Logo O POVO+
Documentário aborda os impactos da Ditadura Militar na música nordestina
Vida & Arte

Documentário aborda os impactos da Ditadura Militar na música nordestina

Com oito episódios, o documentário "O Silêncio que Canta por Liberdade" tem previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Cantor e compositor Ednardo  (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Cantor e compositor Ednardo

"Há soldados armados, amados ou não/ Quase todos perdidos de armas na mão/ Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição/ De morrer pela pátria e viver sem razão". A canção de Geraldo Vandré, "Pra não dizer que não falei das flores", foi tocada no III Festival Internacional da Canção da TV Globo, em 1968, e se tornou um símbolo da resistência contra a ditadura militar (1964 -1985). Outros artistas, como Chico Buarque ("Apesar de Você" e "Cálice"), Elis Regina ("O Bêbado e o Equilibrista") e Gilberto Gil ("Domingo no Parque") também consagraram obras no período e viraram representações de uma juventude inconformada com a repressão. Alguns desses cantores são do Nordeste, mas eles atuaram principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Quatro décadas após o fim do regime, várias questões ainda permanecem imprecisas e pouco conhecidas. Uma delas é o que aconteceu com a música nordestina naqueles vinte anos sem liberdade de expressão. Essa indagação resultou no documentário "O Silêncio que Canta Por Liberdade", dirigido por Úrsula Corona e idealizado por Omar Marzagão. Dividida em oito episódios, a produção audiovisual resgata como o sistema autoritário atuou contra os cantores e compositores nordestinos.

Leia também | Festival Choro Jazz ocorre entre quinta, 25, e sábado, 27, em formato virtual

"Sabíamos muito da história dos artistas que estavam no Sudeste, mas não conhecíamos o que ocorreu no Nordeste. Fomos pesquisar e encontramos histórias fragmentadas. Então, decidimos fazer uma série investigativa, em que pudéssemos montar esse quebra-cabeça", explica Úrsula Corona. Com mais de três anos no processo de investigação, as filmagens só começaram em 2019.

Documentos originais e imagens de arquivo foram algumas das fontes de pesquisa. Além disso, colheram diversos depoimentos que constarão na obra, como os de Gilberto Gil e Gal Costa. José Carlos Capinam, que completou 80 anos na última semana, também participa ao explicar sobre o surgimento do samba nos navios negreiros. De cearenses, estarão Fausto Nilo, Ednardo e outros que serão revelados posteriormente no decorrer dos episódios.

Leia também | O que tem por trás da pisadinha, estilo que tornou-se febre no Brasil

A narrativa mostrará muitas pessoas que foram impactadas pela ditadura militar. Não só: ela revelará os reflexos da repressão nas gerações seguintes, a partir das perspectivas dos filhos de quem sofreu durante o período. Para Úrsula, a cultura amedronta por causa de sua força. "A cultura fala no coração do povo. Isso pode ser uma ameaça. E naquela época, ela foi ameaçadora", indica.

O que você achou desse conteúdo?