Logo O POVO+
Confira a programação cultural deste fim de semana e programe-se
Vida & Arte

Confira a programação cultural deste fim de semana e programe-se

Live sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis, oficina de quadrinhos, shows musicais e muito mais. Confira!
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cantor e compositor paraense Saulo Duarte (Foto: Henrique Kardozo/ Divulgação)
Foto: Henrique Kardozo/ Divulgação Cantor e compositor paraense Saulo Duarte
Cantor e compositor paraense Saulo Duarte
Cantor e compositor paraense Saulo Duarte

Show de Saulo Duarte

O cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor musical paraense Saulo Duarte apresenta show virtual gratuito gravado no palco do Cineteatro São Luiz no próximo domingo, 21, às 18 horas. Intitulado "Todas as cores estão dentro", o espetáculo faz uma releitura de canções dos quatro álbuns gravados por Saulo Duarte em versões exclusivas. O repertório é composto por doze músicas interpretadas pelo cantor na guitarra e voz, por Rian Batista no baixo e por Igor Ribeiro na bateria. A duração é de 50 minutos.

Onde: no site Cineteatro São Luiz e YouTube do Cineteatro

Frame do filme
Frame do filme "Caridade" realizado por alunes do projeto Cinema no Brejo.

Mostra Cine Brejo

O cineclube do projeto Cinema no Brejo: Laboratório Rural de Experimentação e Formação Audiovisual retoma suas atividades com uma programação inteiramente virtual e gratuita: até o próximo dia 25 de março, a Mostra Cine Brejo - Cultivando Olhares exibe sessões temáticas semanais, além de promover debates e oficinas. Nesta semana, já está disponível a Sessão Cinema ao Alcance das Mãos, apresentando filmes produzidos em processos formativos onde jovens de territórios rurais, interioranos ou indígenas narram suas próprias histórias. Hoje, às 19h, acontece um bate-papo ao vivo com a primeira convidada desse percurso, Gláucia Soares, no canal do Cinema no Brejo.

Onde: www.cinemanobrejo.com.br

Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

A terceira edição do FESTin, o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, acontece virtualmente de hoje, 18, até o próximo domingo, 21. Atuando na difusão e no desenvolvimento do cinema nos países de língua portuguesa, o FESTin aporta no Ceará com o objetivo de divulgar a produção audiovisual do Estado. Em decorrência da pandemia Covid-19, a edição presencial de 2020 foi adiada e agora os filmes poderão ser acessados na plataforma streaming festinon.com até dia 21. A programação — com longas, curtas, filmes infantis e webinar — ficará disponível para os nove países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Onde: festinon.com

Vila das Artes promove Conversa de Academia com fisioterapeuta Diana Junqueira.
Vila das Artes promove Conversa de Academia com fisioterapeuta Diana Junqueira.

Positivação do envelhecimento em Conversa de Academia

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promove a primeira edição do projeto Conversa de Academia de 2021 amanhã, 19, às 16 horas. Virtual, o encontro desta semana será com a fisioterapeuta Diana Junqueira, especialista em Saúde do Idoso pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Saúde Pública pela ENSP Fiocruz, onde desenvolveu pesquisa acerca da dança como cuidado para idosos. Com o tema "Uma experiência de cuidado e positivação do envelhecimento em um Centro de Convivência público para idosos no município do Rio de Janeiro", o evento será transmitido no canal da Vila das Artes no YouTube. Criado em 2015, o programa Conversa de Academia busca aproximar a academia e o público interessado diverso.

Onde: YouTube da Vila das Artes

Escritor mineiro Silviano Santiago
Escritor mineiro Silviano Santiago

Live-aula de Silviano Santiago

Autor da obra "Fisiologia da composição - Gênese da obra literária e criação em Graciliano Ramos e Machado de Assis", o escritor mineiro Silviano Santiago realizará sua primeira live-aula hoje, às 19 horas, sobre Graciliano Ramos e Machado de Assis. Editado pelo selo Suplemento Pernambuco, da Cepe Editora, o livro é uma imersão em "Memórias do Cárcere", "Memórias póstumas de Brás Cubas" e "Esaú e Jacó". Com mediação do editor do Pernambuco, Schneider Carpeggiani, a live-aula será exibida no canal da Cepe no YouTube. Hoje, a obra de Silviano Santiago autografada pelo autor começa a ser vendida exclusivamente no site da Livraria Travessa.

Onde: Youtube da Cepe

Performance teatral
Performance teatral "Morra, Amor".

Performance teatral "Morra, amor"

Adaptação do livro "Morra, amor", da escritora argentina Ariana Harwicz, a performance teatral homônima dirigida por Karine Teles (de "Bacurau", "Que Horas ela volta" e "Gilda") e José Eduardo Limongi será apresenta ao vivo no Instagram e no YouTube hoje, às 21 horas. Interpretada pela atriz Camila Nhary (de "Tom na Fazenda"), a protagonista vive as angústia do papel de mãe e de esposa numa sociedade marcada pelo machismo. Gratuito, o espetáculo será reprisado nos dias 19, 20 e 21 no mesmo horário. Com duração de 40 minutos, a performance teatral tem classificação indicativa de 18 anos. Amanhã, às 19h30, haverá uma live bate-papo com a atriz Camila Nhary e diretora Karine Teles pelas redes sociais com participação do público.

Onde: perfil no Instagram @morraamor e canal no YouTube Morra, Amor

Ilustrador cearense Lui Duarte.
Ilustrador cearense Lui Duarte.

Oficina de tirinhas com Lui Duarte

O ilustrador cearense Lui Duarte ofertará uma oficina virtual de tirinhas neste sábado, 20, às 17 horas, no canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) no YouTube. Entusiasta dos cartuns, charges, caricaturas e tirinhas, Lui Duarte é bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A oficina, que integra o ciclo programático #NaRedeComDragão, é aberta aos interessados na linguagem com idade a partir de 8 anos. A duração da oficina é de 30 minutos.

Onde: Youtube do CDMAC

Músico Carlinhos Perdigão
Músico Carlinhos Perdigão

DVD de Carlinhos Perdigão

Baterista, poeta, produtor cultural e professor, Carlinhos Perdigão lança o DVD "Palavra, o musical" no canal no YouTube do Centro Cultural Banco do Nordeste no próximo sábado, 21, às 16h. A obra reúne composições do disco "Palavra" (2017) baseadas em letras publicadas no seu primeiro livro, intitulado "Fragmentos: poemas e ensaios" (2011). Com Marcelo Justa na guitarra e voz, Rafael Sousa Lima no contrabaixo, David Aragão nos teclados, Abraham Paiva na guitarra, Alice Brasil como vocal de apoio e Laiza Milena nas performances, "Palavra, o musical" de Carlinhos Perdigão foi gravado no Cineteatro São Luiz.

Onde: YouTube do CCBNB

O que você achou desse conteúdo?