Com espetáculos teatrais, mesas de debate e oficinas, o 13º Festival Niterói em Cena chega à sua etapa internacional a partir desta quinta-feira, 18. Desta vez, o evento será realizado virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus. Assim, espectadores de todo o Brasil poderão acompanhar o evento, que será gratuito. A abertura do festival será comandada pelo diretor Gerald Thomas hoje a partir das 20 horas. O evento, que poderá ser visto pela plataforma Zoom e pelo canal do festival no YouTube, será encerrado no dia 24 com a apresentação cearense "Ch@furdo".
Na programação, estão 16 atrações que apresentam um panorama do teatro contemporâneo promovidas por artistas nacionais e internacionais. Alemanha, Nigéria, Moçambique, País Basco, Espanha, Itália e Brasil terão representantes no festival. Para assistir às montagens pelo Zoom, é necessário retirar os ingressos no site do Niterói em Cena. Após as apresentações, haverá debate com a equipe criativa dos espetáculos.
Fabio Fortes, diretor geral do Niterói em Cena, caracteriza como "uma riqueza cultural" a participação de espetáculos de outros países. Ele também aponta que os critérios de escolha dos espetáculos permeiam a ideia de que o festival busca apresentar "um panorama do que é feito no teatro atualmente". "A ideia é que quem gosta de teatro e vai assistir ao festival veja a maior diversidade de linguagens possível. Este é o maior critério do festival: a maior diversidade de linguagens", define.
Outro aspecto que se destaca para o público na programação desta edição é, segundo Fabio, a "reinvenção do artista". Ele aponta como "incrível" observar apresentações de várias partes do mundo que foram concebidas para o meio virtual, mostrando a qualidade do trabalho artístico e como "estamos pensando sobre as mesmas coisas". O diretor também acredita que será uma oportunidade de proporcionar momentos de reflexão e de aprofundamento sobre como se desenvolve o teatro.
Uma das expectativas de Fabio para o evento é que o festival contribua para mostrar a relevância das artes para a sociedade, principalmente neste período de pandemia. "Nós poderemos dar palco à inventividade e à importância do artista nesse festival. Nós temos sido muito discriminados nesses últimos tempos e a pandemia revelou que o artista é fundamental para o desenvolvimento social do homem. Eu acho que isso explica para a sociedade brasileira a importância do fazer artístico", enfatiza o diretor.
O Ceará será representado nesta edição do Niterói em Cena pelo espetáculo "Ch@furdo", do grupo Dona Zefinha e dirigido por Orlângelo Leal. O elenco é composto pelos musicômicos Paulo Orlando, ngelo Márcio e pelo próprio Orlângelo. Na peça, os três irmãos se reúnem para uma apresentação musical improvisada com a maioria dos instrumentos feitos de materiais alternativos. Com o decorrer do espetáculo, eles vão descobrindo, junto com o público, várias formas de composição musical. A apresentação será transmitida ao vivo, diretamente de Itapipoca, no dia 24.
Para Orlângelo Leal, produzir peças teatrais durante a pandemia trouxe desafios como, por exemplo, ter que adaptar os espetáculos para os meios virtuais e lidar com a ausência de público presencial durante as apresentações. Segundo o diretor, ter a "resposta do público" é muito importante. Além disso, ele afirma que o cenário de apresentações virtuais o impulsionou a aprender a manusear tecnologias de transmissão, de áudio e iluminação, o que marcou o ciclo de reinvenção como artista durante a pandemia.
Orlângelo afirma que o grupo está "muito feliz" por poder transmitir a apresentação diretamente de Itapipoca e aponta a importância dessa presença no evento para a visibilidade de artistas locais: "Isso me deixa muito feliz, porque Itapipoca está conectada com o mundo de alguma forma. Se nos anos de 1980 muitos artistas tinham que ir para o Sul para tentar alcançar sucesso, hoje pessoas do interior do Ceará conseguem isso, como no caso do escritor Mailson Furtado, que ganhou o Prêmio Jabuti de literatura. Isso mostra que essas conexões globais estão acontecendo com mais capilaridade", destaca o diretor.
Festival Niterói em Cena
Quando: a partir de hoje, 18, às 20 horas; festival irá até o dia 24
Onde: pela plataforma Zoom e pelo canal do festival no YouTube
Mais informações: site do Niterói em Cena