Logo O POVO+
Globo de Ouro pode ter influência acentuada na corrida do Oscar em 2021
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Globo de Ouro pode ter influência acentuada na corrida do Oscar em 2021

Em ano atípico em termos de produção, Netflix domina indicações do Globo de Ouro, que abrem espaço para diretoras e reforçam certos favoritismos
Tipo Análise
Nomadland é considerado favorito ao Oscar. O drama foi indicado a quatro Globos de Ouro (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Nomadland é considerado favorito ao Oscar. O drama foi indicado a quatro Globos de Ouro

O ano era 2018. A atriz Natalie Portman estava no palco da edição daquele ano do Globo de Ouro, junto com o cineasta Ron Howard, para apresentar as indicações e, depois, a vitória da categoria de Melhor Direção. Anunciando os nomes - que incluíam Steven Spielberg, Christopher Nolan e o vencedor Guillermo del Toro -, Portman escolheu uma precisa e crítica introdução: "E aqui estão todos os 'indicados masculinos'". A ausência de cineastas mulheres nas indicações do prêmio vinha desde 2015, quando Ava DuVernay disputou na categoria por "Selma". Foram necessários, então, seis anos para mudar o cenário. Finalmente, em 2021, a ausência foi superada de forma especial, com três mulheres indicadas: Regina King ("Uma Noite em Miami"), Chloé Zhao ("Nomadland") e Emerald Fennell ("Bela Vingança"). Este é um dos dados de destaque da lista das indicações do Globo de Ouro, divulgadas na manhã desta quarta, 3.

Em um ano marcado pela ausência de estreias em salas de cinema, os eventos da chamada "temporada de premiações", que culmina no popular e reconhecido Oscar, mudaram regras, datas e processos. As alterações abriram espaço para expectativas acerca das indicações que viriam após este processo de campanhas dos filmes sem a possibilidade de encontros presenciais entre competidores e votantes. A dúvida era sobre quais obras iriam se sobressair neste contexto. Uma aposta certeira se provou correta: foram os ligados a plataformas de streaming.

Leia também | Globo de Ouro 2021 divulga indicados; veja lista completa

Basta observar o número de indicações de filmes por distribuidora,: a Netflix conseguiu emplacar 22, disparada em primeiro lugar; abaixo, em segundo, está a Amazon Studios, da plataforma Prime Video, com modestas sete indicações. Empatados em terceiro, com cinco menções cada, estão estúdios tradicionais como Sony e Disney - ainda que as indicações desta última contém com uma obra da Disney, "Hamilton". No âmbito televisivo, a Netflix também foi a distribuidora com mais indicações, somando 20. A tradicional HBO vem em segundo, com 7.

É curioso, porém, pensar no streaming como diferencial justamente em um ano no qual todos os filmes indicados, em maior ou menor grau, se valeram de plataformas do tipo para conseguirem ser acessados pelo público. O favorito ao Oscar "Nomadland", por exemplo, é da Searchligh Pictures. Com pontual exibição em salas de cinema dos EUA no final de janeiro, a obra estreia oficialmente no país no próximo dia 19 em salas e na plataforma Hulu.

Leia também | Confira o que chega à Amazon Prime em fevereiro

Mesmo com este contexto que aproxima as obras "originalmente" de streaming  daquelas que se adequaram ao formato, os filmes mais indicados ao Globo de Ouro em 2021 são da Netflix: "Mank", dirigido por David Fincher, recebeu seis indicações enquanto "Os 7 de Chicago", de Aaron Sorkin, recebeu cinco. Tanto eles quanto "Nomadland" figuram nas principais categorias: Filme de Drama, Direção e Roteiro.

Outro filme com menções nas disputas centrais é "Bela Vingança", suspense pop que vinha ganhando corpo durante a temporada e demonstrou estar mais no campo da "certeza" do que da "surpresa" ao garantir tais indicações. Ele pode ter ocupado a vaga de "Uma Noite em Miami", elogiado drama que parecia consolidado, mas acaba perdendo tração com somente três indicações. Ressalte-se, porém, que a presença histórica de três mulheres indicadas - ou mais! - em Melhor Direção tem tudo para ser fato também no Oscar.

Todos os filmes citados seguem constantes nas apostas de jornalistas especializados e do público, mas vale refletir sobre o papel de influência do Globo de Ouro nesta temporada. Isso por conta das datas e processos de cada prêmio. As indicações dele foram divulgadas em meio ao período de votação preliminar do Oscar, que segue até amanhã, 5. Os premiados do Globo, então, serão anunciados em 28 de fevereiro, enquanto as indicações do Oscar só serão anunciadas no dia 15 de março.

Para além das diferenças nos perfis dos eventos, uma temporada como a de 2021 pode acentuar a influência da lista da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que promove os Globos de Ouro, bem como as de outras premiações prévias. Indicações e vitórias nas prévias deste ano podem ter mais relevância para impulsionar certos filmes e frear outros na disputa. Afinal, falamos não só sobre uma indústria onde a visibilidade é componente central, mas sobre essa indústria em um período onde a luta para ser visto foi ainda mais desafiadora.

Leia também | Longa baiano e curta sergipano vencem principais categorias da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?