Willian Beaudine; "Tarzan, O Homem Macaco" (1932), de W. S. Van Dyke; "Tarzan e Sua Companheira" (1934), de Cedric Gibbons; e "Flash Gordon no Planeta Mongo" (1932), de Frederick Stephani, além de sua respectiva continuação de 1936.

Quando: de quinta-feira, 4, até 13 de fevereiro

Onde: no Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 - Centro, Aldeota)

Ex-postulante ao governo do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi disse que deixou o Brasil após ameaças de morte. (foto: Tatiana Fortes/ O POVO)
Ex-postulante ao governo do Rio de Janeiro, Marcia Tiburi disse que deixou o Brasil após ameaças de morte. (foto: Tatiana Fortes/ O POVO)

O que dizer a um fascista

O Núcleo Barro 3 apresenta seu projeto "Cartas a ele", com o objetivo de compartilhar os processos de pesquisa sobre criação dramatúrgica por meio de cartas. A programação será iniciada no sábado, 6 de fevereiro, às 16 horas, com aula pública da professora de filosofia, escritora e artista visual Marcia Tiburi. No dia, ela propõe um questionamento: "O que você diria a um fascista?". A partir desse evento, que acontece nas redes sociais do grupo, serão compostos monólogos que dialogam com o teatro e o audiovisual

Quando: sábado, 6, às 16 horas

Onde: no canal do Youtube do Núcleo Barro 3 e no perfil do Instagram @nucleobarro3

Torquato Neto e Gilberto Gil eram artistas do movimento tropicalista
Torquato Neto e Gilberto Gil eram artistas do movimento tropicalista

Sobre o documentário de Torquato Neto

No documentário "Torquato Neto - Todas as Horas do Fim", os diretores Marcus Fernando e Eduardo Ades acompanham a trajetória do artista brasileiro que revolucionou a cultura do País. Durante as décadas de 1960 e 1970, ele participou ativamente do movimento tropicalista ao lado de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes. Também se integrou à arte marginal com Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Apesar de grandes feitos, teve uma vida curta: morreu aos 28 anos. No programa "Bate-papo de Cinema Pontos", promovido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), a roteirista Giuliana Monteiro e o artista Eduardo Bordinhon discutem sobre o filme. O evento acontece no sábado, 6, às 18 horas, mas o longa-metragem estará disponível para o público a partir de sexta-feira, 5, após inscrições online.

Quando: sábado, 6, às 18 horas

Onde: no canal do Youtube do Museu da Imagem e do Som

Mais informações: inscrições para assistir ao filme no site www.mis-sp.org.br

Ciro Santos na personagem Virgínia Del Fuego
Ciro Santos na personagem Virgínia Del Fuego

Comédia com Ciro Santos

O humorista Ciro Santos realiza shows em dois lugares diferentes neste fim de semana. Na quinta-feira, 4, estará na Barraca Chico do Caranguejo. Já no sábado, 6, estará na Lupo Bier. Nas apresentações, interpretará a personagem Virginia Del Fuego e proporcionará quadros de mágica. Os espetáculos, que acontecem presencialmente, começam às 19 horas.

Quando: quinta-feira, 4, às 19 horas, e sábado, 6, às 19 horas

Onde: na quinta, 4, na Barraca Chico do Caranguejo (avenida Clóvis Arrais mais, 4930 - Praia do Futuro, Fortaleza); e no sábado, 6, na Lupus Bier (rua dos Tabajaras, 340 - Praia de Iracema, Fortaleza)

Roberto Frejat lança
Roberto Frejat lança "Ao redor do precipício", quarto disco da carreira solo

Música e mercado

A feira virtual "Conecta Música e Mercado" segue com programação até domingo, 7 de fevereiro. Nesta quinta-feira, 4, profissionais conversam sobre "Qual o futuro da Música". Entre os convidados, estão Charles Gavin, Marcelo Castelo Branco e Sallaberry. Já no sábado, 6 de fevereiro, haverá uma entrevista com Roberto Frejat. Neste mesmo dia, também haverá painel com o tema "A poesia e o hip hop como ferramentatas para a ampliação do senso crítico de alunos da periferia de São Paulo". Toda a programação está disponível no site do evento. Inscrições para participar também estão sendo realizadas por meio da plataforma digital.

Quando: até quinta-feira, 7

Onde: na plataforma do Conecta Música e Mercado

Inscrições: no site conecta.musicaemercado.org/

Belchior por Bob Wolfenson, nos anos 1970
Belchior por Bob Wolfenson, nos anos 1970

Homenagem a Belchior

O programa de televisão Metrópolis, da TV Cultura, exibe o dossiê "#Belchior, Sujeito de Sorte" nesta sexta-feira, 5 de fevereiro, às 19h25min. Com o objetivo de homenagear um dos grandes nomes da música nacional, traz uma entrevista com Jotabê Medeiros, autor da biografia "Apenas um Rapaz Latino-americano". Também estarão presentes Chris Fuscaldo e Marcelo Bortoloti, que escreveram a obra "Belchior - Viver é Melhor que Sonhar". Este livro, que está em pré-venda na plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, acompanha os 10 últimos anos da trajetória do artista.

Leia também | Nova biografia de Belchior segue em pré-venda até 23 de fevereiro

Quando: sexta-feira, 5, às 19h25min

Onde: na TV Cultura

O que você achou desse conteúdo?