Logo O POVO+
Documentário conta história do Reisado do Sítio São Joaquim, patrimônio de Senador Pompeu
Vida & Arte

Documentário conta história do Reisado do Sítio São Joaquim, patrimônio de Senador Pompeu

O filme de Rafael Limaverde e Marquinhos Abu estreia hoje no Youtube
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Reisado de São Joaquim foi intitulado pela Secult CE como Patrimônio Vivo da Cultura do Estado do Ceará. (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Reisado de São Joaquim foi intitulado pela Secult CE como Patrimônio Vivo da Cultura do Estado do Ceará.

De pai para filho, o Reisado do Sítio São Joaquim permanece vivo como uma herança familiar. Agora, as tradições de Senador Pompeu, no Ceará, estão disponíveis para todos a partir de hoje, 10 de março, data em que estreia o curta documentário "Máscaras de Reis" no Youtube.

A obra foi produzida pelo Bestiário Nordestino, que propõe um olhar sobre o imaginário nordestino nas suas diferentes manifestações, e é apoiada pela Secretaria Estadual de Cultura do Ceará (Secult). Rafael Limaverde e Marquinhos Abu são diretores do filme e revelam que têm planos para produzir um longa no futuro, mostrando reisados de todo o nordeste. A dupla, ao ser contemplada com a Lei Aldir Blanc, foi até Senador Pompeu, onde passaram 2 dias filmando.

Na cidade conheceram João André, que herdou as tradições do reisado de seu pai, e agora passa para seu filho e sua neta, que hoje quebra paradigmas do passado, de que mulher não podia brincar o reisado. Filho de João, José Pedro aponta ter ficado muito feliz em saber que outras pessoas, fora de Senador Pompeu, conhecerão o trabalho do grupo. Para ele, além de ser uma tradição, o reisado também é uma brincadeira. "Para nós é uma satisfação muito grande fazer parte dessa gravação", diz ele.

Leia também | Kleber Mendonça Filho participa de bate-papo ao vivo nesta quinta, 11

Para que a cultura local seja preservada não apenas entre familiares, os diretores contam com o documentário para que outras pessoas possam conhecer a manifestação cultural. "Esse registro é importante tanto para que as pessoas conheçam, para que possam cada vez mais valorizar, mas até o fato da gente ir lá e mostrar que a gente se interessa, e registrar e divulgar, é uma forma deles também se fortificarem mais, e entender que apesar de ser local, também é universal", afirma Rafael. Os diretores refletem que, em meio a tradições cada vez mais mescladas com diferentes culturas do mundo, manter as manifestações locais preserva a identidade do Estado. "Essas tradições falam muito de quem a gente é, elas contam a nossa história", diz Marquinhos. 

Leia também | "O Gambito da Rainha" ganhará adaptação para teatro musical

A partir dos registros gravados, o reisado de Senador Pompeu mantém suas tradições vivas e permite que pessoas de outros lugares entrem na brincadeira. "O audiovisual tem essa grande potência de trazer esse brinquedo que está em outro lugar, que para entrar você anda uma hora numa estrada de terra, para poder vivenciar isso", comenta Marquinhos. Assim, o documentário permite que o público experimente o reisado mesmo não estando presencialmente.

Sendo remanescente de grupos tradicionais da região no fim do século XIX e início do século XX, o Reisado de São Joaquim foi intitulado pela Secult como Patrimônio Vivo da Cultura do Estado. Já ganhou o Prêmio Culturas Populares Mestra Dona Isabel, na edição de 2009, do Ministério da Cultura, e ganhou o Edital Ceará Natal de Luz, com o Prêmio aos Grupos de Tradições Natalinas, nos anos de 2009, 2010 e 2011.

O que você achou desse conteúdo?