Logo O POVO+
Canal FDR estreia série animada
Vida & Arte

Canal FDR estreia série animada

|TV| Obra tem narração de Ney Matogrosso e inspiração em Manoel de Barros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Série
Foto: Divulgação Série "O menino que engoliu o sol" estreia no Canal FDR

Neste sábado, 20, a série infantil "O Menino que Engoliu o Sol" chega à programação do Canal FDR. Com direção de Patrícia Alves Dias, a animação é narrada pelo cantor Ney Matogrosso e inspirada na obra do poeta Manoel de Barros. A série, que tem 12 episódios, entra na grade da TV cearense com exibição aos sábados, sempre às 15 horas. 

O foco da narrativa é apresentar experiências sensórias do diálogo da criança com a natureza. Na trama, quando o dia amanhece, o Menino Manoel e os bichos saem para brincar no quintal, onde tem Rio de Cobras, Árvores Pássaros e Peixe-Cachorro, num "quintal que é maior que o mundo". 

Acontece que quando o dia dorme, Manuel tem tanto medo do escuro, que ele não quer dormir e, nem comer - sua barriga está cheia de medo. Donanna, sua avó, que passa os dias lavando, cozinhando e passando, acredita que Manuel tem doença alimentar e diz que a gente é o que come. Para apagar seu medo, ele resolve comer Luz, percebe que a mais brilhante é o Sol. Decide comer um pedaço do Sol que seu telhado costuma tocar. Porém, não foi apenas um pedacinho que ele comeu, foi o Sol inteiro. E Mundo todo fica no escuro.

Unindo técnicas de animação e live-action,  a série traz imagens da fauna e flora típicas do Pantanal e ilustrações baseadas na arte de Martha Barros, filha de Manoel de Barros. A série conta com uma técnica diferente dos desenhos convencionais: em aquarela, os pigmentos se dissolvem e formam cada um dos personagens.

Realizado pela produtora Pólofilme, o conteúdo exibido no Canal FDR é baseado no livro homônimo redigido por Ricardo Pieretti Câmara, que assina o roteiro ao lado da diretora. A obra é a primeira série de animação do Mato Grosso do Sul.

 

Série animada

Quando: sábados, às 15 horas

Onde: Canal FDR em sinal digital aberto, no canal 48.1; em sinal fechado, canal 23 (Multiplay), 24 (NET) e 138 (Brisanet)

O que você achou desse conteúdo?