Logo O POVO+
Mostra virtual discute produção artística na pandemia
Vida & Arte

Mostra virtual discute produção artística na pandemia

|MOSTRA| Profissionais discutem virtualmente os novos formatos de criação artística
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Maurício Lima e Juracy de Oliveira atuam como diretores artísticos da Mostra Pandêmica. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Maurício Lima e Juracy de Oliveira atuam como diretores artísticos da Mostra Pandêmica.

Há um ano, a classe artística luta contra as consequências causadas pela pandemia. A falta de recursos para as produções e a proibição de público agravam a desvalorização já recorrente na área. Os artistas, então, enfrentam processos para contornar a dificuldade e seguir firme no meio. A "Mostra Pandêmica: Encontros Formativos Sobre Criação Online", que acontece virtualmente entre os dias 1º e 6 de março, nasceu como uma resposta na busca de novos percursos artísticos em tempos incertos.

O projeto é fruto da união de forças alcançada pelo Pandêmica Coletivo Temporário de Criação, uma "aglomeração online" composta por diversos artistas do País para desenvolver e expor seus trabalhos. "A gente se viu como uma plataforma de grupos e ideias com artistas do país inteiro que procuravam a gente precisando de um impulso nas suas criações", explica o ator, diretor, e um dos idealizadores do Coletivo, Juracy Oliveira.

A "Mostra Pandêmica" estreia em 2021 com a necessidade de "discutir e repensar sobre o que a gente fez até aqui para criar ideias de futuro ", acrescenta Juracy, que também exerce o papel de diretor criativo no projeto, ao lado de Maurício Lima. A programação é composta por seis encontros performativos, encabeçados por 18 artistas convidados, que se revezam para discutir sobre atuação, direção, dramaturgia, direção musical, dança e produção. Os encontros são gratuitos e abertos ao público.

A primeira experiência virtual do Coletivo foi "12 pessoas com raiva", que reuniu artistas de Natal, Rio de Janeiro e São Paulo. Desde a data de estreia, 16 de maio de 2020, contam-se mais de vinte exibições e a agenda está movimentada até abril deste ano. Além desta, as produções "De Passagem ou Que Ano Louco 2020", com texto do Rafael Martins, do grupo Bagaceira de Teatro, de Fortaleza, e "Discurso Sobre Nada", com performance da cearense Alda Pessoa, continuam em apresentação.

A "Mostra Pandêmica", de acordo com Juracy, foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc, durante o prazo emergencial em 2020.

 

"Mostra Pandêmica: Encontros Formativos Sobre Criação Online

Quando: de 1º a 6 de março, às 19 horas

Onde: no canal no Youtube do Pandêmica Coletivo de Criação

Mais informações: pelo perfil no Instagram @pandemicacoletivo

O que você achou desse conteúdo?