Logo O POVO+
Aline Bernardi investiga a relação entre corpo e palavra na mostra "Cartografias Sensíveis"
Vida & Arte

Aline Bernardi investiga a relação entre corpo e palavra na mostra "Cartografias Sensíveis"

A mostra virtual será exibida de 17 a 20 de março, pelo canal do Youtube Celeiro Moebius
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto Videoperformance Encantografar estado de verbo desconhecido 1 (Foto: Helena Cooper/Divulgação )
Foto: Helena Cooper/Divulgação Foto Videoperformance Encantografar estado de verbo desconhecido 1

A coreógrafa, bailarina e professora Aline Bernardi ministrou, durante sete semanas, uma edição especial do Laboratório Corpo Palavra - coreografias e dramaturgias cartográficas. Uma residência artística intensiva e imersiva no formato virtual de formação e criação artística que se propôs a investigar as tramas entre a escrita e os nossos movimentos mais cotidianos, numa convivência coletiva com escuta a sentir e mover marcas da experiência de uma quarentena estendida.

O resultado deste trabalho e outros desdobramentos da pesquisa desenvolvida por Aline há seis anos serão apresentados na mostra virtual "Cartografias Sensíveis", de 17 a 20 de março, pelo canal do Youtube Celeiro Moebius. Com direção artística de Aline Bernardi e dramaturgia de Ligia Tourinho, o evento gratuito vai contar com apresentação de obras de videoperformance, videodança e videoarte, show, lançamento de livros e conversas sobre o percurso artístico com os 33 participantes do laboratório.

Entre as principais atrações da mostra, estão os lançamentos da videoperformance "Encantografar: estado de verbo desconhecido", que mostra possíveis caminhos para o ser humano se afetar coletivamente permitindo assim um reencantamento com a vida em suas múltiplas potências, mesmo diante de um cotidiano de desesperança; e a videoarte "Mãoebius", que propõe o entrelaçamento de ritmos, tons monocromáticos e movimentos improvisados. Os dois trabalhos são assinados pelo coletivo de 33 participantes do Laboratório Corpo Palavra.

Também serão apresentadas ações do projeto "Decopulagem", de autoria de Aline Bernardi, que se desdobra em literatura, solo de dança, show e videodança. Na mostra, haverá o pré-lançamento da versão áudio livro, um desdobramento que caminha junto à política de acessibilidade para pessoas cegas. Todas as obras são criadas a partir de uma perspectiva cartográfica, que parte do pressuposto e do reconhecimento de que estamos continuamente em construção.

"A convivência coletiva e imersiva de encontros diários nos fez exercitar uma escuta larga às nossas presenças. Isso promove um campo de afetação e nutrição afetiva entre nós", comenta Aline.

Lançado este ano, o canal do Youtube Celeiro Moebius. começou a reunir uma série de vídeos com aulas e palestras sobre a relação entre corpo e palavra; e também traz as criações artísticas que surgem a partir das vivências e encontros do Lab Corpo Palavra. Estão disponíveis as palestras com artistas e pesquisadores da dança, das escritas, das artes cênicas e dos estudos do corpo como Hélia Borges, Katya Gualter, Sandra Benites, Maria Alice Poppe, Ondjaki, Ana Kfouri e Ciane Fernandes. A ideia é que o canal se torne fonte de consulta para pesquisadores e interessados no tema.

"O Celeiro Moebius se propõe a ser um espaço de encontros para tecer tramas éticas, estéticas e políticas que ressoam entre artistas, pesquisadores e educadores em convergência de pensamentos, proposições e ações com as práticas pedagógicas e artísticas do Lab Corpo Palavra. O Celeiro Moebius é um selo artístico para múltiplas linguagens que entrelaçam processos de criação na perspectiva cartográfica", complementa Aline.

Mostra Cartografias Sensíveis

Quando: de 17 a 20 de março, das 19h às 20h30

Exibição: Youtube do Celeiro Moebius

O que você achou desse conteúdo?